ANDAM A DIZIMAR OS OURIÇOS-DO –MAR EM AFIFE
São muitos os Afifenses que se sentem revoltados com as quantidades industriais de ouriços-do-mar que são retirados na zona maritima de Afife, especialmente na área entre as Mós e a Carrasqueira, por grupos de mulheres contratadas para o efeito e equipadas a rigor, com fatos térmicos e materiais especificos para os removerem das pedras.
A situação fez com que muitos pescadores e população em geral revoltada, alertassem a Policia Marítima para tal situação, já que suspeitavam tratar-se de uma ilegalidade, mas ficaram decepcionados ao serem informados que esta apanha até está legalizada e por tal nada havia a fazer.
Um pescador mais revoltado, dizia mesmo não compreender como com a nova Lei só se pode capturar pouco mais de um quilo de mexilhão para consumo proprio por pessoa e aqui cada pessoa captura sacos que cada um deve pesar para cima de vinte quilos. Estas apanhas de ouriços do mar organizadas, deixam marcas evidentes já que tudo é limpo a pente fino, ficando para traz apenas as pedras despidas e num só dia cerca de dez trabalhadoras conseguiram cerca de vinte sacos de ouriços, que depois são transportados em camião térmico, para posterior comercialização.
Estas apanhas organizadas tem sido verificadas em outros locais que não Afife e utilizados os mesmos metodos de captura. No entanto questionam muitos entendidos do mar, que consequencias terá esta dizimação de ouriços numa vasta area na vida marinha, porque os ouriços demoram demasiado tempo a tingir o volume que as pessoas se habituaram a ver.
16-02-08