PEREGRINOS DE SANTIAGO, FIZERAM O CAMINHO FRANCES EM BICICLECTA.
Manuel Domingos e José Carlos Barbosa, completaram este ano mais uma etapa do caminho Francês de Santiago. Há alguns anos a esta parte que percorrem várias etapas dos vários Caminhos a Santiago, desde o caminho Português, Finisterra e caminho Francês, com estão de momento a tentar concluir. Foi certamente esta a etapa de maior grau de dificuldades acrescidas, dado o percurso a as mudanças climatéricas a que se viram sujeitos. A viagem iniciou-se em Salaguim e foi no albergue desta localidade que pernoitaram pelo primeiro dia e aqui deram com uma situação em que um peregrino de Leon, que havia iniciado a caminhada em Roncesvalles e quando chegou a este albergue, deparou que os peregrinos necessitavam de ajuda e apoio, dado as fragilidades com que se apresentavam, pediu então à madre, do albergue para ficar a ajudar aqueles que por ali aparecem e dar assim o apoio necessário, situação que foi logo aceite e assim este peregrino vai ajudar neste albergue todos aqueles que por lá vão passar e a sua caminhada vai ser retomada em Outubro.
Para os peregrinos Afifenses, a viagem ciclista a Santiago, foi iniciada em Roncesvalles e pelo caminho foram visitando a parte monumental das várias cidades, assim como foram carimbando os passaportes de peregrinos. O primeiro dia de viagem foi cansativo, mas dizem ter valido a pena, dado haver paisagens lindas pelo percurso. Nesta localidade, foram assistir à Missa, que era celebrado por padres de nacionalidade Espanhola, Francesa, Inglesa e alemã. Alguma dificuldade foi encontrada nos albergues, dado que quase todos se encontravam esgotados. Pelo caminho, encontraram inúmeros peregrinos de varias nacionalidades que faziam o mesmo caminho, rumo a Santiago, uns a pé, outros a cavalo, de bicicleta e até havia aqueles que se faziam acompanhar por cães. A dificuldade maior, foi o encontrar albergue para pernoitar, dado que a maior parte deles estarem esgotados, mas valeu a bicicleta, já que assim era possível percorrer mais umas dezenas de quilómetros, para chegar ao próximo e lá com um bocado de sorte, lá conseguiram uma vaga para pernoitar. Pelo caminho encontraram uma peregrina, que era Mexicana e com a qual ainda fizeram uma parte do percurso, neste apareceu uma placa indicadora de uma localidade chamada Viana, só que esta bem longe da do castelo e do mar.
Aqui deixaram um galhardete da cidade de Viana do Castelo.
De realçar que José Carlos Barbosa e Manuel Domingos, são os resistentes se um grupo maior que há anos iniciaram estas caminhadas em bicicleta pelos vários caminhos a Santiago, tanto Portugueses, como Espanhóis e Franceses e dizem que não vão ficar por aqui, este ano vão percorrer outro dos caminhos pela costa e para o ano, outro caminho será percorrido. por onde passam, carimbam sempre o passaporte do peregrino e já são mais que muitos os carimbos obtidos, bem como alguns milhares de quilómetros nas bicicletas.
26 de Junho de 2010
Afife Noticias Informação