Sábado, 27 de Abril de 2013

viana

 

Minho-Lima supera média nacional no índice de desenvolvimento regional divulgado pelo INE.Câmara Municipal de Viana do Castelo homenageou Marques Júnior

A NUT III Minho Lima é um das cinco de um universo de trinta que supera a média nacional no Índice Sintético de Desenvolvimento Regional do Instituto Nacional de Estatística (INE). De acordo com aquele estudo estatístico, o desempenho alcançado pelo Minho Lima (distrito de Viana do Castelo) destaca-se, nomeadamente, nos índices de competitividade, coesão e qualidade ambiental.

Os resultados, relativos a 2010, revelam que das trinta NUTs III, cinco superam a média nacional: Grande Lisboa, Cávado, Baixo Vouga, Minho-Lima e Grande Porto. Este resultado deve-se ao comportamento de componentes diversas e integra o estudo estatístico do INE, divulgado anualmente.

Este estudo determinou a seleção dos indicadores de base que sustentaram a aproximação quantitativa da competitividade, coesão e qualidade ambiental, tendo em consideração as 30 sub-regiões portuguesas. Com base numa matriz de 65 indicadores estatísticos para as 30 sub-regiões NUTS III portuguesas, obteve-se um quadro de indicadores que são apresentados por referência ao contexto nacional (Portugal = 100), sendo o valor nacional estimado pela média dos índices das respetivas NUTS III ponderados pela população residente e não obtido diretamente a partir do modelo de análise que é aplicado exclusivamente às NUTS III.

 

Câmara Municipal e Surf Clube de Viana recebem prémios de mérito desportivo.Câmara Municipal e Surf Clube de Viana recebem prémios de mérito desportivo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Surf Clube de Viana receberam ontem prémios de mérito desportivo, atribuídos pela Federação Portuguesa de Surf numa gala em Lisboa. Os galardões foram entregues pelo apoio que tem sido dado à prática do surf e pelas parcerias existentes.

A gala da Federação serviu para a atribuição de galardões e diplomas de mérito desportivo a instituições e empresas, autarquias, atletas e associações pelo trabalho desenvolvido em prol da promoção e da prática desportiva do surf.

O presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Guilherme, distinguiu assim os municípios de Viana do Castelo, Aveiro, Sintra, Nazaré e Peniche pelo apoio e contributo que têm dado à prática de surf, bem como ao trabalho desenvolvido em parcerias para criar a rede de centros de alto rendimento de surf.

Para o autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa, o prémio representa o reconhecimento do esforço e do trabalho em equipa efetuado ao longo dos anos na cooperação entre a autarquia, o clube de surf e a própria federação.

Na sua intervenção, o edil evidenciou ainda que Viana do Castelo está fortemente empenhada na promoção dos desportos náuticos no concelho, pelo que a atribuição deste prémio é um incentivo para que seja possível continuar a promover e dignificar o desporto náutico e, em especial, criar oportunidades para que os jovens vianenses tenham acesso a estas modalidades e, em especial, ao surf.

 

Presidente da Câmara intervém junto dos CTT para evitar encerramento da estação de Darque.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, vai intervir junto da administração dos CTT para que seja mantida em funcionamento a estação de correios da freguesia de Darque. O autarca alega que aquele serviço presta atendimento a um grande número de utentes e serve igualmente um grande número de empresas situadas naquela área.

A iniciativa do autarca surge na sequência de um alerta da junta de freguesia de Darque, que pretende salvaguardar o serviço e evitar “mais um grave atentado às populações da margem esquerda do Rio Lima”.

José Maria Costa alerta, em ofício enviado à administração dos CTT, que a estação de correios de Darque presta um eficaz serviço à população no figurino que apresenta atualmente e defende a sua manutenção pelo elevado número de utentes que abrange mas também pela forte atividade económica que ali existe, nomeadamente a zona empresarial de Darque.

Para José Maria Costa, o encerramento do atual serviço prejudicaria não só os cidadãos, mas também toda a atividade local, como empresas, hotelaria, restauração, etc..

