Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Viana

por afifenoticias, em 31.07.10

Viana

PLANO DE EMERGENCIA ACTIVADO.   

Comissão Municipal de Protecção Civil de Viana do Castelo, convocada hoje pelo Presidente da Câmara Municipal, acaba de accionar o Plano de Emergência Municipal até às 24h00 do próximo dia 03 de Agosto.

Esta situação excepcional fica a dever-se ao número elevado de incêndios ocorridos nos últimos dias no concelho e às previsões meteorológicas que apontam para temperaturas elevadas e baixo teor de humidade até ao dia 03 de Agosto.

Com a activação do Plano de Emergência, pretende-se assegurar as condições favoráveis para um rápido acesso a meios e recursos disponíveis no concelho, assim como a prevenção de riscos e o socorro a pessoas em perigo.

 A Comissão Municipal apela ainda a todos os cidadãos a que evitem, durante os próximos dias, a circulação e acesso a zonas florestais para acautelar situações de risco e solicita à população o melhor apoio e compreensão para as medidas preventivas que possam vir a ser tomadas.

VOLTA A PORTUGAL; VOLTA A VIANA; “  28ANOS DEPOIS.

Dezoito anos depois, a Volta a Portugal regressa a Viana do Castelo. Com início em Viseu, a 04 de Agosto, e final em Lisboa, a 15 de Agosto, a Volta cumpre a sua terceira etapa em Viana do Castelo, a 07 de Agosto. Apresentada em conferência de imprensa, esta etapa foi considerada pelo director da prova, Joaquim Gomes, “uma das principais novidades” da 72.a Volta a Portugal em Bicicleta.

Esta etapa terá a extensão de 173,7 quilómetros, tendo o seu ponto mais alto a cerca de seiscentos metros de altitude, no Extremo (Arcos de Valdevez). Passará pela meta (Av. Campo do Castelo), e depois haverá um percurso de 19 quilómetros dentro da cidade com ligação a Darque pela Ponte Nova e regresso à cidade pela Ponte Eiffel passando pela Alameda 5 de Outubro e terminando na Av. Campo do Castelo.

Para Joaquim Gomes, esta etapa tem “todas as condições para ser uma das melhores da volta” e uma das grandes novidades da prova. Para o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, é o retomar de uma tradição de apoio ao ciclismo e pretende dar um claro sinal aos clubes que o promovem e, ao mesmo tempo, incentivando o uso da bicicleta pelos cidadãos.

Para a Câmara Municipal, a Volta a Portugal é uma festa nacional e, assim sendo, a melhor oportunidade para estimular e incentivar todos os dirigentes associativos, técnicos e atletas que, ao longo dos anos, têm levado tão longe o seu esforço, a sua qualidade técnica e as cores de Viana do Castelo.

De lembrar que o ciclismo de Viana do Castelo sempre teve grande importância no panorama desportivo nacional. De salientar que equipas como a CEDEMI e a Tensai – Stª Marta, por diversas vezes, participaram em Voltas a Portugal e o Grupo Desportivo do Centro Cultural de Stª Marta de Portuzelo e o Núcleo Desportivo e Recreativo de Barroselas, que foram, durante muitos anos, um viveiro de ciclistas.

No concelho, salientam-se em termos individuais masculinos Rui Sousa actual Campeão Nacional com 6 participações em Campeonatos do Mundo, um pódio na Volta a Portugal e uma participação na Volta a Espanha; Rui Lavarinhas Campeão Nacional; Ricardo Costa Vice-Campeão da Taça de Portugal e Campeão Nacional de Sub-23; Alberto Amaral Campeão Nacional de contra-relógio; Rui Pinto vencedor do Prémio da Juventude da Volta a Portugal. E em termos individuais femininos Ana Barros: 10 vezes Campeã Nacional, duas presenças em Jogos Olímpicos (Barcelona 92 e Atlanta 96).

De destacar ainda as cinco associações desportivas vianenses que têm uma prática muito forte de ciclismo de lazer e BTT e, nesta última variante, registam-se vários títulos nacionais, através do Viana Ciclo Clube, destacando-se: Campeão Nacional por equipas de maratona em BTT; Vice-Campeão por equipas nos Campeonatos Nacionais de BTT - Cross Country (Xco); Luís Leão Pinto: Bi- Campeão Nacional de Maratonas.

CAMARA ASSINOU PROTOCOLO NA MONTARIA.

A antiga Escola da Torre de S. Lourenço da Montaria vai acolher a sede do Grupo Folclórico da Montaria e o seu Núcleo Museológico. Para tal, foi assinado um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia da Montaria para a cedência gratuita do espaço que outrora foi escola primária.

A cerimónia decorreu no passado sábado e contou com a presença do Presidente da Câmara, José Maria Costa, e do executivo camarário. A assinatura do protocolo, que prevê a cedência por vinte anos da devoluta escola da Torre, decorreu no espaço   que agora irá acolher o grupo folclórico local.

O protocolo, sujeito ao regime de comodato, foi considerado pelo Presidente da Câmara Municipal como mais um passo no apoio da cultura tradicional local, tanto mais que para além dos ensaios, o local irá acolher o espólio do grupo folclórico local. De sublinhar ainda que a escola estava encerrada devido à reorganização da rede escolar do concelho.

PRAIA ACESSIVEL...

 Integrado num encontro nacional promovido pela APPACDM de Viana do Castelo, um grupo de cinquenta jovens e vários centros nacionais de paralisia cerebral esteve na Praia da Amorosa para experimentar o mar através de quatro cadeiras anfíbias (tiralô). É que a praia da Amorosa, em Viana do Castelo, é uma das poucas praias acessíveis que permitem a acessibilidade à praia e ao banho de pessoas com mobilidade reduzida.

