AFIFENSES, APAGARAM INCÊNDIO ÁS DUAS DA MANHÃ.
O tempo quente e os montes por limpar, são sempre situações que favorecem o acendimento dos fogos florestais e muitos até tem mão criminosa, embora por vezes a negligencia, também possa contribuir para que estes aconteçam. Em Afife aconteceu uma situação que não deixa muitas duvidas e que diversas pessoas apontam para fogo posto, já que este foi detectado ainda no seu inicio por volta da uma hora da manhã para os lados do lugar da Armada. A sorte terá sido o presidente da Junta se aperceber e de imediato chamou a atenção dos trabalhadores da autarquia, que com o tractor com a cisterna de agua, se deslocaram para o local, muito embora tivessem sido alertados os Bombeiros. aqui acontece que dado aos muitos incêndios que se verificavam no distrito, as corporações dos bombeiros estavam limitadas em meios e homens, mas mesmo assim ainda conseguiram enviar um carro para o local.
Enquanto que não chegava o tractor da Junta, foram sendo acordadas as pessoas e muitas desde logo colaboraram no combate ás chamas em que a cisterna da Junta de Freguesia, foi fundamental para combater as chamas, já que foi possível levar o tractor até bem perto do incêndio. No entanto as coisas vieram a complicarem-se, dado que foi detectado um pouco mais abaixo um novo foco de incêndio, onde alguns populares logo se lhe dirigiram e conseguiram a tempo extinguir as chamas. estas situações, levantam muitas duvidas, que terá sido alguém a atear o fogo e especialmente aquela hora. Esta poderia vir a ser uma situação complicada, caso este foco de incêndio não tivesse sido detectado a tempo, já que se trata de uma zona de pinheiros e eucaliptos e com residência à volta.
A Junta de Freguesia de Afife, tem de prevenção o seu Kit de intervenção de incendios, assim como tem duas cisternas, prontas a actuarem em caso de necessidade.
31 de Julho de 2010
Afife Noticias Informação