Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AFIFE DIGIT@L jornal on-line de Afife

NOTICIAS LOCAIS E REGIONAIS ACTUALIZADAS SEMANALMENTE AOS SÁBADOS ÀS 21h30 ........ e-mail: afifenoticias@sapo.pt

Feirão de Tradições - Os Sabores do Campo regressam dia 20 ao concelho

Cultura | 2010-03-11

O Feirão de Tradições - "Os Sabores do Campo" - está de regresso às duas praças do concelho, Caminha e Vila Praia de Âncora, para mais uma edição.

A partir de 20 de Março e até 11 de Dezembro, de quinze em quinze dias, as praças do concelho transformam-se em autênticas "Feiras", onde será possível adquirir os mais variados produtos agrícolas genuínos do concelho de Caminha.

Assim, o primeiro Feirão de Tradições, desta 4ª edição, terá lugar no dia 20, na Praça Conselheiro Silva Torres, vulgo Terreiro, em Caminha, a partir das 9h00.

Revitalizar a agricultura local e de subsistência, dando a conhecer às pessoas os produtos de qualidade existente continua a ser a aposta do Município com a realização deste certame, que junta a agricultura, a gastronomia e a cultura. As edições anteriores terminaram sempre com um balanço muito positivo. Por um lado, o número de agricultores tem aumentado de edição para edição. Por outro, a procura dos produtos que estes feirões apresentam é também maior, o que significa uma fidelização crescente do público consumidor.

Esta edição, tal como as anteriores, vai integrar também um cartaz de animação cultural. O Município convida, quinzenalmente, um grupo de cantares tradicionais ou um rancho folclórico do concelho que, alegremente, dá "vida" ao Feirão de Tradições, com os seus trajes, danças e cantares.

O Município convida a população a visitar os feirões, para conhecer os produtos genuínos e de qualidade existentes no concelho.

 

Câmara dedica mês de Março ao Teatro

Cultura | 2010-02-23

O dia 27 de Março é consagrado ao Teatro. A Câmara vai assinalar, pelo segundo ano consecutivo, esta efeméride durante todo o mês de Março, com a iniciativa "Março é Teatro", que visa destacar a relação que o concelho mantém com a arte de representar.

O "Março é Teatro" arranca a 6 de Março, com o Grupo de Teatro de Lanhelas, que vai apresentar, a peça "Frei João sem cuidados ou Moleiro que casa com princesa"; no dia 13, é a vez da Academia de Música Fernandes Fão apresentar o teatro de sombras musicadas "Cyrano de Bergerac"; no dia 20, entra em cena a peça "Da minha vista ponto", pelo Teatro do Montemuro, encenada por Graeme Pulleyn; no dia 26, o actor, encenador e produtor Joaquim Nicolau apresenta a tertúlia "Necessidade do teatro - reflexão e discussão" e, para o dia 27, dia de encerramento das comemorações do mês do Teatro, está agendada a peça "Óscar e a Senhora Cor-de-rosa", com a actriz Lídia Franco.

Esta iniciativa pretende dinamizar os vários espaços culturais existentes no concelho, bem como promover peças teatrais diversificadas, para todas as idades, desde o publico infantil até ao mais idoso, com artistas conhecidos do grande público e, acima de tudo, divulgar o trabalho e o talento dos artistas do concelho de Caminha, como são os casos dos artistas que integram o elenco do grupo de Teatro Amador de Lanhelas e os da Academia de Música Fernandes Fão.

