Sábado, 27 de Junho de 2009

...

AFIFE DIGITAL 

 

SEMANÁRIO ON-LINE DE AFIFE

EDIÇÃO ACTUALIZADA AOS SÁBADOS PELAS 21H30

EDITADO POR AFIFE NOTICIAS

ENVIE-NOS NOTICIAS PARA E-mail: 

 afifenoticias@sapo.pt

 *   Dia, 11, há folclore, no podesportivo de Cabanas, é o  festival, do Grupo Folclorico de Afife.     

*  Dia 14, inicia-se o  segundo Torneio de Futsal da ADA, no pavilhão, David Freitas, em Afife.   

*  Junta, abriu o posto de informação, na praia do Caracol, em Afife.     

*  Restaurante da praia de Afife, continua encerrado.    

*  Comissão de festas, cumpriu a sua missão e as festas foram do agrado geral.  

  *   Afife, içou duas bandeiras azuis e proximante, vai ter tres. logo que hajam estruturas de apoio na praia da Ínsua.   

 *    Acidentes, parecem ter acabado na rotunda da Cabriteira, pois há mais de um mês que não se verificam qualquer ocorrencia, de acidentes ou despistes .     

  Vão ser construidas, junto ao antigo cruzamento da praia, duas gares de paragens de autocarros.  

 

 

***********************************************

CLIK  _--------------para saber as ultimas

 

  NOVAS NOTICIAS  EM  --NOTICIAS EM TEMPO REAL 

 

   HÁ  HÁ NOVAS  NOTICIAS do ALTO MINHO EM  -- NOTICIAS DA REGIÃO       

 

                 **************************************************

 

    *************************************************************************

 

 

 

 

HOJE, FORAM IÇADAS AS BANDEIRAS AZUIS EM AFIFE...                                 

 

O Concelho de Viana do Castelo, viu esta manhã, serem içadas as oito Bandeiras Azuis, atribuídas a outras tantas praias, sendo elas, cinco a norte e três a sul da cidade. A cerimonia do içar das bandeiras, iniciou-se na praia norte, que pertence a Areosa e por tal, foi precisamente o seu presidente, António Longarito, que recebeu a bandeira do presidente da Câmara, Defensor Moura e assim foi içada a primeira das bandeiras, que contemplam as oito praias galardoadas do Concelho.

        .

 António Logarito, aproveitou a ocasião, para dizer que era necessário colocar os marcos de limite de Areosa com Viana, já que embora muitos não se dêem conta, mas a praia norte, pertence á área geográfica da Freguesia de Areosa. Uma velha questão que em tempos despoletou contestação, quanto aos limites entre estas duas localidades. Presentes estiveram, diversas entidades representativas da autarquia Vianense, como o presidente, o vereador do Ambiente, entre outros, assim como presidentes de Juntas, de Areosa, Carreço e Afife, assim como o comandante da Capitania de Viana.

       .

 Depois de Viana, seguiu-se para norte, para a colocação de mais duas bandeiras em Carreço. A primeira na praia central e a segunda na praia de Paçô. Estas praias, tem mantido a bandeira, já que as condições são excelentes em termos da qualidade das águas e areias, assim como todo o trabalho que por ali tem sido executado, com vista á sua melhoria.

.      

 Aqui, Viana da Rocha, o presidente da Junta de Carreço, não deixou de lembrar ao vereador do ambiente, que há a necessidade de ligar Afife a Carreço, pelo interior da Freguesia, até porque esta é uma antiga aspiração de ambas as populações. As últimas duas bandeiras estavam reservadas para as praias da Arda e Caracol em Afife.

      .

 Assim na praia da Arda, o presidente da Junta de Freguesia, Arlindo sobral, recebeu a bandeira azul, referente a 2009 das mãos de vereador do Ambiente, que seguidamente içaram, perante pouca gente a assistir, já que o tempo encoberto e o vento que se fazia sentir, desencorajava desde logo, uma ida á praia, muito embora os amantes dos desportos mais radicais, estivessem em grande numero.

