Valença Fim de Semana Activo
Descida do Rio Minho em Bóias e Largada da Vaca
Valença terá o próximo fim de semana activo com duas actividades singulares a Largada da Vaca e a Descida do Rio Minho em Bóias. Duas iniciativas que, pela sua originalidade, tem-se afirmado como marcos no calendário de animação anual da cidade.
Descida do Rio Minho em Bóias
Domingo, 1 de Agosto, a partir das 14h30, Valença revive a singular tradição da descida do Rio Minho em Bóias, entre Lapela (Monção) e Verdoejo (Valença), numa iniciativa da Associação Desportiva Verdoejense. Já na sétima edição esta iniciativa singular sairá, às 14h30, de Lapela e terminará na ilha do Conguedo, em Verdoejo. O parque fluvial de Friestas (Valença) e de Caldelas (Tui – Galiza), são pontos privilegiados de observação das dezenas de peculiares embarcações que vão descer as águas do rio Minho, tendo por base as bóias. Estão estipulados troféus para as embarcações mais originais e animadas. A criatividade e originalidade das embarcações são uma das grandes marcas deste evento, assim como as muitas peripécias que estes afoitos “marinheiros” proporcionam nas águas do rio Minho.
No final do dia está programado um convívio, com porco no espeto, no Parque de Merendas de Verdoejo.
Largada da Vaca
Sábado, 31 de Julho, a partir das 16h00, na Urgeira, em Valença, uma vaca brava vai sair à rua e será revivida a tradição da Largada da Vaca, no âmbito das festividades da Senhora da Saúde.
Uma festa singular em que uma vaca, presa por umas cordas, percorre um extenso descampado na Urgeira, para gáudio dos milhares de aventureiros. O ambiente festivo e de adrenalina envolve todos os locais e turistas nesta singular manifestação popular em que uma vaca brava é a principal protagonista. Durante a tarde no extenso descampado as correrias, à frente da vaca, os sempre habituais trambolhões e quedas multiplicam-se entusiasmando a assistência e animando este espectáculo de emoções.
No final a vaca será leiloada e o valor conseguido reverterá para o Centro de Actividades Ocupacionais de Valença da A.P.P.A.C.D.M..
Estas duas iniciativas contam com a especial colaboração e apoio da Câmara Municipal de Valença.
Município oferece Manuais Escolares ao 1º Ciclo
A Câmara de Valença vai oferecer os manuais escolares aos alunos do primeiro ciclo que sejam contemplados com os escalões A e B e, comparticipar em 50% na aquisição, para os que não sejam abrangidos pelo apoio social escolar.
O executivo deliberou, por maioria, oferecer os manuais escolares aos alunos do primeiro ciclo que sejam contemplados com os escalões A e B e aos restantes comparticipa em metade da despesa. A proposta contou com o voto favorável dos vereadores do PSD e do voto contra do PS.
O Presidente Jorge Salgueiro Mendes afirma que “Investir na educação faz parte das prioridades deste executivo, que tem plena consciência dos elevados encargos familiares no regresso às aulas, e espera que esta medida seja uma mais valia para todas as famílias valencianas, em especial as mais carenciadas”.
Todos os agregados familiares com alunos inscritos no 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, que pretendam ser contemplados com esta medida, deverão preencher um requerimento nos Serviços de Acção Social da Câmara Municipal de Valença, a partir do dia 26 de Julho até dia 13 de Agosto, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.
Valença Indicador de Risco Meteorológico
A Câmara Municipal de Valença colocou um painel informativo indicador do Nível de Risco Meteorológico na via de acesso ao Monte do Faro. O painel foi cedido pela AFOCELCA, do grupo Portucel / Soporcel e é fundamental na prevenção e combate aos incêndios florestais.
O painel é actualizado diariamente pela equipa 19-111 dos Sapadores Florestais do Gabinete Técnico Florestal Municipal e indica se o risco é reduzido, moderado, elevado, muito elevado ou máximo. Uma informação fundamental para as diversas entidades que lidam com as florestas e indicativo, também, para a população de um modo geral.
Em dias de risco máximo, muito elevado ou quando decretado o período critico não fume, não lance foguetes, não faça queimadas, fogueiras, queimadas de lixos ou sobrantes agrícolas e florestais.
Em caso de incêndio ligue 112.