 

Viana do Castelo valoriza mais de cinco mil toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano.Viana do Castelo valoriza mais de cinco mil toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano

 O Estação Viana Shopping tem patente, até ao próximo dia 02 de Maio, a exposição produzida pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo e com a Resulima, intitulada de “Resíduo, para onde vais?”. A mostra visa sensibilizar ambientalmente a população, numa política que permite, atualmente, a valorização de cinco mil toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano.

Na mostra, o visitante é confrontado com a presença de diferentes tipologias de resíduos de forma a compreender a grande diversidade de “lixo” que é produzido pelas sociedades atuais, assim como os benefícios evidentes do seu encaminhamento adequado, minimizando assim impactes negativos no ambiente. Revela-se aqui também que a maior parte dos resíduos que produzimos de forma mais ou menos imediata no nosso dia-a-dia têm a possibilidade de ser valorizados por via da reciclagem, compostagem ou outros processos de recuperação.

Para além dos resíduos que devem ser colocados no ecoponto – papel/cartão e embalagens de plástico, de metal e de vidro - o visitante pode encontrar resposta relativamente ao destino a dar a resíduos como medicamentos, óleos alimentares usados, equipamentos elétricos e eletrónicos, pneus, entre outros.

Esta exposição é mais uma iniciativa da política ambiental destas entidades na gestão de resíduos sólidos urbanos, cuja gestão tem merecido um esforço e empenho significativos pela Câmara Municipal, em coordenação com os SMSBVC - entidade responsável pela recolha e transporte de RSU’s indiferenciados produzidos nas quarenta freguesias do concelho - e com a Resulima - entidade responsável pela recolha seletiva e tratamento dos RSU’s.

Neste momento, todos os equipamentos e infraestruturas instalados no concelho de Viana do Castelo, a par dos esforços desenvolvidos pelas equipas técnicas e operacionais afetas a esta gestão e a ações de sensibilização ambiental dinamizadas a diferentes públicos, têm permitido obter dados positivos. Desde o ano de 2007, a separação de RUS’s no concelho aumentou 21por cento enquanto a quantidade de resíduos indiferenciados enviados para aterro sanitário diminui 13 por cento.

De destacar que o concelho de Viana do Castelo dispõe, atualmente, de mais de 400 ecopontos, 160 equipamentos de deposição de óleos alimentares usados (em escolas, ecopontos e na restauração) e mais de 60 pontos de recolha de resíduos orgânicos (escolas e hotelaria/restauração) que permitem a valorização anual de mais de 5 000 toneladas de resíduos sólidos urbanos, evitando assim que sejam enviados para aterro sanitário.

 

Câmara Municipal de Viana do Castelo homenageou Marques Júnior.

AA Câmara Municipal de Viana do Castelo homenageou ontem o Capitão de Abril, Marques Júnior. Na presença da família e de diversas entidades culturais, sociais e desportivas e ainda do Coronel Carlos Barata, foi descerrada a placa junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo, cuja praça passa agora a ter o nome daquele capitão de abril com fortes ligações à cidade.

Numa sessão sentida e emotiva e na presença da filha e da mulher de Marques Júnior, falecido abruptamente em Dezembro passado, foi lembrado o capitão de abril, que tinha grande sentido de justiça e grande amor a Viana do Castelo. Depois da atuação da banda de gaiteiros da Fundação Maestro José Pedro e da declamação de poemas alusivos ao 25 de abril e à liberdade, foi descerrada a placa pelo autarca, José Maria Costa, e pela família de Marques Júnior.

Durante as intervenções, foi destacada qualidade e o percurso de Marques Júnior pelo amigo e representante da Associação 25 de Abril, Carlos Barata, mas também o agradecimento por parte da família ao gesto de carinho e reconhecimento da cidade ao antigo deputado. A filha, Filipa Marques júnior, lembrou a grande amizade e afeto do pai pela cidade, que o acolheu durante alguns anos no seu percurso de vida.

Já o Presidente da Câmara agradeceu a presença da família e amigos numa cerimónia que reflete um gesto de gratidão para com uma pessoa que lutou pela liberdade e foi um dos intérpretes mais relevantes do espírito do 25 de Abril. Cidadão de honra do Município desde 1999, Marques Júnior foi ainda relembrado por José Maria Costa como homem de um percurso cívico exemplar e defensor dos valores da liberdade, da democracia e da justiça social, pelo que a atribuição do nome foi aprovada por unanimidade no executivo municipal, que é representativo do carinho e respeito da comunidade vianense.

