Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AFIFE DIGIT@L jornal on-line de Afife

NOTICIAS LOCAIS E REGIONAIS ACTUALIZADAS SEMANALMENTE AOS SÁBADOS ÀS 21h30 ........ e-mail: afifenoticias@sapo.pt

Praia Norte alvo de intervenção de valorização

     

 

A Praia Norte vai ser alvo de valorização a partir da próxima segunda-feira, numa empreitada orçada em 221 mil euros que permitirá a requalificação da Rua de Moçambique. Da empreitada constam a execução de uma zona de estacionamento, uma área verde, ciclovia e passeios, assim como a relocalização da iluminação pública e infra-estruturas de telecomunicações

 A empreitada, que antecede a intervenção urbanística de fundo que será levada a cabo na Praia Norte no âmbito do Programa Polis Litoral Norte, irá assim permitir melhorar as condições dos banhistas que, durante a época de verão procuram esta praia. A intervenção de valorização irá arrancar já na próxima semana, sendo que foi também já adjudicado o projecto do Polis Litoral Norte para a área compreendida entre a Praia Norte e a Praia do Coral.

Deste projecto consta a beneficiação do passeio marítimo, a criação de uma ciclovia, a instalação de equipamentos de apoio de praia, o ordenamento do estacionamento e a criação de um plano de arborização adequado.

 A Praia Norte, que detém Bandeira Azul, é uma das mais procuradas em Viana do Castelo. Alvo de melhoramentos nos últimos anos, vai agora sofrer mais intervenções de valorização por parte da Câmara Municipal, seguindo-se depois uma acção mais abrangente do Polis Litoral Norte.

 O Polis Litoral Norte vai investir, até 2013, cerca de 90 milhões de euros nos concelhos de Viana do Castelo, Esposende e Caminha, com intervenções que decorrerão numa extensão de 50 quilómetros de costa, abrangendo ainda as zonas estuarinas dos rios Minho, Lima e Cávado, numa área total de 5.000 hectares.

Dia Mundial da Poesia em Viana do Castelo

     

 

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo vai assinalar o Dia Mundial da Poesia com uma original iniciativa nos cafés da cidade. No próximo sábado e domingo e com o apoio dos estabelecimentos de cafetaria, a Biblioteca Municipal vai distribuir excertos de poemas com o café, motivando e recordando os leitores para a poesia.

A iniciativa integra também um Momento de Poesia e Música na Sala Couto Viana, a realizar no sábado (20 de Março) pelas 22 horas, com a colaboração de Porfírio Barbosa, Ricardo Simões, Elisabete Pinto e da Academia de Música Fernandes Fão.

O Dia Mundial da Poesia é assinalado a 21 de Março e foi criado pela UNESCO para promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.

Concluídas obras de reparação de estragos provocados pela intempérie

     

 

Estão concluídas as obras de reabilitação das escolas de Viana do Castelo que foram afectadas pela intempérie do início do mês. Os serviços camarários, com a colaboração das Juntas de Freguesia, deram hoje por concluídas as obras dos telhados e coberturas das escolas de Cortegaça (Subportela), Deocriste, Carvoeiro e Barroselas.

Recorde-se que os fortes ventos e chuva sentidas em Viana do Castelo no final de Fevereiro e início de Março provocaram a queda de árvores no Cemitério Municipal mas também em algumas escolas do ensino básico do concelho, com a queda parcial dos telhados das escolas de Deocriste, Subportela e Carvoeiro e ainda na antiga escola da Igreja, em Barroselas, provocando prejuízos que ascenderam aos cem mil euros.

À Conversa com...Alexandra Lucas Coelho

     

 

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo vai promover mais um “À conversa com…”. A iniciativa, que visa promover, em torno do livro, o diálogo e a troca de conhecimentos com escritores contemporâneos, proporcionando a oportunidade de conviver de perto com os autores e a sua obra, traz a Viana do Castelo Alexandra Lucas Coelho, jornalista e autora de “Caderno Afegão”, que será apresentado no próximo dia 26 de Março na Sala Couto Viana, às 21h30.

“À conversa com…”  é um espaço de incentivo à leitura, de divulgação das obras dos autores da actualidade, de promoção da cultura e do conhecimento, e, sobretudo, de interacção entre o público leitor e os escritores e trouxe já a Viana do Castelo vários nomes nacionais para a apresentação de livros.  Desta vez, Alexandra Lucas Coelho apresenta a sua mais recente edição: “Caderno Afegão”.

Alexandra Lucas Coelho nasceu em Dezembro de 1967. Estudou teatro no I.F.I.C.T. e licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou dez anos na rádio, continuando ainda hoje a colaborar com a RDP. Desde 1998 é jornalista no Público. A partir de 2001 viajou várias vezes pelo Médio Oriente/Ásia Central e esteve seis meses em Jerusalém como correspondente.

A autora foi já galardoada com prémios de reportagem do Clube Português de Imprensa, Casa da Imprensa e o Grande Prémio Gazeta 2005. Em 2007 publicou «Oriente Próximo» (Relógio D’Água), narrativas jornalísticas entre israelitas e palestinianos.

«Caderno Afegão» é o seu segundo livro.

Câmara Municipal e instituições sociais assinaram protocolo

     

 

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e as instituições que possuem equipamentos sociais assinaram ontem um protocolo de colaboração para a análise dos equipamentos em termos da eficiência energética actual e construtiva, visando medidas de minimização de consumos e a implementação de boas práticas energéticas, e ainda para participação activa no diagnóstico social com vista à criação da Carta Municipal de Equipamentos Sociais.

 O protocolo integra a disponibilização, por parte do Município, de uma análise prévia dos equipamentos sociais sob sua gestão, em termos da eficiência energética actual e construtiva, visando medidas de minimização de consumos e a implementação de boas práticas, ao nível da imputação e distribuição de espaços. Para tal, o Município de Viana do Castelo analisará a viabilidade de elaboração de projectos de eficiência colectiva, nestas áreas específicas, assim como outras que visem a sustentabilidade das respostas sociais existentes e a criar.

O protocolo assinado entre o Presidente da Câmara Municipal e representantes de 43 instituições de solidariedade social servirá igualmente para a recolha de dados, possível mediante a troca da informação com vista à criação de uma base de dados com informação normalizada, bem como uma análise prévia do potencial actual e futuro das respostas sociais existentes ou propostas.

Estes dados vão constar da Carta Municipal de Equipamentos Sociais de Viana do Castelo, um documento que pretende efectuar uma análise dos equipamentos existentes, bem como perspectivar uma justa e adequada distribuição dos mesmos num horizonte temporal de dez anos.

A Carta Municipal dos Equipamentos Sociais fica a dever-se à crescente necessidade da Rede Social de Viana do Castelo no que toca a planeamento de forma a assegurar uma cobertura equitativa de adequada do concelho por serviços e equipamentos sociais. Este documento, a ser elaborada por uma equipa especializada, insere-se numa lógica de crescente descentralização das políticas sociais para a administração local no que diz respeito ao planeamento, organização, gestão da rede de equipamentos e das suas valências e tem um horizonte temporal de dez anos.

A Carta Municipal de Equipamentos Sociais pretende assim enquadrar as respostas sociais, diagnosticar a rede actual de forma a suprir necessidades a longo prazo, orientar investimentos de parceiros públicos e privados e definir um Plano de Acção da Carta Social a dez anos, com indicação precisa sobre as necessidades de programação de equipamentos, quer ao nível da sua execução, quer do seu financiamento.

Cortejo Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém em Viana do Castelo

     

 

No arranque das comemorações da programação da Semana Santa de Viana do Castelo – Páscoa Doce – a cidade é palco, no próximo domingo (21 de Março) a partir das 15h00, do “Cortejo Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, na Cidade Humana”, organizado pelo Grupo de S. Paulo de Barroselas. A iniciativa vai juntar 135 elementos do grupo e quatrocentos figurantes que vão retratar momentos narrados pela Bíblia.

Viana do Castelo vai, assim, sair à rua a partir das 15h00, altura em que o cortejo, que liga o átrio da Estação à Sé, percorre as ruas da cidade. Ao todo, são 135 elementos do Grupo S. Paulo de Barroselas e cerca de 400 figurantes, crianças e jovens pertencentes à catequese paroquiais de Santa Maria Maior, Nossa Senhora de Monserrate, Darque, Areosa, Meadela, Senhor do Socorro e a Barroselas, que vão animar a encenação de um dos grandes momentos da vida de Jesus Cristo: a Sua Entrada Triunfal, pela última vez antes da Sua morte, em Jerusalém.

