Sábado, 27 de Abril de 2013

caminha

 
 
Vila Praia em Flor
Câmara de Caminha homenageia eleitos locais.
Câmara de Caminha homenageia eleitos locais

Nas comemorações da revolução dos cravos, a Câmara Municipal de Caminha homenageou o poder local, mais concretamente todos os presidentes de junta, presidentes da assembleia e presidentes da câmara municipal do período pós 25 de abril.

Foi inaugurada uma galeria na sala onde se realizam as assembleias municipais, no edifício Paços do Concelho, com a fotografia de todos os presidentes de câmara e de assembleia municipal da Câmara de Caminha. Foram ainda eternizados os nomes de todos os presidentes da junta numa placa honorífica.

Para além disso, Júlia Paula Costa entregou uma medalha a todos os eleitos locais, durante a cerimónia de celebração do 25 de abril, para realçar todos os "que empreenderam o seu tempo e a sua força de trabalho para melhorar o concelho".

Desde segunda-feira que a Câmara Municipal está a celebrar a Semana do Poder Local. A primeira iniciativa foi uma mesa redonda com os quatro presidentes da Câmara de Caminha desde 1974 e a Semana termina amanhã, sábado, com um concerto de homenagem a Zeca Afonso e a Adriano Correia de Oliveira, no Pavilhão Municipal de Caminha, às 21h30.

 

Júlia Paula Costa, no âmbito das comemorações, usou da palavra e, uma vez que esta foi a última cerimónia presidida pela autarca enquanto Presidente de Câmara, aproveitou para agradecer a colaboração de todos.

Os agradecimentos foram endereçados aos presidentes de junta, ao órgão deliberativo da assembleia municipal na pessoa do seu Presidente, Francisco Sampaio, ao órgão executivo da câmara municipal, nas pessoas dos vereadores Jorge Miranda, Teresa Guerreiro e António Vasconcelos, e de uma forma particular aos vereadores Liliana Silva, Paulo Pereira, Mário Patrício e Flamiano Martins, "não só pela aprovação dos documentos de gestão essenciais mas também por todo o trabalho de parceria e dedicação na concretização dos diversos projetos." Júlia Paula Costa enalteceu igualmente o trabalho desempenhado pelos funcionários municipais.

A presidente da Câmara de Caminha destacou com relevo o poder local e exemplificou: "foi o poder local que muniu o concelho de Caminha de equipamentos e infraestruturas fundamentais para o seu desenvolvimento; que construiu equipamentos desportivos como pavilhões, polidesportivos, campos relvados, piscinas e ecovias; que criou equipamentos de ensino como centros escolares, jardins de infância, bibliotecas e ludotecas." "Foi o poder local que nos últimos anos requalificou o património do concelho, como o nosso centro histórico, e que valorizou os centros das vilas; criou melhores acessibilidades às freguesias, inclusive às do interior, como as estradas das Argas, de Azevedo-Riba de Âncora ou de Marinhas; e foi ainda o poder local que levou o saneamento e a água às freguesias do concelho, fazendo um aproveitamento exímio dos fundos comunitários", acrescentou.

Mas o desafio de agora é outro e Júlia Paula Costa referir que o poder local tem sabido adaptar-se, nomeadamente ao "lançar medidas para apoiar as empresas, para atrair investidores, para gerar emprego, para estreitar relações entre o tecido empresarial e a comunidade académica e para promover a internacionalização as nossas empresas." O desemprego é um flagelo que afeta o país inteiro e a presidente de Câmara lembrou que "o poder local tem acumulado funções de apoio à família, à educação e ao empreendedorismo" e está atento aos problemas da população.

As cerimónias de comemoração da revolução de 25 de abril contaram com a participação prodigiosa da Banda de Musica de Lanhelas e do Corpo Ativo dos Bombeiros Voluntários de Caminha.

Em Vila Praia de Âncora, também foi içada a Bandeira Nacional e assinalado o 25 de abril. As comemorações decorreram na Praça da República. Manuel Marques, presidente da junta de Vila Praia de Âncora, na sua intervenção deu ênfase ao papel do poder local que tem sabido estar ao lado das populações, quer fazendo obra e criando qualidade de vida, quer ouvindo, aconselhando, ajudando "como presidente de junta, como amigo e como psicólogo", e com disponibilidade total.

 

 Feira Medieval de Caminha decorre de 19 a 28 de julho

Feira Medieval de Caminha decorre de 19 a 28 de julho.

