AFIFE DIGITAL
SEMANÁRIO ON-LINE DE AFIFE
EDIÇÃO ACTUALIZADA AOS SÁBADOS PELAS 21H30
EDITADO POR AFIFE NOTICIAS
ENVIE-NOS NOTICIAS PARA E-mail:
* Viaduto da Cabriteira, está quase comcluido .
* Este domingo, Afife, vai a votos para o referendo, as secções de voto, funcionam na escola, até ás 19h00.
* Afifense empatou, com uma arbitragem, que influenciou o resultado final e fez com que Jorge Freita, deixasse de ser treinador, descontente com os arbitros, que tem prejudicado a equipa. Esta foi sem duvida a pior arbitragem de sempre, num jogo do Afifense, que foi roubado na sua propria casa.
* Estação de bombagem do saneamento da ponte, continua a deitar esgotos para o rio, sem que haja vontade de resolver este problema.
* Junta já arrancou com a construção de passeios, até á Senhora do Alivio.
* Maresia, faz-se sentir, já há oito dias.
* ADA, já tem carrinha nova de 16 lugares..
***********************************************
*********
JUNTA VAI COLOCAR MAIS UM MOLOK..
A Junta de Freguesia de Afife, dentro da sua politica de ambiente, vai fazer a colocação de mais um molok na parte central de Afife. Desta vez vai ser no acesso da Estrada Pedro Homem de Mello para a estação, ali mesmo á face desta via. Para tal vai a autarquia ter que retirar do local uma das árvores que ali se encontram, já que este é o único local que oferece condições para a colocação desta unidade de recolha de lixo doméstico.
O molok a colocar, vai ficar situado pelos lados onde se assinala a vermelho.
Aqui e porque se trata de um espaço central da Freguesia, a colocação deste tipo de recipiente de recolha, é o mais adequado, já que sendo utilizado devidamente, não provoca cheiros e não se vê o lixo, como acontece nos habituais contentores, que por sinal até existem um pouco mais abaixo do local onde vai ser colocado este molok. Como é um local onde os contentores existentes, normalmente não demonstram grandes quantidades de recolha, certamente que este molok será suficiente para toda a recolha dos lixos domesticos desta area.
Em tempos havia sido dado como local provável para a colocação deste tipo de equipamento um espaço logo a seguir á Capela da Senhora da Nazaré, mas este ficou logo fora de questão, já que por ali passam diversas linhas de telecomunicações e por tal era de todo impossível fazer qualquer escavação para a colocação deste molok. Assim a autarquia com esta colocação, elimina os contentores que estão colocados ali perto e que são menos higiénicos que estes moloks, até porque em tempo de época alta, estes contentores acumulavam algumas quantidades de lixo que por vezes quase superam á capacidade dos contentores colocados no local. Este será o terceiro molok em Afife, no entanto a autarquia pretende alargar esta rede e fazer a colocação de moloks em outros locais, como será o caso de S. Roque, junto ao pavilhão e outros.
Há no entanto um dos pontos críticos na deposição do lixo, que se situa na área norte especialmente na zona a nascente da Casa do Povo e onde as pessoas colocam o seu lixo no molok que se mostra quase diariamente insuficiente para a quantidade de lixo produzida. É normalmente visível os amontoados de lixo em redor deste molok, devido a este estar cheio em dias normais da semana, para não falar já em fins de semana, altura em que ao domingo não é efectuada a respectiva recolha. Aqui os amontoados já se tornaram normais e com uma imagem que nada dignifica nem o local nem o ambiente que se pretende preservar e conservar da melhor maneira. Aqui a situação torna-se ainda mais desagradável, já que este molok está situado mesmo em frente a uma casa de turismo de habitação e que recebe durante o ano inúmeros turistas de varias nacionalidades, que certamente irão com imagem negativa de Afife, já que ao saírem da porta, deparam com todo o tipo de lixo mesmo ali em frente. Há que ter ainda em atenção que muitas vezes aqueles que depositam ali o lixo também são culpados, pois muitas vezes ali se encontram lixos inadequados a este tipo de molok, já que por ali se encontraram pneus, fogões, frigoríficos, ferros velhos, materiais de jardinagem e até restos de materiais de obras. Há ainda empresas de jardinagem, que depois de efectuarem o seu trabalho, vão depositar neste molok, todo o tipo de ramagem e de ervas, que enchem logo o molok. Esta situação, não é legal e está sujeita a coima, já que estes locais são apenas para a recolha de resíduos domestico e não os industriais.
Contentores de Agrela, sempre muito utilizados para a colocação de lixo...
Neste momento em Afife os locais mais criticos, ou seja onde é depositado mais lixo e onde os contentores se mostram insuficientes, são o Molok da Casa do Povo, que todos os dias se encontra cheio e com amontoados e os contentores da Agrela, onde se verifica a mesma situação. Tudo isto acontece, já que estes são os locais onde há mais pessoas a depositarem o lixo, que vem desde os aglomerados populacionais da Revolta Tilias, Cutelo, Cruzeiro, Tomenga, Casinha, Fonte Nova e outros.
Afife possui ainda a recolha de lixos mais pesados, como é o caso de ferros velhos, electrodomesticos, moveis, madeiras e muitos outros, onde é feita a recolha atraves de um veiculo apropriado para o efeito, que se desloca á Freguesia. Para aqueles que tem este tipo de lixo mais pesado, devem contactar a Junta e Freguesia que dará todas as indicações, como até costuma ir fazer a recolha destes, junto das casas dos Afifenses.
24deJANEIROde2009
afifenoticiasinformação