Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





caminha

por afifenoticias, em 30.05.10

Tapetes do Corpo de Deus no dia 3 de Junho

Tapetes do Corpo de Deus no dia 3 de Junho

O Dia do Corpo de Deus é já uma tradição no concelho. Todos os anos, as ruas do centro histórico de Caminha e da freguesia de Vilarelho ficam irreconhecíveis com os extraordinários e originais tapetes de flores, para celebrar o "Corpus Christi - Corpo de Deus", a festa móvel da Igreja Católica, que celebra a presença de Cristo na Eucaristia, tal como foi instituído pelo Papa João XXII em 1311.

Para além da religiosidade que lhe é inerente, a Festa do Corpo de Deus é considerada o cartão de visita da vila nesta altura do ano, pois nesse dia milhares de pessoas visitam Caminha, para admirarem as verdadeiras obras de arte produzidas pelos caminhenses. Pode-se mesmo afirmar que os tapetes de flores são o "ex-líbris" de Caminha nesta altura do ano.

Para quem nunca viu, as ruas de Caminha parecem um autêntico postal ilustrado. E, aqueles que voltam sempre ficam surpreendidos com tanta beleza e originalidade. Pois todos os anos, os caminhenses se esmeram e produzem autênticas obras de arte deslumbrantes.

A noite que antecede o feriado, que este ano se realiza a 3 de Junho, é uma azáfama para os caminhenses. Passam a noite a desenhar no chão, com criatividade e empenho, motivos do quotidiano ou da sua fé, para que de manhã as ruas estejam prontas para receber os visitantes que chegam dos diversos pontos do país e da vizinha Galiza.

Esta festa termina com a majestosa procissão do Santíssimo Sacramento. Este é sem dúvida um dos pontos altos do cartaz cultural que Caminha tem para oferecer. É um cenário digno de visita. Para muitos, uma das mais belas paisagens que pode ser vista ao longo do ano nesta vila minhota.

A Festa do Corpo de Deus é uma iniciativa do Arciprestado de Caminha, que conta com o apoio da Câmara.

População caminhense e funcionários da autarquia

trabalham afincadamente nos preparativos

Para que na noite do dia 2 de Junho esteja tudo preparado para a elaboração dos tapetes propriamente ditos, a população caminhense, designadamente as comissões das diferentes ruas, já trabalha afincadamente nos preparativos.

Para além da população, os funcionários do Município de Caminha também dão o seu contributo para que os tapetes floridos do Corpo de Deus continuem a ser uma das imagens de marca do concelho de Caminha. São eles que cortam os arbustos e os distribuem pelas várias comissões de rua, bem como recolhem e pintam o serrim, também utilizado na elaboração dos tapetes. Este ano, os arbustos recolhidos rondam as 3 toneladas e vão ser pintados 500 sacos de serrim. Também são os funcionários que procedem à elaboração de uma grande parte dos moldes em madeira e ferro.

Aos funcionários da Câmara também compete a elaboração do tapete na rua em frente aos Paços do Concelho, e que este ano vai voltar a surpreender e a conquistar a admiração de todos, pela magnitude do desenho escolhido.

A Câmara Municipal deixa o desafio: se nunca viu, visite Caminha no dia 3 de Junho e renda-se aos tapetes floridos!

mara Municipal.

Pavimentação e execução de infra-estruturas vão custar mais de 46 mil euros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Câmara vai intervir na Rua do Pombal em Vila Praia de Âncora

Câmara vai intervir na Rua do Pombal em Vila Praia de Âncora

A Câmara Municipal de Caminha prepara-se para executar mais uma intervenção de fundo em Vila Praia de Âncora, na Rua do Pombal. Esta obra vai custar 46.282,41 euros.

A Rua do Pombal, um arruamento que liga com a Rua da Retorta, é um acesso que serve várias habitações e que se encontra bastante danificado. A Câmara para além de melhorar a circulação na rua, com esta obra vai melhorar a qualidade de vida dos ancorenses que lá habitam, através da colocação das infra-estruturas necessárias. Segundo o projecto a artéria vai ser alvo de trabalhos de pavimentação e de execução de infra-estruturas hidráulicas, que incluem a rede de abastecimento de água, a drenagem de águas residuais e de águas pluviais. São muitas as intervenções ao nível das acessibilidades e da colocação de infra-estruturas que o executivo está a levar a cabo e tem realizado em Vila Praia de Âncora, para melhorar a qualidade de vida dos munícipes. Rua da Vista Alegre e dos Pardinheiros, Rua 5 de Outubro, Rua da Valada, são alguns dos exemplos mais recentes. Recorda-se ainda que está a ser construído de raiz o Jardim-de-infância de Vila Praia de Âncora e foram inauguradas recentemente as Piscinas Municipais - Vila Praia de Âncora, e que embora não se enquadrem na melhoria das acessibilidades, são obras estruturantes e prioritárias para o concelho.

Festival Internacional de Papagaios - Praia de Moledo nos dias 29 e 30 de Maio

 

 Festival Internacional de Papagaios - Praia de Moledo nos dias 29 e 30 de Maio

O vento é bem-vindo. Nos dias 29 e 30 de Maio, Caminha está à espera de vento e de muitos visitantes. O motivo chama-se Festival Internacional de Papagaios - Praia de Moledo. Trata-se de um evento promovido pela Câmara Municipal de Caminha, que este ano já vai na sexta edição. Cada vez mais solicitado, este evento desportivo faz parte do circuito europeu de festivais de papagaios (Union Sud Europene Cerf Volant), e é actualmente um dos maiores festivais da Península Ibérica desta modalidade.Tal como nas edições anteriores, o festival vai apresentar os mais diversos papagaios, de todas as cores, formas e feitios, oriundos de diversos países europeus, e que, certamente, encherão a Praia de Moledo de cor, acção e movimento.

Relativamente aos participantes, o festival promete. Quanto às equipas portuguesas, vão estar presentes a Quad-Pt e a Gilteatro. Mas vão ser mais os protagonistas desta sexta edição, entre eles a equipa Los Hermanos, Awita, Bolau, Jos and Kaatje Valcke, Imagina e a Joan and Dolors Fauna.

Nos dois dias de festival, as exibições com papagaios estáticos gigantes e shows com papagaios acrobáticos ao som de música, realizados pelas melhores equipas profissionais a nível mundial, serão uma constante. À disposição estará também uma área amadora, onde cada um de nós poderá lançar o seu papagaio. E, como os últimos são os primeiros, as crianças terão à disposição o atelier de papagaios, onde cada uma poderá construir o seu próprio papagaio com materiais recicláveis.

Salienta-se ainda que o Festival Internacional de Papagaios - Praia de Moledo já é inerente à programação de eventos culturais e desportivos do Município, realizando-se sempre no mês de Maio. Aliás, o cartaz de animação já não dispensa este certame, que a cada ano que passa surpreende quer pela qualidade dos profissionais, quer pela quantidade de papagaios que esvoaçam nos céus de Moledo.

Para o executivo camarário este evento desportivo é também uma estratégia de promoção turística de um concelho, que possui uma das praias mais procuradas do país durante o Verão, com vista a contrariar a sazonalidade turística e a colocar Caminha nos roteiros turísticos durante todo o ano.

A Câmara Municipal de Caminha pretende que esta edição volte a marcar a diferença e continue a fazer deste Festival um evento de referência e paragem obrigatória, para quem visitar o concelho nesse fim-de-semana, nomeadamente para o público da vizinha Galiza.

Assim deixa o desafio: aventure-se e venha construir o seu próprio papagaio, ou então deixe-se apenas deslumbrar por quem sabe e renda-se ao céu mais colorido de sempre.

Requalificação do cemitério de Caminha concluída

 

As novas funcionalidades do Cemitério Municipal de Caminha estão prontas a serem utilizadas. A Câmara de Caminha já concluiu as obras de requalificação, orçadas em 129.076,07 euros.

A intervenção incluiu a reconstrução do edifício de apoio, a construção de uma arrecadação e de um ossário e, ainda, a realização de vários arranjos exteriores.

Com a reconstrução do edifício de apoio foram criadas novas valências, tais como instalações sanitárias, inclusive para pessoas com mobilidade reduzida, e um gabinete de atendimento. Salienta-se que, até agora, o Cemitério Municipal não dispunha de quaisquer uma destas valências.

No que concerne aos arranjos exteriores, os trabalhos contemplaram ajardinamento, arborização, criação de alguns canteiros, e renumeração de campas e talhões com a colocação de placas novas, bem como foi criado um novo acesso ao talhão superior, de forma a minorar as barreiras arquitectónicas. Ainda foram executados dois fontanários e instalada iluminação.

Dotar o Cemitério Municipal de Caminha com novas valências - sanitários, gabinete de atendimento e ossário - com vista a melhorar as condições de utilização daquele espaço foi o objecto de obras.

Estradas Municipais alvos de limpeza

A Câmara Municipal de Caminha está a proceder à limpeza de várias estradas municipais, com o objectivo de preservar as florestas concelhias dos fogos florestais, cumprindo assim o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e as exigências legais, na área da Defesa da Floresta. No total, a Câmara vai limpar uma extensão de cerca de 12,44 km. 

Estrada de acesso à capela de Santo Antão (Vilarelho), Estrada Municipal 1014 da Mata da Gelfa (que faz a ligação ao Forte do Cão), Estrada Municipal 526-1 (que faz a ligação entre as freguesias de Dem, Gondar e Orbacém) e Estrada Municipal 526 (que faz ligação ao Lugar das Pedras Frias, em Dem) são as vias que vão ser limpas nas próximas semanas. Neste momento, os funcionários estão ao proceder à limpeza da Estrada de acesso à capela de Santo Antão. No total, a Câmara vai interceder em quatro estradas municipais muito utilizadas por munícipes e visitantes.

Estas limpezas estão a ser realizadas por funcionários e recursos do Município. Para além da prevenção dos incêndios florestais, estas acções de limpeza ao longo das estradas municipais também vão permitir uma melhor circulação aos automobilistas.

De resto é mais uma medida encetada pelo executivo camarário com o intuito de prevenir os fogos florestais no período que se aproxima, ou seja, o período crítico. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:06



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D



Favoritos