.     

A ultima das bandeiras atribuídas a norte de Viana, viria a ser içada, já perto do meio dia na praia do Caracol, praia esta que desde a primeira hora ostenta a bandeira azul, pois desde sempre que obteve sempre nos valores das analises, resultados muito positivos.

    .

 Esta praia, já lhe foram atribuídas varias distinções pela sua qualidade, assim como a de Praia Qualidade Ouro, por ter tido sempre, resultados bons, ao longo de cada cinco anos a que se referem  estas distinções. Foi igualmente e por diversas vezes, distinguida como Praia Limpa, entre outras. As praias  de Afife, tem tido sempre uma limpeza continua do seu areal, por meios mecânicos e este ano teve uma melhoria da sua rede de passadiços, inclusive, foram colocadas rampas a partir do parque de estacionamento da praia do Caracol, á rede de passadiços, o que favorece o acesso a estes a pessoas de menor mobilidade física. Aqui, o içar da bandeira, foi um pouco mais demorado, já que o fio que prende  a bandeira se encontrava um pouco alto e depois, ainda por cima se "enrodilhou", como diz o povo e foi preciso, desfazer toda aquela embaralhação, mas com um pouco de paciência, lá se resolveu a questão

.         .

 Esta diferente da que aconteceu o ano passado na praia da Arda, já que na altura que tudo se preparava para içar a bandeira, sai o responsável pelos serviços sanitários dessa praia, a dizer que as casas de banho não funcionavam, já que estavam entupidas. Assim, foi o meter da bandeira ao saco e só viria a ser içada dois dias depois, já com tudo a funcionar em pleno. Agora, lá foi colocada a bandeira, com palmas e tudo.

     

   .

 -----------A ENTREVISTA-----------

 O Afife Digital, ouviu o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Viana, José Maria Costa, sobre as bandeiras azuis atribuídas ao Concelho e também sobre  as áreas costeiras, conversa que passamos a seguir:

.

AD-Senhor vereador, qual é o balanço que faz a mais um ano com oito bandeiras azuis no concelho:

JMC-Eu penso que é um balanço muito positivo, como sabe, nós desde há muitos anos candidatamos, varias praias á bandeira azul, este ano tivemos a oportunidade de ter oito praias contempladas, ou seja todas as candidaturas aprovadas, com a excepção da praia da Ínsua, que por motivos de Tribunal e de questões de legitimidade de terrenos, que ainda não estão resolvidas, não foi possível, mas tivemos as praias todas que tem apoios de praia e estacionamentos organizados  e áreas perfeitamente enquadradas no espírito da bandeira azul,   o que significa que o trabalho que tem vindo a ser feito ao longo dos últimos anos na valorização da orla costeira, tem sido um trabalho muito proveitoso. Naturalmente que este ano ainda é um ano intermédio, visto que temos em curso um programa bastante ambicioso, para a orla costeira desde Caminha e até Esposende, o Polis do Litoral, em que com um conjunto de intervenções  vamos melhorar ainda mais as praias do concelho e em Afife, temos a requalificação da praia principal, com uma intervenção bastante avultada e que vai reorganizar todo aquele espaço, também vamos ampliar a área de estacionamento dessa mesma praia, vamos criar novos equipamentos de apoio, temos também na praia Norte a reorganização do estacionamento, assim como outras intervenções na praia da Pedra Alta, em Castelo de Neiva e também na praia de Amorosa Nova, que são áreas que fazem parte de obras de requalificação. Nos próximos dois anos, vamos continuar a ter investimentos fortes na orla costeira, na preservação e conservação das dunas, na melhoria da sinalização e na criação de um aspecto novo, que é da mobilidade sustentável. No âmbito do Programa Polis, vamos ter uma ciclo-via, que vai desde Caminha a Esposende, vamos promover, para que no verão os utentes das bicicletas as utilizem de uma forma de fazerem exercício, assim como também de reduzir-mos o numero de carros, que é também um objectivo deste projecto.

