CASA DO POVO AMPLIOU INSTALAÇÕES.
A direcção da Casa do Povo de Afife concluiu um rol de obras que vieram a beneficiar os serviços do jardim-de-infância, assim como procedeu á instalação de estruturas exigidas no que respeita a eliminar barreiras arquitectónicas.
O edifício inaugurado em 1969, onde está instalado o posto medico e de enfermagem, possui ainda em pleno funcionamento o jardim de infância e creche, que dá trabalho a 12 funcionarias, sendo frequentado por 75 crianças de uma área geográfica entre Carreço e o Vale do Ancora. Para dar melhores condições aos utentes e criar condições aos trabalhadores, a direcção avançou com o projecto de ampliação do edifício, que sem retirar a estética da casa ampliou o edifício para uma parte inferior do lado poente, onde ficou instalada com um amplo espaço, a cozinha e o refeitório.
Na parte superior, situa-se agora um terraço para actividades diversas das crianças. Foi ainda aumentado o número de salas, para as diversas idades, nos espaços onde funcionavam antigamente a cozinha e refeitório.
Foi ainda colocada uma rampa na entrada principal do edifício e no acesso ao posto médico, afim de ter o acesso mais facilitado aos deficientes e ás cadeiras de rodas. Estas obras foram na totalidade suportadas pela direcção da Casa do Povo, pois não tiveram qualquer comparticipação oficial. As obras estão neste momento totalmente concluídas e em funcionamento, o que permite melhores condições aos utentes de todos os serviços prestados pela Casa do Povo. Há ainda um projecto em posse da direcção para a beneficiação do largo fronteiro ao edifício em que poderá ser aproveitado pela Junta de Freguesia, quando aí realizar obras, até porque estão programados alguns melhoramentos no local, assim como a colocação de Moloks.
A Casa do Povo de Afife, é uma obra da autoria do Arquitecto Afifense Silvestre Lomba "já falecido" e foi o unico edificio na altura a ser construido com aquela traça de ruralidade já que o autor do projecto se esforçou junto dos varios organismos do Estado para que tal sucedesse, pois já na altura estes edificios tinham um projecto tipo pavilhão multi-usos. A obra esteve a cargo do empreiteiro Afifense "Armando Alves" e as letras indicadoras do edifio, foram feitas pelo escultor Franklim Ramos.
O edificio viria a ser inaugurado a 19 de Maio de 1968 e entre outras individualidades locais e regionais, esteve presente o Ministro das corporações, Gonçalves de Proença.
Aqui estiveram presentes e equipados com as cores da Casa do Povo, os atletas do voleibol e da ginastica, praticados no seio da Casa do Povo, não faltando a musica gravada e tocada no altifalante e os foguetes à chegada do ministro.
8 de MARÇO de 2008