A Feira Medieval de Caminha decorre de 19 a 28 de julho com o tema "Mitos e Ritos - Lendas, Crendices e Superstições". As inscrições para os artesãos, mercadores e taberneiros já estão abertas.

"Este é uma das grandes apostas do Município porque é um evento que valoriza o património da vila de Caminha e estimula a economia local, trazendo milhares de pessoas ao concelho", revela Paulo Pereira. "A Feira Medieval de Caminha faz parte do 'Caminha Agita 2013', um programa de 40 eventos para 30 semanas que apresentamos com o intuito de dinamizar o setor do turismo", acrescenta o vereador com os pelouros da Cultura e do Turismo.

A Feira Medieval recria o mercado que se realizava precisamente no centro histórico de Caminha. Mais concretamente no ano de 1291, Caminha assistiu à criação da feira com o objetivo de fomentar a prosperidade económica, social e cultural do concelho. Pretendia-se complementar as fragilidades do mercado interno e incrementar as reuniões sociais, estimulando o convívio entre os produtores, mercadores e compradores.

Para além da habitual presença dos negociantes de produtos alimentares, vestuário e gado, as feiras contavam também com a participação de outros almocreves, regatões e negociantes de relíquias e remédios, mezinhas e poções procuradas para as mais variadas maleitas. O espaço da feira tornava-se um espaço de reunião e convívio, onde fervilhavam as manifestações coletivas.

A Feira Medieval de Caminha recria esta época e marca também um dos maiores momentos de convívio coletivo no concelho, juntando milhares de pessoas à volta deste evento.

Os participantes podem consultar as normas de participação e podem enviar o formulário de inscrição no site do Município. O período de inscrições termina a 24 de maio. Em caso de dúvidas, os interessados podem consultar os Serviços Culturais da Câmara através do endereço de email feiramedieval@cm-caminha.pt ou pelo número de telefone +351 258 710 300. 

 

Caminha promove concerto de homenagem a Zeca Afonso e a Adriano Correia de Oliveira.Caminha promove concerto de homenagem a Zeca Afonso e a Adriano Correia de Oliveira

No âmbito da Semana do Poder Local, a Câmara de Caminha promove o concerto "Amigos Maiores que o Pensamento", que vai decorrer no sábado, dia 27, às 21h30, no Pavilhão Municipal de Caminha. Os bilhetes custam 3 euros e a receita reverte a favor das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Caminha e de Vila Praia de Âncora.

O concerto trata-se de uma homenagem a Zeca Afonso e a Adriano Correia de Oliveira. O concerto já foi apresentado noutras salas de espetáculo tais como o Theatro Circo em Braga e a Casa da Música no Porto. Agora é a vez do Pavilhão Municipal de Caminha, onde o espetáculo vai contar com a participação especial do Orfeão de Vila Praia de Âncora. Além do Orfeão, participam o Grupo Canto Daqui, a Orquestra Sopros de Zeca, o Coro da Associação de Pais do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, Luís Pinheiro, solistas e outros músicos convidados. A declamação estará a cargo de Camilo Silva e a direção musical é de Filipe Cunha. O espetáculo conta com a organização da Câmara Municipal de Caminha com o apoio da empresa Audiostage - Som e Luz e da Antena 1.

Assim, pelo palco vão passar mais de 60 elementos integrando formações diferentes e criando um ambiente sonoro com novas abordagens de temas bem conhecidos do público. Nas últimas músicas todos os elementos estarão em palco, criando assim um momento único e apoteótico.

Os bilhetes estão à venda nos Postos de Turismo de Caminha e de Vila Praia de Âncora. 

 

 

Poder Local em debate em Caminha.Poder Local em debate em Caminha

Caminha começou hoje, dia 22, a celebrar a Semana do Poder Local. A primeira iniciativa foi uma mesa redonda com todos os presidentes de Câmara de Caminha no período pós-25 de abril. Os quatro autarcas falaram da sua experiência perante um público escolar e mencionaram a descentralização com uma necessidade para uma melhor eficácia do poder local ao serviço da população.

Horácio Benvindo da Silva, presidente da Comissão Administrativa de 1974 a 1976; José Joaquim Pita Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Caminha de 1976 a 1993; Valdemar Augusto Pais Patrício, presidente de 1993 a 2001; e Júlia Paula Pires Pereira da Costa, atual presidente, foram os oradores da mesa redonda, que decorreu esta manhã, no Edifício Paços do Concelho.

