Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Caminha

por afifenoticias, em 31.07.10

 726 ANOS DO FORAL DE CAMINHA.

Câmara homenageou colectividades e personalidades do concelho

A Câmara Municipal de Caminha assinalou os 726 anos da concessão da Outorga do Foral à Vila de Caminha, pelo Rei D. Dinis, que se comemora a 24 de Julho, com uma cerimónia de entrega de medalhas honoríficas a várias personalidades e associações do concelho: ARA- Associação Cultural e Recreativa de Riba de Âncora; Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caminha; Fina d'Armada; Idalina Torres; Maria Irene Lousada, Venâncio Silva e José Pita Guerreiro.

A cerimónia, que teve lugar no passado sábado, foi presidida pela presidente do Município, Júlia Paula Costa, e contou com a presença de amigos e convidados dos homenageados.

Júlia Paula Costa começou por felicitar os homenageados, fazendo uma breve explicação da escolha da data "faz hoje 726 anos que o rei D. Dinis concedeu a Outorga do Foral à vila de Caminha. Sobre o valor das pessoas, a presidente sublinhou que "somos um concelho belo, repleto de beleza natural, mas a verdade é que a maior riqueza é a nossa gente. As pessoas têm o poder de fazer crescer, de fazer prosperar, seja qual for o local. A diferença está nas pessoas".

A presidente ainda realçou a presença da comitiva de Pontault-Combault, com a presença da Vereadora da Educação Brigitte Vergnaud, e do Vereador da Cultura, Sébastien Podevyn, no âmbito da geminação que Caminha tem com Pontault-Combault, que dura já há 32 anos.

Júlia Paula Costa ainda dirigiu umas palavras de agradecimento a Mário Castilho, presidente da Associação Portuguesa Cultural e Social, pela promoção da cultura portuguesa em França e pelo seu importante papel na geminação que é fundamental para o sucesso da parceria com Pontault-Combault.

De seguida, foram entregues as medalhas acompanhadas de palavras de apreço dirigidas a cada um dos homenageados. A ARA foi condecorada com a Medalha de Mérito Prateada, pela sua longa vida como associação dinâmica e com óptimos resultados, nomeadamente no que diz respeito ao desporto.

A Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi laureada com a Medalha de Mérito Prateada, pelo poder de revitalização que tem demonstrado, mantendo-se viva durante várias gerações.

Fina d'Armada foi condecorada com a Medalha de Mérito Dourada, por uma vida inteira dedicada às letras, às mulheres e à singularidade de fazer a diferença.

A título póstumo, Venâncio José Rodrigues Silva foi homenageado com a Medalha de Mérito Dourada. A presidente da Câmara ressaltou as conquistas deste pescador, que ganhou o respeito e a admiração de todos os que lidavam com ele.

Idalina dos Santos Costa Torres e Maria Irene de Matos Paulo e Lousada foram laureadas com a Medalha de Altruísmo Dourada pela dedicação e esforço na luta pelos direitos dos animais. São as duas mentoras e fundadoras da "Selva dos Animais Domésticos - Associação Protectora dos Animais de Caminha".

A Medalha de Honra de Caminha foi entregue a José Joaquim Pita Guerreiro, actual Governador Civil de Viana do Castelo, por elevar o nome do concelho.

Júlia Paula Costa agradeceu a todos e mostrou agrado por poder ser a própria a distinguir tão nobres munícipes.

NOITE DE TANGO E FADO, EM VOLA PRAIA DE ANCORA.

As noites do mês de Agosto vão ser preenchidas com múltiplos espectáculos, com destaque para o Victorino d'Almeida e Seus Convidados, as "Noites de Novos Talentos", "Olá Caminha Blues Soul", Festas do concelho, entre muitos outros.

 A Câmara Municipal de Caminha vai promover a 'Noite Tango and Fado', com o pianista e produtor argentino Juan Carlos Cambas, que terá lugar no dia 3 de Agosto, às 22 horas, na Praça da República, em Vila Praia de Âncora.

 Juan Carlos Cambas vai apresentar-se em Vila Praia de Âncora com Montserrat Alonso na voz; Manuel Alvarez na guitarra; Alejandro Szabo no Bandoneón; Alex Galansky no teclado e Carina Lucca e Leo Mosqueda, como bailarinos.

 'Tango and Fado' é um espectáculo cultural diferente, cujo concerto combina o tango e o fado, ou seja a música, o canto e o fado.

