Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Viana

por afifenoticias, em 26.06.10

.Viana do Castelo vai apresentar candidatura ao Ciclo Urbano da Água

 

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, vai apresentar uma candidatura no valor global de 2.4 milhões de euros. Trata-se do Ciclo Urbano da Água, que é comparticipado em oitenta por cento pelo FEDER e que diz respeito a obras de abastecimento de água e saneamento em várias freguesias do concelho.

Assim, Viana do Castelo vai candidatar ao Ciclo Urbano de Água intervenções nas redes de abastecimento de água e de saneamento básico das nas freguesias urbanas mas também Vila Franca, Santa Marta, Barroselas, Neiva – S. Romão, Barroselas, Perre, Vila Nova de Anha, Chafé e Mujães.

O objectivo desta candidatura é melhorar a qualidade de vida das populações e promover a melhoria de um conjunto de parâmetros e indicadores de performance ambiental da NUT III Minho-Lima.

 O domínio Ciclo Urbano da Água visa, nomeadamente, promover a melhoria dos níveis de atendimento, de qualidade, dotando o território de infra-estruturas e serviços ambientais e de saneamento básico capazes de atingir um nível de atendimento, de qualidade e proximidade aceitáveis, bem como promover um desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população estabelece como meta atingir 95% da população de água e 90% com saneamento de águas residuais.

 

Marchas Populares em Viana do Castelo

 

A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresenta à cidade, na noite do dia 2 de Julho, as Marchas Populares do Concelho, um espectáculo que, nas edições anteriores, tem atraído numeroso público. O desfile tem início às 22H00, com a descida da Avenida dos Combatentes em direcção à Praça da Liberdade, onde os diversos grupos marchantes se exibirão para o público presente a partir das 22H30.

Nas marchas participam 10 grupos, cinco infanto-juvenis e cinco de adultos. Os grupos mais jovens representam o Agrupamento de Escolas de Arga e Lima (Turmas do 6ºB, 6ºD e 6ºE da Escola Sede e Escola EB1 e Jardim de Infância de Santa Maria de Geraz do Lima) e a Marcha Infantil Sanjoanina de Subportela.

Os grupos de adultos representam a Associação Desportiva, Cultural e Social de Subportela, a Associação Desportiva e Cultural de Anha, a Associação de Pais do Centro Escolar de Santa Marta de Portuzelo, a Junta de Freguesia de Monserrate e a Fundação Maestro José Pedro.

.

Presidente da Câmara comunica ao1.º Ministro indignação contra as portagens

 

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, acaba de comunicar ao Primeiro-Ministro onde transmite a “forte indignação” dos empresários e cidadãos do concelho e onde apela à introdução de medidas minimizadoras para os utentes frequentes da A28.

O autarca, que lembra o forte impacto da introdução de Portagens na A28 e que irá aumentar a fragilidade do tecido económico e empresarial do concelho., sublinha que a medida penaliza gravemente a economia local, onerando diariamente a deslocação de pessoas, empresas e bens.

Assim, a Câmara Municipal considera inaceitável que a região seja penalizada com as portagens, apelando ao Primeiro-Ministro para que sejam introduzidas medidas minimizadoras para os utentes frequentes da via, nomeadamente empresas e utilizadores diários.

José Maria Costa propõe ainda ao governo que equacione como prioridade o lançamento, no âmbito das políticas regionais, de uma medida específica para o Alto Minho para apoio às pequenas e médias empresas que possa minimizar os custos acrescidos pela introdução de portagens.

.

. Viana do Castelo valoriza nove toneladas de resíduos orgânicos por mês

 

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito de um protocolo de cooperação, tem vindo a valorizar e tratar resíduos sólidos orgânicos recolhidos nas escolas do concelho. Neste momento, estão a ser recolhidas nove toneladas de resíduos por mês, comprovando o sucesso da iniciativa, que agora se alarga a frutarias, restauração, hospitais, dois lares/centro de dia da cidade e ao estabelecimento prisional de Viana do Castelo.

 Mediante o protocolo assinado entre a autarquia, a Lipor (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto) e a Resulima (Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos SA) foi possível a cooperação para tratamento e valorização de resíduos urbanos biodegradáveis, integrando desde logo a colaboração entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo, 46 escolas e 14 entidades concelhias do concelho para a separação de resíduos orgânicos.

Desde então, a autarquia contabilizou uma redução considerável de resíduos orgânicos, já que foram valorizadas cerca de nove toneladas por mês só nas cantinas escolares do concelho. Por isso, a autarquia vai alargar esta iniciativa a oito frutarias do concelho, ao Lar de Santiago e da Caridade, ao estabelecimento prisional de Viana do Castelo e às unidades hospitalares do concelho.

O objectivo é integrar no projecto todas as instituições que possuam cantinas a funcionar para reduzir os resíduos valorizáveis enviados para aterro, assim como estabelecimentos de restauração e bebidas.

            Entretanto, os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo lançaram uma campanha de recolha gratuita e ao domicílio de REEE (equipamentos eléctricos e electrónicos), de resíduos verdes (aparas de relva, flores e plantas ornamentais, folhas de plantas, árvores e palmeiras, arbustos e ramos de árvores) e monstros (sofás, colchões, alcatifas, móveis).

            Para tal, pode ser contactada a linha azul 808200280 ou o portal dos SMSBVC para que qualquer cidadão possa solicitar o serviço de recolha em casa, marcadas de acordo com os dias e o interesse do utilizador.

.

2.ª Feira Internacional de Saúde, Beleza e Bem Estar.

 

Viana do Castelo acolhe, nos dias 26 e 27 de Junho, no Pavilhão da AIMinho, a segunda edição da “Feira da Saúde, Beleza e Bem-Estar”, que reunirá várias dezenas de entidades e empresas com ligação ao sector. Organizada em colaboração com a Câmara Municipal e a Associação Empresarial, a iniciativa junta mais de oitenta empresas do sector, oito das quais de origem estrangeira.

Esclarecer a comunidade sobre a importância da saúde e beleza no bem-estar da população e fomentar a qualidade de vida dos munícipes, através da promoção da saúde, bem como a prevenção da doença, são alguns dos principais objectivos do evento.

Por isso, estarão patentes espaços de entidades relacionadas com as áreas temáticas da Feira: Clínicas Médicas, Clínicas de Enfermagem, Especialidade Médicas, Termas e SPA, Agricultura Biológica, Seguros, Estética, Cosméticos, Ginásios, Produtos Naturais, Medicinas Alternativas, Perfumarias, Ópticas, Audiologia e Serviços de Apoio à Comunidade (Geriatria, Pediatria, Motricidade Humana).

O certame inclui a realização de rastreios; demonstrações de diversas actividades físicas e animações; uma sessão de colheita de sangue onde se fará o diagnóstico de doenças como o colesterol, diabetes ou simples medições de tensão arterial. No programa do evento constam, também, várias conferências sobre diversas especialidades médicas, assim como demonstrações gratuitas sobre técnicas de maquilhagem e cuidados capilares.

Durante o evento, decorrerá ainda um desfile ligado ao sector do vestuário. A apresentação de novos produtos e tendências ligadas ao mundo da estética, perfumaria e cabeleireiros serão também alvo da atenção dos visitantes, que durante os dois dias poderão usufruir de todos as demonstrações de forma gratuita como massagens, cortes de cabelo, maquilhagem, aulas de ginástica, sessões de ioga do riso e muito mais.

Serão mais de 80 as empresas e entidades ligadas ao sector que marcarão presença no certame, no qual se espera a participação em grande escala dos municípios que têm vindo cada vez a apostar em políticas de saúde e bem-estar nos seus territórios.

Para celebrar esta segunda edição, a organização do evento vai sortear entre os seus visitantes uma MOTO 4, no decorrer da EFISBE.

.

Viana do Castelo exemplo no Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível

 

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou hoje presença na celebração do Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível, que incluiu também a apresentação das conclusões da consulta pública do “Livro Verde sobre a Segurança em Passagens de Nível”. Para o autarca José Maria Costa, esta é uma questão praticamente ultrapassada em Viana do Castelo já que está em fase de conclusão o protocolo que visa a eliminação de todas as passagens do concelho.

Por essa razão, Viana do Castelo foi hoje referenciada na sessão como um bom exemplo no país no que toca a segurança. Em Junho de 2005, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a REFER assinaram um protocolo para suprimir as 24 passagens de nível do concelho. Para tal, foram gastos mais de 15 milhões de euros para construir 14 passagens desniveladas que conferem maior segurança à circulação viária, ferroviária e de peões junto à linha do Minho e, paralelamente, foram efectuados investimentos nos novos restabelecimentos viários.

Actualmente, Viana do Castelo tem em fase de conclusão este plano de supressão de todas as passagens de nível. Em fase adiantada está a empreitada da nova passagem desnivelada de Além Rio (Areosa) e, em fase de conclusão, está a passagem desniveladas de S. Sebastião (Areosa). Foram também iniciados os trabalhos de construção do restabelecimento viário de Carreço, sendo estas as últimas empreitadas em curso e que vão permitir a Viana do Castelo tornar-se no primeiro concelho sem passagens de nível.

Recorde-se ainda que as passagens da Seca/Darque foram das primeiras a concluir, assim como as passagens superiores e inferiores de Mazarefes e a inferior de Vila Fria. Na Areosa, estão já a funcionar as passagens do Sr. Socorro e Igreja e as passagens inferiores de Carreço e Cabriteira/Afife. A passagem superior de Vila de Punhe foi aberta à circulação em Janeiro deste ano, altura em que também foi aprovado o protocolo do segundo troço que fará o restabelecimento da passagem inferior de Alvarães, que se tornará numa alternativa viária à EN305, com um investimento previsto de perto de 700 mil euros.

-

Presidente da Câmara visitou Portela Suzã.

 

souto 

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, visitou a freguesia de Portela Suzã para acompanhar de perto as obras em curso na freguesia, nomeadamente na Avenida da Igreja e o Souto da Torrenta, espaço de lazer da freguesia.

Na visita, na qual o edil se fez acompanhar do Presidente da Junta de Freguesia, foi apreciada a empreitada de arranjo urbanístico da Avenida da Igreja, que se encontra em curso e que inclui o alargamento do caminho, a construção de muros de suporte e arranjos do arruamento.

José Maria Costa visitou também o Souto da Torrenta, um espaço de recreio e lazer e que foi alvo de uma intervenção recente, que integrou a recuperação de um moinho de água, a arborização da envolvente e a criação de um espaço de merendas.

Esta visita integra um conjunto alargado de visitas que o Presidente da Câmara está a fazer às freguesias para aferir das necessidades, investimentos e projectos. Neste âmbito, e com o intuito de apoiar as Juntas de Freguesia, foram também aprovados protocolos com as Juntas de Freguesia, no valor global de 3,1 milhões de euros. Os protocolos de colaboração destinam-se a transferências financeiras mensais para intervenções diversas.

Em causa estão também iniciativas de melhoramentos da iniciativa das freguesias como gestão e conservação de espaços públicos, a beneficiação de infra-estruturas e equipamentos na área do centro cívico da freguesia e a conservação da sinalização de sinalização das freguesias.

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:32



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D



Favoritos