Horácio Benvindo da Silva começou por explicar o contexto em que foi obrigado a assumir os comandos do Município, mesmo não sendo essa a sua pretensão, revelando ainda como era difícil exercer esse cargo. "Fui ameaçado de morte diversas vezes", revelou. "Mas a verdade é que a democracia não se constrói à força nem com violência, mas sim à custa de muito trabalho", concluiu Horácio Benvindo da Silva.

José Pita Guerreiro salientou as condições difíceis de governação do concelho, devido à falta de meios e de pessoal qualificado, revelando que, na altura, os funcionários do Município eram, na maioria, analfabetos. "O 25 de abril não nos trouxe a democracia, trouxe-nos condições para a implementar", enfatizou. "A democracia não é um sistema perfeito, mas é o melhor que conhecemos até à data, contudo apresenta fragilidades e, por isso, não é um dado adquirido, é preciso lutar pela democracia todos os dias", acrescentou o antigo presidente de Câmara, que esteve à frente do Município durante 17 anos.

Valdemar Patrício quis salientar aos jovens presentes a dureza da vida durante o regime anterior ao 25 de abril e destacou os direitos que foram alcançados após a revolução dos cravos. Valdemar Patrício frisou ainda a divergência de perspetivas entre o poder central e o poder local e realçou que "a democracia não subsiste sem o poder local".

Júlia Paula Costa, presidente à frente dos destinos do Município desde 2001, reforçou a importância dos presidentes de Junta, por serem os primeiros rostos do poder local, e explicou que atualmente o concelho vive noutro paradigma, com melhores condições, com um quadro de pessoal qualificado, numa lógica de estratégia e planeamento. A autarca elucidou os alunos sobre o grande investimento do Município na construção e requalificação de infraestruturas, no turismo, com associação direta com a gastronomia, a cultura e o património, e no setor primário, com destaque para a pesca e a agricultura. "O objetivo é criar dinamismo, catalisar investimentos e produzir estímulos para a criação de emprego", revelou. Júlia Paula Costa alertou ainda para a necessidade dos jovens se envolverem e estarem informados. "Sejam embriões de um novo paradigma na política", apelou. "Tudo nasce no envolvimento, na participação, na consciência cívica", acrescentou. 

Os jovens oriundos dos dois Agrupamentos de Escolas do concelho questionaram os oradores convidados sobre assuntos relativos ao concelho e ao poder local. 

 

Vila Praia de Âncora está em Flor de 1 a 12 de maio.Vila Praia de Âncora está em Flor de 1 a 12 de maio

Decorre de 1 a 12 de maio a iniciativa Vila Praia em Flor. Os preparativos já estão a decorrer e a população já trabalha para garantir flores e muita cor. O certame pretende engalanar Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, e juntar população e visitantes em volta do tema do maio em flor.

Diz a cultura popular que se colocarmos um ramo de giesta antes do pôr-do-sol do dia 30 de abril para que seja exibido no 1º de maio, protegemo-nos do demónio e do mau-olhado. No norte de Portugal a tradição ainda é o que era, e crentes e não crentes continuam a colocar as giestas, também conhecidas por maias, à porta das casas, dos estabelecimentos e até nos carros.

O Município de Caminha inspirou-se nesta crença e promove de 1 a 12 de maio a iniciativa "Vila Praia em Flor". A realizar-se pelo segundo ano, o evento tem como objetivos a valorização e a revitalização da alegria do maio em flor. É também uma forma de dinamizar o comércio e a economia local e de atrair mais visitantes ao concelho. Os visitantes podem esperar muita cor e animação. Já a organização espera dos visitantes muita vontade de participar, já que a interação é rainha durante todo o evento.

Primeiro de tudo, o Município propõe à população que cumpra a tradição. Para facilitar, está disponível no dia 30 de abril, das 10h às 18h, na Avenida Dr. Ramos Pereira, um ateliê onde cada pessoa pode elaborar a sua maia.

Em paralelo com a iniciativa, vão estão patentes várias exposições: de maias, na Praça da República de 1 a 5 de maio; de bonsais, no Parque Dr. Ramos Pereira nos dias 11 e 12 de maio; e uma Montra da Criatividade, na Praça da República de 4 a 12 de maio. Para além disso, todo o espaço público vai estar decorado pelas associações desportivas, culturais e recreativas do Vale do Âncora, comunidade escolar e Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora. Os preparativos começam semanas antes.