A propósito das Comemorações do 25 de Abril, o autarca referiu ainda que uma das grandes conquistas foi o poder local democrático, tendo as autarquias, ao longo de 39 anos, efetuado um notável trabalho ao serviço da população, da melhoria da qualidade de vida e de proporcionar à população o acesso à educação, à cultura e ao desporto. Por isso, lamentou que hoje as políticas em desenvolvimento a nível nacional estejam a pôr em causa as virtudes do municipalismo e a desqualificar a intervenção das autarquias nos diversos domínios de ação.

 

Festa da Torta de Viana, animação, entradas gratuitas nos museus e portagens em Viana do Castelo.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo promovem, a partir do dia 25 (quinta-feira) e até ao dia 28 de Abril, um conjunto de iniciativas de animação, com destaque para a Festa da Torta de Viana que, entre outras, inclui um concurso, a degustação nas pastelarias e um original “abraço” com setenta metros ao chafariz da Praça da República feito naquela doçaria tradicional do concelho.

O programa, apresentado já em conferência de imprensa, começa na noite de dia 24 com um espetáculo na Praça da República no âmbito das Comemorações do 25 de Abril, que integram também uma homenagem ao Capitão de Abril, Marques Júnior, no dia 25 pelas 11h00, e ainda um espetáculo na Praça da Liberdade pelas 16h00.

Já a Festa da Torta de Viana decorre no sábado, 27 de Abril, com um concurso no Museu do Traje para escolher a melhor de 18 tortas apresentadas por pastelarias fabricantes por um júri avalizado, seguindo-se, pelas 16h00, na Praça da República, a iniciativa “A torta de Viana abraça o chafariz”, com a elaboração de uma torta de cerca de 70 metros em forma de coração que, depois pode ser degustada pela população, decorrendo paralelamente animação de rua durante todo o dia.
O objetivo é promover esta doçaria de Viana do Castelo e a marca de Viana.

No dia 25 e 26, decorrem também mostras de artesanato no Museu do Traje durante todo o dia e, durante todo o fim-de-semana, pode ser degustada a torta de Viana nas pastelarias.

Paralelamente, decorre no Teatro Municipal Sá de Miranda a peça “A menina do futuro torcido” e pode ser visionado, de 26 e 27 de abril às 21h30,  no Auditório Lima de Carvalho (IPVC, Largo de S. Domingos) o filme “O Cônsul de Bordéus”, rodado parcialmente em Viana do Castelo.

Neste fim-de-semana, as entradas nos museus são gratuitas e a autarquia está também a aplicar a política de pagamento de portagens na A28 para quem quiser pernoitar nas unidades hoteleiras de Viana do Castelo entre 24 e 28 de Abril.

publicado por afifenoticias às 18:00
link do post | favorito

.posts recentes

. ...

. ABRIU A EPOCA ESCOLAR

. REUNIU A ASSEMBLEIA DE F...

. PEDRO HOMEM DE MELLO

. PASSEIO DA ESTRADA PEDRO ...

. AFIFE NAS FESTAS DA BONAÇ...

. ...

. AFIFE NAS FESTAS DA BONAN...

. Pedro Homem de Mello

.pesquisar

 

.Setembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. ...

. ABRIU A EPOCA ESCOLAR

. REUNIU A ASSEMBLEIA DE F...

. PEDRO HOMEM DE MELLO

. PASSEIO DA ESTRADA PEDRO ...

. AFIFE NAS FESTAS DA BONAÇ...

. ...

. AFIFE NAS FESTAS DA BONAN...

. Pedro Homem de Mello

.arquivos

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

.CONTADOR de Março de 2009 a 17-04-11,teve 205000 visitas, foi iniciada Nova contagem a partir daí


Contador gratis

.visitas


contador de visitas para blog

.on line

utilizadores online

.imagens de AFIFE

Montagem criada Bloggif

.subscrever feeds