A iniciativa, que contou com o apoio da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Viana do Castelo, decorreu numa das duas praias acessíveis de Viana do Castelo, que ostentam uma bandeira que atesta as condições técnicas para a acessibilidade às praias de todos os cidadãos, através da instalação de acessibilidades, infra-estruturas de apoio sanitário e ainda o apoio técnico de terapeutas ocupacionais e monitores de apoio às actividades, contando com a participação de voluntários.

Recorde-se que este projecto, que teve a sua génese na Praia do Cabedelo e está hoje disseminado pelo país, permite que Viana do Castelo torne, na época balnear de 2010, acessíveis as praias de Amorosa (às segundas, quartas e sábados) e de Carreço (com marcação).

Inicialmente apelidadas "Praias sem Barreiras" e integrando também a praia do Cabedelo-Estuário (disponível às terças, quintas, sextas e domingos), as “Praias Acessíveis, Praias para todos” possuem o tiralo (mecanismo/cadeira que facilita o acesso à água e ao banho), denominação aproximada ao “tirez de l’eau”, como é denominada em Hendaye (França), com quem Viana do Castelo está geminada e de onde “importou” o mecanismo depois de uma visita àquela cidade.

Em Viana do Castelo, o projecto "Praias sem Barreiras" pretendia organizar a acessibilidade à praia e ao banho para todas as pessoas com problemas de locomoção e integrava uma política global que inclui a sinalética, serviços na praia, atendimento, adaptação dos lugares públicos e actividades variadas. O tiralo, mecanismo que venceu uma medalha de bronze na categoria Inserção Social organizado pela Comissão Europeia, está a ser utilizado desde essa altura com grande sucesso tendo, ao longo dos anos, servido centenas de cidadãos com mobilidade reduzida.

RUA AMELIA DE MORAIS, ABRIU AO TRANSITO.

Está concluída a empreitada de remodelação da rua D. Amélia de Morais, em Monserrate, levada a cabo pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. A empreitada integrou a qualificação integral daquela artéria, que se encontrava em mau estado de conservação do piso e aos passeios irregulares. A rua, aberta hoje ao trânsito, foi também alvo de uma intervenção por parte dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo. Ao novo piso betuminoso, foram acrescentados novos passeios executados em cubo de granito e guias e rampas de acesso a passadeiras e garagens. Para melhorar as acessibilidades, um dos passeios foi alargado de um metro para 1,6 metros, mantendo a circulação automóvel actual e o estacionamento informal.

PRESIDENTE DA CAMARA, EFECTUOU VISITA DE TRABALHO A ALVARÃES.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Vereador do Planeamento e Urbanismo visitaram ontem a freguesia de Alvarães, onde participaram numa reunião de trabalho com o executivo da Junta de Freguesia. Em cima da mesa estiveram diversos projectos e obras em curso na freguesia, nomeadamente a segunda fase do restabelecimento viário inferior à linha ferra e o estudo de uma nova via do Vale do Neiva.

Na visita a Alvarães, José Maria Costa deu conta de diversos investimentos na freguesia, nomeadamente do novo centro escolar, da segunda fase do restabelecimento viário da passagem inferior à via-férrea, do alargamento da rede de água e saneamento e do estudo da nova via do Vale do Neiva. Na reunião com o executivo, a Junta de Freguesia apresentou ao Presidente da Câmara um Plano Estratégico que inclui o alargamento do cemitério e estudo da área de equipamentos, os novos acessos à A28 (Via Vale Neiva), a construção de uma Capela Mortuária, alargamentos e beneficiação da rede viária municipal, arranjos urbanísticos de jardins e pracetas, a valorização museológica dos fornos cerâmicos e a valorização ambiental da envolvente da Azenha do Neiva. De recordar que esta visita do Presidente da Câmara e do Vereador integra um conjunto de contactos directos que o executivo municipal está a efectuar nas quarenta junta de freguesias, quer para acompanhamento e lançamento de obras quer para a preparação de projectos e candidaturas a incluir no plano de actividades e financiamentos do QREN (fundos comunitários)

CORAÇÃO DE AGOSTO.

 CORACAO_AGOSTOA Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, a partir de Agosto, um conjunto de iniciativas de cariz cultural sob a designação “Coração de Agosto”. À luz do que já aconteceu com a Páscoa Doce, das Artes de Maio, das Festas do Vento e das Noite de Julho, a iniciativa integra um conjunto alargado de iniciativas que começam no dia 02 de Agosto, pelas 21h30, com um concerto com Kátia Guerreiro na Praça da Liberdade.

“Viana no Coração”, que integra a apresentação da nova marca de Viana do Castelo, conta com o grupo Atlantihda e Kátia Guerreiro. Com entrada livre, o concerto decorre a partir das 21h30 na Praça da Liberdade e servirá simultaneamente como lançamento da marca.

No dia 03 de Agosto, também na Praça da Liberdade, decorre um concerto dos Jarojupe a partir das 22h00. Já a 06 e 07 de Agosto, concertos são no Teatro Municipal Sá de Miranda a partir das 22h00 e são de música clássica: “Música Clássica (A) Gosto. No dia 07, é tempo de uma “Viagem ao mundo da moda dos anos 20, 50 e 70” no Castelo de Santiago da Barra, numa organização de Zélia Prochnow com o apoio da autarquia.

E, como ponto alto do mês, decorre a rainha das romarias em honra de Nossa Senhora d’Agonia, entre os dias 20, 21 e 22. Não vão faltar as mordomas, os bombos, os gigantones, os desfiles, os cortejos e o fogo-de-artifício, envoltos nas tradições religiosas e das gentes da ribeira, devotas da Senhora d’Agonia.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:02



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D



Favoritos