TRIQUELITRAQUES A TOCAREM EM AFIFE
Embora pareça estranho, mas já se ouviu na noite o som dos triquelitraques de Afife a partir da passada quarta feira de cinzas. É o anunciar da Sarração da Velha, não em termos organizados, mas sim de alguns Afifenses que identificados com a tradição se muniram do seu triquelitraque e para não esquecer a tradição lá foram trazendo á rua este secular instrumento, tocando o Sarra, a Marcha e o Esgalha.
Bom seria se mais gente participasse com o seu triquelitraque para manter viva esta secular tradição que vai desde a quarta-feira de cinzas até meio da Quaresma, altura em que se sarra a velha. Assim e aqui deixamos o alerta, sempre que ouvirem um triquelitraque na rua a tocar, juntem-se para reviver esta tradição única no País e característica de Afife. A tradição tem sido mantida em parte pelo NAIAA, mas já não é o que era, pois são verificadas falhas como nos últimos anos não se tem feito ouvir o tocar os triquelitraques, senão no dia da sarração e a apresentação figurada, não condiz com a verdadeira tradição. Porem este ano e pelo menos as coisas iniciaram-se de maneira diferente, porque já foram ouvidos os triquelitraques pelo manejamento de alguns Afifenses mais identificados com a tradição e que esperam que outros se lhes juntem para manter a tradição.
No entanto continuam alguns Afifenses a tocar e a participar mais nos cortejos de Ancora e Viana, que na Sarração da Velha de Afife.
09-02-08