AD:- Quanto á praia da Ínsua, que já teve estruturas de apoio e bandeira azul, há possibilidades de num futuro próximo, voltar a ostentar este galardão europeu:

JMC: - A praia da Ínsua, já é bandeira azul, nós fazemos todos os anos os requisitos das analises das aguas, ela tem sempre boa qualidade, a única coisa que se coloca, é com a legitimidade  do terreno que é necessário para instalar-mos  as estruturas de apoio. No âmbito do Programa Polis,  essa  intervenção está prevista, se tivermos alguma dificuldade, vamos  expropriar a área de terreno necessária para a consolidação dos apoios e para  podermos activar a praia, porque é uma praia que em  Afife tem alguma tradição e tem um conjunto de utilizadores fieis a esta praia até porque tem boas condições e nós gostaríamos de a retomar.

AD:- Este ano registou-se uma intervenção na melhoria dos passadiços, situação que estava um pouco abandonada, se tivermos em linha de conta, que havia o passadiço dos salmões entre outros, que estava intransitável há mais de um ano e todo degradado, agora houve mais preocupação por parte da Câmara, para melhorar estes acessos.

JMC:- Nós fazemos todos os anos na preparação da época balnear, uma revisão a tudo aquilo que são as infra-estruturas que estão criadas, como os passadiços, sinalização, estacionamento, este ano fizemos uma manutenção bastante significativa, com a revisão de vários passadiços, fizemos intervenções de desmatações, nomeadamente na praia da Arda e na praia de Afife, para norte de modo a criar as melhores condições de utilização aos seus veraneantes e naturalmente, apostando sempre na qualidade das praias, pois tem sido sempre essa a nossa aposta.

AD: -Em relação aos dois últimos anos e em estudo divulgado pelo Afife Digita, tem dado valores, em que apontam as praias de Afife, como aquelas que mais veraneantes concentram, em relação a todas as outras do distrito.

JMC:- Eu penso que isso é o resultado de uma aposta que tem sido feita, tanto pela Câmara, como pela própria Junta de Freguesia, ao longo dos últimos anos, no sentido de melhorar as condições, as praias de Afife também ganharam alguma visibilidade em termos nacionais e internacionais, na pratica dos desportos náuticos, tal como a praia do Cabedelo. É natural que as pessoas indo á praia gostando, transmitam  a outros amigos e naturalmente que de ano para ano, haja  digamos um incremento de utentes. Por isso é que no Polis do Litoral, temos intervenções de reorganização do proprio espaço na requalificação, a praia do Caracol, já tem muitos anos, estava a precisar de uma reforma e reorganizada. Vamos ter áreas de estacionamento informal, vamos introduzir novos mecanismos de utilização da ciclo-via que nos parece ser uma proposta interessante.

27 de JUNHO de 2009

Afife Noticias Informação

 

publicado por afifenoticias às 20:54
link do post | favorito

.posts recentes

. ...

. JUNTA DE FREGUESIA, COLOC...

. TIA LINA DAS CATORRAS, CO...

. VÃO DESAPARECENDO OS PAUS...

. MAMOA DE EREIRA, FOI ALVO...

. DESPORTO AFIFENSE.

. ONDE ESTÁ O MOINHO DO FIA...

. Época de Natal com muito ...

. Câmara Municipal implemen...

.pesquisar

 

.Novembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. ...

. JUNTA DE FREGUESIA, COLOC...

. TIA LINA DAS CATORRAS, CO...

. VÃO DESAPARECENDO OS PAUS...

. MAMOA DE EREIRA, FOI ALVO...

. DESPORTO AFIFENSE.

. ONDE ESTÁ O MOINHO DO FIA...

. Época de Natal com muito ...

. Câmara Municipal implemen...

.arquivos

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

.CONTADOR de Março de 2009 a 17-04-11,teve 205000 visitas, foi iniciada Nova contagem a partir daí


Contador gratis

.visitas


contador de visitas para blog

.on line

utilizadores online

.imagens de AFIFE

Montagem criada Bloggif

.subscrever feeds