CAMINHO NAS BAGANHEIRAS, A CAÍR PARA A LINHA
Uma derrocada de terras de um caminho provocada por escorrimento de aguas para a beirada da linha do caminho de ferro no Lugar das Baganheiras, tem deixado os moradores á beira de um ataque de nervos, porque há cinco anos a esta parte nada tem sido feito para resolver a situação e segundo uma moradora local, já chamou demasiadas vezes a atenção da Junta e da Refer, já que está a ver a situação a degradar-se dia para dia e até pode perigar a sua propriedade.
O caso que teima em não ser resolvido, já que tanto a Junta como a Refer, ainda não se entenderam afim de se saber quem tem que reparar esta situação.
A semana passada foi marcada no local uma reunião entre ambas as partes, mas uma atrasou-se e quando chegou, já os elementos da Junta se tinham abandonado o local de tanto esperar. Agora a Refer já marcou um novo encontro no local e promete vir a tempo e horas para em conjunto resolverem a situação.
Este caso da derrocada, fica a dever-se ao desvio de águas em certos locais, que contribuíram para um aumento do caudal das águas que provenientes do monte escoam através do caminho e neste local caem para a linha. O caso pode ainda se tornar mais complicado, caso hajam chuvas um pouco mais fortes que façam as aguas em maior caudal escoarem por este local, porque assim podem levar consigo as terras que suportam o caminho e que agora estão mais fragilizadas, podendo mesmo por em perigo a circulação ferroviária. Esta situação, verifica-se a três metros da entrada de uma residência e para evitar males maiores a Junta colocou no local sinalização vertical, para alertar quem por ali passa.
A solução para resolver de uma vez por todas este problema e aquela que é apontada por ambas as partes, passa pela construção de um muro de suporte em betão até à face do caminho. pretende-se que haja entendimento entre ambas as partes, para que seja a Refer a fazer a parte inferior e a autarquia a parte superior do respectivo muro de suporte.
23-Fevereiro-08