Ainda sobre a arte do bonsai, decorre um Workshop no dia 11 de maio, pelo Bonsai Clube do Porto, às 16h no Parque Dr. Ramos Pereira. É a oportunidade de descobrir como cuidar do bonsai e mantê-lo são e bonito.

No que diz respeito à flor em concreto, vai estar disponível praticamente todos os dias do evento um Mercado com venda de flores, plantas e outros produtos associados, na Praça da República. Ao fim de semana, a Rua Cândido dos Reis vai ser o palco de uma mostra de artesanato.

Ao longo do período da Vila Praia em Flor, vão decorrer uma série de iniciativas de animação, com especial incidência para o período de fim de semana do evento. Na programação, estão previstos desfiles, workshops e atuações musicais, quer de música tradicional portuguesa, como de folclore e de fado. 

 

Caminha celebra a Semana do Poder Local. Caminha celebra a Semana do Poder Local

De 22 a 27 de abril, comemora-se a Semana do Poder Local em Caminha. Com um programa de atividades diárias, o Município de Caminha pretende debater e salientar a democracia e a cidadania, ao mesmo tempo que se comemoram os 39 anos do 25 de abril.

 

Nas atividades de comemoração do Poder Local vão juntar-se todos os presidentes de Câmara de Caminha, juntando Horácio Benvindo da Silva, José Joaquim Pita Guerreiro, Valdemar Augusto Pais Patrício e Júlia Paula Pires Pereira da Costa. O debate vai marcar o início da Semana do Poder Local e é dirigido à comunidade escolar.

 

Para um contexto mais histórico, o professor e investigador Paulo Torres Bento explora o tema "Elites locais e poder municipal em Caminha. Do liberalismo à República." A cargo do investigador António Matos Reis fica o debate sobre "As origens das autarquias - municípios e freguesias".

 

No dia 25 de abril, o hastear das bandeiras em Caminha e em Vila Praia de Âncora mantém-se, tal como é tradição, mas acresce-se uma cerimónia de homenagem ao Poder Local, ou seja, a todos os presidentes de Junta, Presidentes da Assembleia Municipal e Presidentes de Câmara do concelho de Caminha. "Ser democrático é, sobretudo, respeitar a todos por igual, é por isso justo enaltecer o trabalho de todos os que, ao exercício da democracia, trabalharam em prol do concelho", justifica Júlia Paula Costa, presidente da Câmara de Caminha desde 2001. Esta homenagem decorre no Edifício Paços do Concelho, em Caminha, às 11h30.

 

A Semana do Poder Local conta ainda com momentos culturais tais como uma sessão de cinema, onde será exibido o filme "A Noite da Revolução" de Ginette Lavigne, e onde vai marcar presença no auditório o Coronel Otelo Saraiva de Carvalho. No sábado à noite decorre um concerto de homenagem a Zeca Afonso e a Adriano Correia de Oliveira, no Pavilhão Desportivo de Caminha. Os bilhetes já estão à venda, custam 3 euros e a receita obtida reverte a favor das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Caminha e de Vila Praia de Âncora.

 

 

 

 

publicado por afifenoticias às 18:00
link do post | favorito

.posts recentes

. ...

. ABRIU A EPOCA ESCOLAR

. REUNIU A ASSEMBLEIA DE F...

. PEDRO HOMEM DE MELLO

. PASSEIO DA ESTRADA PEDRO ...

. AFIFE NAS FESTAS DA BONAÇ...

. ...

. AFIFE NAS FESTAS DA BONAN...

. Pedro Homem de Mello

.pesquisar

 

.Setembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. ...

. ABRIU A EPOCA ESCOLAR

. REUNIU A ASSEMBLEIA DE F...

. PEDRO HOMEM DE MELLO

. PASSEIO DA ESTRADA PEDRO ...

. AFIFE NAS FESTAS DA BONAÇ...

. ...

. AFIFE NAS FESTAS DA BONAN...

. Pedro Homem de Mello

.arquivos

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

.CONTADOR de Março de 2009 a 17-04-11,teve 205000 visitas, foi iniciada Nova contagem a partir daí


Contador gratis

.visitas


contador de visitas para blog

.on line

utilizadores online

.imagens de AFIFE

Montagem criada Bloggif

.subscrever feeds