Este espectáculo insere-se na programação de animação cultural de Verão que o Município agendou com o objectivo de animar as noites quentes de Agosto dos munícipes e visitantes, que todos os anos procuram o concelho de Caminha para passarem umas férias em 'grande'.

 

 

 

CAMINHA VAI TER BIBLIOTECA MUNICIPAL NOVA.

Vai nascer a nova Biblioteca Municipal de Caminha

Trata-se de um investimento de 1.842.972,07 euros. Graças à candidatura aprovada, a obra vai ser comparticipada pelo FEDER em 80% do valor elegível, resultando num incentivo de 954.112 euros.

 A construção da nova Biblioteca Municipal será um importante contributo para o aumento, diversificação e enriquecimento da oferta cultural no concelho sobretudo porque vai ser criado um novo equipamento com condições mais adequadas à fruição do público, o que não acontece nas exíguas instalações actuais. Mas, para além disso, o actual edifício, que alberga em simultâneo a Biblioteca e o Museu Municipal, será libertado da Biblioteca, pelo que vai poder ser requalificado e passar exclusivamente a Museu Municipal, passando também a oferecer melhores condições, quer para albergar as colecções, quer no que respeita aos espaços de acesso ao público.

 Para além destes aspectos, há que ter em conta que, pela localização da intervenção, junto ao principal eixo estruturante do Centro Histórico de Caminha, a rua Ricardo Joaquim de Sousa, haverá uma grande articulação com outras intervenções de carácter cultural, tais como o Núcleo Museológico do Centro Histórico de Caminha, a Casa-Museu Sidónio Pais (futura intervenção) e o Cine-teatro Valadares, todos equipamentos localizados à volta desta artéria.

 A reconstrução e ampliação dos serviços de Biblioteca vão resultar num edifício com três pisos.

 O piso 0 servirá para a realização de tarefas gerais de atendimento ao público: inscrição; empréstimo; devoluções e informações gerais, presenciais e telefónicas.

 

A partir do átrio poder-se-á aceder à sala infantil e juvenil, contigua, ao piso -1 e ao piso 1 através de elevador ou escadas. A Sala infantil acolherá, através da presença de um técnico, crianças e adolescentes. Terá áreas de consulta/empréstimo, multimédia e informática. Nesta mesma sala, acresce uma divisão interior que criará um espaço específico para actividades de animação. O piso 1 distribui a área pelo átrio, onde se localiza a secção de consulta de periódicos e a secção de adultos e jovens, com idade superior a 14 anos. A secção de adultos será divida em empréstimo de livros, consulta local de documentos impressos, multimédia e informática e auto formação.

 

O piso - 1, única zona do edifício que não disporá de iluminação natural, dedica o espaço à sala polivalente, com capacidade para 60 lugares sentados, à sala de manutenção, de reuniões, de informática, gabinetes de trabalho e arrumos. No exterior do edifício será localizada a área técnica.

 

Quanto às tecnologias de informação e comunicação, o projecto, no que respeita a telecomunicações informática e segurança activa, está totalmente desenvolvido e validado segundo a tipologia da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas.

FOLCLORE EM CAMINHA.

 Caminha recebe 25º Festival Internacional de Folclore

O Festival Internacional de Folclore Ponte do Mouro e Alvarinho (O Mundo a Dançar) está de regresso a Caminha, para a sua 25ª edição. A Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, vai acolher um dos espectáculos do certame "O Mundo a Dançar", e que terá lugar dia 4 de Agosto, às 22horas.

 

Trata-se de uma iniciativa cultural organizada pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.

 

O Festival Internacional de Folclore Ponte do Mouro e Alvarinho decorre de 2 a 9 de Agosto. No total, o certame engloba 10 espectáculos em várias vilas do Alto Minho designadamente em Caminha, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira, Monção, Arcos de Valdevez, Barbeita, Ponte da Barca, Melgaço e Valença.

 

Por essas vilas vão passar grupos oriundos de vários países, como por exemplo Argentina, Brasil, Cuba, Indonésia, México, Polónia, Portugal, Quénia, Senegal e Sérvia.

 

O Centro Histórico de Caminha vai receber o Grupo Klub Peminatan (Indonésia), do Conjunto Artístico Maraguán (Cuba), do Grupo Artístico Polininy (Polónia) e do Grupo African Tumbas (Quénia), que vão dar a conhecer os mitos, crenças, histórias populares, lendas, tradições, cantigas, danças, trajes e costumes que fazem parte da riqueza cultural e patrimonial dos países que representam.