A representação traduz os momentos narrados na Bíblia e que são considerados como de grande festa, em que "a grande multidão (...) tomou em ramos de palmeira e saiu ao Seu encontro, clamando 'Hosana!'", tal como nos narram os evangelistas, neste caso S. João, no capítulo 12, versículo 12. Nesta encenação, os textos originais são da autoria do padre passionista João Bezerra e adaptados pelo Grupo S. Paulo, que já organizou este cortejo em Barroselas em 2008 e 2009 com enorme sucesso.

Na encenação, a chegada de Jesus faz-se no Largo da Estação, seguindo depois, montado num jumento, para junto da Escola Dr. Alfredo Magalhães (Av. dos Combatentes da Grande Guerra). Chegados à Escola, recria-se o segundo quadro. Em seguida, o cortejo dirige-se para a Rua Manuel Espregueira, junto ao Museu do Traje, onde se encena o terceiro quadro, que foi acrescentado à obra original há três anos.

Depois da entrada dos cavaleiros que formarão a guarda ao cortejo, a multidão segue em direcção do Chafariz da Praça da República, onde se encena o quarto quadro, o momento em que Jesus chora perante a não aceitação dos seus, que não O receberam, quando Ele chegava a Jerusalém.

No quinto e último quadro, realizado às portas da Igreja Santa Maria Maior (Sé), recria-se a chegada de Jesus a Jerusalém, a Sua entrada no Templo e a expulsão dos vendedores.

Jovens dançarinos “de Jerusalém” e jovens com timbalões, entre outros, animarão o cortejo de passagem de um Quadro ao outro, cantando, dançando, tocando, aclamando com “vivas” e acompanhando “Jesus Cristo” transportado por um jumento verdadeiro, a que se juntam outros animais nos diversos Quadros.

Com a proposta deste evento religioso, a Câmara Municipal e o Grupo de S. Paulo dão início ao Cartaz de Semana Santa na Cidade de Viana do Castelo, levando também os vianenses e visitantes para a rua, trazendo à memória os acontecimentos históricos de Jesus, em especial da Sua Entrada Triunfal na cidade de Jerusalém.

Esta iniciativa integra o programa “Páscoa Doce” da Câmara Municipal, que integra diversas iniciativas como a representação da Última Ceia, um concerto de música, a visita às capelas e igrejas da cidade, a visita pascal e ainda as tasquinhas de doçaria regional e feiras de artesanato contemporâneo.

CMIA promove Semana da Água e da Árvore

     

 

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo está a assinalar, pelo terceiro ano consecutivo, a Semana da Água e da Árvore, que decorre entre 15 e 21 de Março. Durante as comemorações, estão a ser promovidas actividades ao ar livre para todas as faixas etárias entre o pré-escolar ao ensino secundário e com os centros de dia do concelho de Viana do Castelo.

O CMIA pretende assim proporcionar um conjunto de actividades de carácter educativo, cultural e desportivo aos participantes que decorrem quer nas instalações do centro, quer em espaços como o litoral e serra. Em causa estão actividades como caminhadas nos Trilhos Pedestres (Monte Galeão / Praia de Carreço), visitas a uma Estação de Tratamento de Águas Residuais e a um Parque Eólico, terminando a semana com uma mini-conferência sobre a Floresta e uma visita ao quartel dos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo.

Estas actividades, com forte carácter ambiental, têm como principal objectivo sensibilizar para a preservação dos recursos como a água e árvore que são veículos para a transmissão de mensagens de preservação da Natureza.

O Dia Mundial da Árvore é assinalado a 21 de Março, data em que se comemoram as primeiras celebrações do Dia da Árvore no Nebraska (EUA) em 1872. O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 22 de Fevereiro de 1993, declarando os dias 22 de Março como o Dia Mundial dedicado a este recurso.

Este é já o terceiro ano consecutivo que o CMIA assinala estas datas com actividades diversas destinadas a públicos de diferentes idades.

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub