AFIFE DIGIT@L
Jornal on-line de Afife editado aos sábados. contacto -- afifenoticias@sapo.pt
NECROLOGIA | ROTEIRO AFIFE | NOTICIAS REGIONAIS | CARTAZ CULTURAL |
RADIO AFIFENSE | JUNTA DE FREGUESIA |
-----------------------------
Domingo dia 28 e numa organização do Movimento Associativo de Afife, vai ocorrer uma caminhada passeio, intitulada, Pela Rota das Capelas, com a saída marcada para as 9 da manhã, do Largo do Casino, no final haverá um almoço convívio, a ter lugar no poli-desportivo de Cabanas, onde as pessoas podem fazer a inscrição na sede da Junta de Freguesia.
Ementa :
Grelhado misto
Sobremesa
Bebida:
Vinho verde branco e tinto
Vinho maduro tinto
Sumos/Água
----------------------------------------
VIANA, MANTÉM VIVA A TRADIÇÃO DA MARIA DO GAGO E QUEIMOU O JUDAS NA RIBEIRA.
A Maria do Gago, mulher da Ribeira e a grande defensora, que foi da tradição de queimar o Judas na Ribeira de Viana, é sempre recordada nesta altura, porque se mantém a tradição, tal como ela o fazia e para tal a união das freguesias da cidade, muito tem contribuído para a Queima do Judas vá tendo continuidade. O Judas é transportado desde o Largo da Estação, por volta das 11 da manhã, num cortejo que passa pela Praça da Republica e depois entra nas ruas de acesso à Ribeira. No entanto no seu percurso, vai apanhando aqueles que se encontram de visita à cidade e muitos Espanhóis, que logo a curiosidade leva-os a querer saber o que está a acontecer e depois de dada a explicação, estes até acompanham o cortejo até ao seu final. Alguns caminheiros para Santiago, de varias nacionalidades, também não quiseram perder a tradição e de mochila as costas, também integraram este cortejo e não arredaram pé, enquanto que o Judas não tivesse sido devorado pelas chamas. Chegado à Ribeira, o Judas é retirado do andor e enforcado na terceira árvore de acesso ao Castelo de Santiago da Barra. Seguidamente, é lido o testamento, pelos atores do companhia de teatro, À Margem, Armazém Teatral e depois, segue-se a queima do Judas, que com explosivos no seu interior, vai perdendo as peças. Este ano o Judas teve mais dificuldade em arder, mas lá foi devorado pelas chamas. O testamento deixou as suas criticas aos autarcas, locais e do concelho, ás gentes da Ribeira e até o velhinho Vianense, não escapou ao menos bom momento desportivo que atravessa e até o Caramuro, não escapou este ano.
---------------------------------------
por fim o Caramuro
sempre arranjou passaporte
foi apanhar ar no cu
pós lados da praia norte
----------------
O Vianense apostou
mais uma vez na subida
mas alguém não concordou
e pregou-lhe a partida.
----------
E o possível campeão
mais uma vez foi roubado
não digo, quem é o ladrão
para não ser processado
-------------------------------
Na chegada ao hospital
Para quem vem da Abelheira
está um piso tão anormal
que só mesmo de traineira
-----------------------------------
Deixo algum à autarquia
e aos seus correligionários
para ver se qualquer dia
em Viana há sanitários
-----------------------------------------
Maior Mesa de Pascoa em Vila Praia de Ancora.
Com o tempo bom, foram muitos os que passaram por Vila Praia de Ancora, para a edição 2019 da Maior Mesa de Pascoa, que ocorreu nas principais arterias do centro da Vila e na Praça da Republica. A Mesa este ano não foi de dimensão igual a anos anteriores, pois ficou-se pelo enfiamento das ruas entre o Hotel Meira, mas em contrapartida, foram variados os produtos que ali foram comercializado, com destaque para os enchidos, artesanato e doçaria entre outros. Esta é uma realização que anualmente atrai à vila um numero grande de visitantes a até o comercio fica a ganhar, especialmente a restauração.
.