MILHARES DE VISITANTES PASSARAM PELA FEIRA MEDIEVAL EM CAMINHA.

Feira Medieval de Caminha visitada por milhares de pessoas

Milhares de pessoas retrocederam no tempo e vieram ao Centro Histórico da Vila de Caminha para participar em mais uma edição da Feira Medieval, que encerrou as comemorações dos 726 anos da Outorga do Foral, concedido pelo Rei D. Dinis à Vila de Caminha em 1284.

Subordinada ao tema "Caminhos de Santiago" esta sétima edição, que decorreu de 22 a 25 de Julho, terminou com a maior afluência de sempre de visitantes, bem como atingiu os melhores resultados. Pelas várias ruas do Centro Histórico de Caminha passaram milhares de pessoas. Este ano, o certame ultrapassou todas as expectativas, quer ao nível da participação de taberneiros, artesãos e mercadores, quer ao nível de visitantes, quer ao nível da animação. Recorda-se que esta edição contou com 281 inscritos. Podemos afirmar que a Feira Medieval de Caminha é um verdadeiro sucesso e é considerada uma das melhores feiras medievais do país.

Para além da animação diária constante, esta edição apresentou algumas novidades, das quais se destacam a Ceia medieval aberta à população em geral e a missa em latim, celebrada na Igreja Matriz de Caminha.

A Feira abriu, conforme previsto, na quinta-feira à tarde, primeiro dia do certame e que ficou, desde logo, marcado pela afluência de pessoas que assistiram ao Cortejo Inaugural "A chegada do peregrino".

Durante os quatro dias, centenas de figurantes trajados à época interagiram e animaram os diversos espaços, este ano mais alargados. Música, dança, malabarismo, espectáculo equestre, falcoaria, acampamento medieval, treino de cavalos, teatro de rua, jogos medievais infantis, deram o mote para o ambiente festivo.

De realçar o acampamento medieval, que todos os anos atrai à envolvente da Igreja Matriz milhares de pessoas. As aves de rapina continuam a ser uma das atracções no espaço contíguo à Torre do Relógio, atraindo milhares de visitantes através das demonstrações de voo.

Dentro do tema "Caminhos de Santiago" foram apresentados vários momentos, nomeadamente o cortejo inaugural e o de encerramento, que juntaram nas várias ruas do centro histórico uma multidão de pessoas para ver passar os peregrinos de Santiago. É de salientar que todos os espectáculos foram surpreendentes. No entanto, o ponto alto ocorreu, no sábado, com a realização do Espectáculo Equestre, seguido da Queimada Luso-galega, que juntaram milhares de pessoas, quer nas Muralhas, quer no Terreiro.

Com uma fasquia cada vez mais elevada, a Feira Medieval de Caminha continua a afirmar-se como um certame de referência no cartaz de animação de Verão do país.

O Município agradece à população caminhense que mais uma vez aceitou o desafio e participou activamente na Feira Medieval, contribuindo assim para estes resultados.

Depois deste balanço tão positivo, a organização promete algumas novidades para a oitava edição.

AGOSTO COM VITORINO DE ALMEIDA EM CAMINHA.

 

Em Agosto, o Maestro Victorino d'Almeida já não dispensa os vários palcos do concelho de Caminha. Às segundas-feiras o Maestro apresentará os seus ilustres convidados em Orbacém, Vila Praia de Âncora, Dem e Moledo, para mais uma tournée de Verão de magníficos concertos de música clássica, de elevada qualidade.

 

Este ano, a temporada tem início já na próxima segunda-feira, dia 2 de Agosto, no Centro Social e Cultural de Orbacém, às 22 horas.

 

Os concertos do Maestro Victorino d'Almeida e seus convidados inserem-se na diversificada programação de Verão 2010 que a Câmara Municipal programou para satisfazer os gostos munícipes e visitantes.

 

Este ano, todos os concertos do Maestro têm uma entrada de 5 € por pessoa, sendo que o valor angariado reverterá para apoiar a aquisição de uma prótese para um jovem munícipe do concelho, que devido a um acidente de viação teve a necessidade de amputar um dos membros inferiores.

 

Assim, o Maestro estará na Casa do Orfeão, em Vila Praia de Âncora, no dia 9 de Agosto. No dia 16, o Centro Cultural de Dem receberá este grande nome da música portuguesa. A tournée termina em no Centro Cultural de Moledo, no dia 23 de Agosto.

 

 

.

 

 

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:00



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D



Favoritos