 

Programa:

Dia: 6 de Março

Frei João Sem Cuidados Ou Moleiro Que Casa Com A Princesa

Grupo de Teatro de Lanhelas

Horário: 21h30/

Local: Sociedade de Instrução e Recreio Ancorense - Âncora

 

 

Dia: 13 de Março

Cyrano de Bergerac

Academia de Música Fernandes Fão de Vila Praia de Âncora, com a colaboração do actor Pedro Lamares

Horário: 10h30

Local: Biblioteca Municpal de Caminha

Horário: 15h30

Ludoteca de Vila Praia de Âncora

Horário: 21h30

Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Caminha

 

Dia 20 de Março

Da Minha Vista Ponto

Teatro de Montemuro

Horário: 21h30

Local: Centro Cultural de Moledo

 

Dia 26 de Março

Tertúlia "Necessidade do Teatro"

- Com o actor Joaquim Nicolau

Horário: 14h30

Local: Auditório da EB2,3/s de Caminha

Horário: 21h30

Local: Auditório da Biblioteca Municipal de Caminha

 

Dia 27 de Março

Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa

Com a actriz Lídia Franco

Horário: 21h30

Local: Casa do Povo de Lanhelas

 

 

 
 

Alegria no Trajar Minhoto" em exposição na Loja de Turismo de Caminha

Cultura | 2010-03-03

A Loja de Turismo de Caminha vai acolher a exposição "Alegria no Trajar Minhoto", alusiva aos trajes regionais do concelho, a partir do próximo sábado, dia 6.

A mostra é constituída por mais de uma dezena de trajes regionais, com destaque para os trajes típicos da Serra d'Arga, de Maria de Lurdes Carvalhas, e dos respectivos acessórios. Além dos trajes e acessórios, desta exposição farão parte as bonecas regionais vestidas com os diferentes trajes à minhota (Noiva, lavradeira "Vianesa", sargaceira, entre outros) e alguns acessórios (bolsas e algibeiras), que poderão ser adquiridos, do Centro de Emprego Protegido de Viana do Castelo/Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental - APPACDM. 

Esta mostra visa divulgar e valorizar a arte de bordar o traje regional ou traje de folclore, enquanto património etnográfico, artístico, cultural do concelho. É de salientar que os trajes regionais que ainda são produzidos no concelho, nomeadamente em Dem, são o testemunho vivo dos usos e costumes do povo de Caminha.

Com a promoção desta exposição, a Câmara Municipal de Caminha pretende potenciar os recursos turísticos existentes, de forma a possibilitar uma oferta cada vez mais alargada ao turista que visita o concelho. Para além de ser uma estratégia de dinamização e divulgação da própria Loja de Turismo.

 A exposição "Alegria no Trajar Minhoto" pode ser visitada até ao dia 22 de Março, de segunda-feira a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h30.

Câmara comemora Dia Mundial da Floresta com comunidade escolar

Ambiente | 2010-03-12

 

"Vamos Limpar Caminha" e actividades lúdico-pedagógicas nas escolas são as iniciativas que a Câmara está a promover para assinalar o Dia Mundial da Floresta.

As actividades lúdico-pedagógicas, dirigidas à comunidade escolar, começaram no passado dia 10, na Escola Básica de Lanhelas e prolongam-se até ao dia 22. Estas acções consistem no visionamento do vídeo "Floresta, Fogo e Vida", que aborda a importância da floresta enquanto elemento de equilíbrio essencial para a melhoria da qualidade de vida das populações, e na realização de actividades plásticas relacionadas com a temática. Além de Lanhelas, também os alunos das escolas básicas e jardins-de-infância de Dem, Seixas, Moledo, Vilar de Mouros, Vilarelho, Venade e Caminha vão participar nas actividades do Dia Mundial da Floresta.

Abordar a problemática e o impacto dos incêndios florestais junto dos mais pequenos, alertando-os para a necessidade de valorizar e preservar os espaços florestais é o objectivo do Município ao assinalar esta data.

À semelhança de anos anteriores, a Câmara vai também comemorar a data com actividades dirigidas à população. Este ano o Município optou por juntar-se ao movimento nacional "Mãos à obra. Vamos Limpar Portugal", com a iniciativa "Vamos Limpar Caminha", a realizar no dia 20 de Março, na Mata Nacional do Camarido e outros locais do concelho, e para a qual lança o repto à comunidade para participar. Refere-se ainda que a preservação da floresta é uma responsabilidade que a todos diz respeito.

 

 

 Informação CMC

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub