DESLIZAMENTO DE TERRAS, EM TALUDE DA LINHA.
Foi mais um deslizamento de terras que aconteceu num talude da via-férrea no Lugar das Baganheiras, que quase fazia tombar sobre a linha um eucalipto situado nesse local. Esta situação já não é nova, pois poucos metros para norte do local desta derrocada, já haviam acontecido idêntica situação, que levou na altura a uma intervenção por parte da REFER e Junta de Freguesia, na consolidação daquele espaço com betão e empedrado. As causas prováveis destas situações, tem a ver certamente com o tempo de chuva, em que as aguas correm por aquelas bandas em direcção à linha, embora tivesse sido construído um pouco mais a norte, um encaminhamento, por regos e manilhas, o que veio em parte a resolver a situação que por ali se verificava de águas perdidas.
Agora, esta situação, levanta de novo a questão de ser necessário ser estudada uma intervenção para esse local, dado tratar-se de uma área que pode originar novos desmoronamentos para a via-férrea. Esta área de talude junto à via férrea, mostra algumas situações de certa fragilidade, tanto pelo crescimento de arvores, como pelo desprendimento de terras. Por aquilo que conseguimos apurar, junto de moradores desse local, adiantam-nos que foram desviadas a montante das Baganheiras, as aguas, devido a construções, ou porque minguem quer acolher as aguas que corriam antigamente pelos regos foreiros ou espaços que haviam sido destinados ao escoamento. Dizem-nos que estes desvios, que nem sempre foram pacíficos, contribuem para que surjam problemas em dias de maior pluviosidade, principalmente na área das Baganheiras e junto à linha.
No entanto, também nos adiantam que as obras efectuadas pela Junta e Refer, no encaminhamento das aguas, veio a resolver em grande parte o problema, especialmente junto à via férrea, mas adiantam-nos que a situação, não está totalmente resolvida, já que há locais onde não se respeitou o encaminhamento antigo.
30 de Janeiro de 2010
Afife Noticias Informação