MONTARIA, VENDEU CHOURIÇOS E BROA NO LARGO DO SOUTO.
Os produtos caseiros, estiveram em evidencia no domingo em S. Lourenço da Montaria, naquela que foi mais uma feira do chouriço e da broa, (como diz o povo) que ocorreu no Largo do Souto e na qual as pessoas da aldeia, fazem questão em manter a tradição. Este ano faltaram algumas vendedeiras que são habituais, mas acontece que se realizaram dois baptizados na freguesia, os quais contribuíram para que algumas mesas de pedra, ficassem sem vendedeiras e produtos.
A organização esteve a cargo uma vez mais da Junta de Freguesia, que uniformizou os preços para os produtos a vender e exigiu a qualidade dos mesmos. Este ano a feira com menos vendedores, não deixou de suscitar a curiosidade, tanto dos locais, como de outros que de outras paragens, por lá passaram para comprar o chouriço e a broa, mas a crise também se fez sentir, já que os compradores, ficaram aquém das últimas edições.
A broa que estava a três euros o quilo e o chouriço, foram os produtos mais vendidos, muito embora os doces, o presunto o mel e até os licores eram encontrados nas bancas das vendedeiras e garantiam serem todos produtos caseiros, feitos pelos métodos artesanais e acima de tudo dizem que só vendem aquilo que não consomem, pois trata-se de produtos feitos para o consumo próprio do ano.
Para um dos visitantes que contactamos, dizia-nos ter vindo de propósito do Porto, para levar chouriço e broa, mas também comprou presunto, salientou que este ano houve pouca divulgação da feira e por tal considera que a informação no geral não chegou ao grande público e disse-nos que Montaria é um paraíso, onde existe a qualidade caseira nos produtos, adiantando que até poderia haver mesmo uma certificação para os chouriços e para a broa da Montaria.
Para Armando Paula, secretario da Junta de Freguesia e principal impulsionador da feira, diz que esta tem já tradição e acima de tudo as pessoas procuram os produtos de qualidade e são muitos aqueles que se deslocam a Montaria nesta altura para adquirir estes produtos.
Considerou que o certame voltou a ter balanço positivo, já que houve participação, embora ainda não tivesse sido feito o balanço sobre a mudança da data da feira, que de Julho, passou para Agosto, considerou que a crise afecta a feira e isso nota-se nas vendas, mas garante que a sua autarquia, vai continuara apostar neste certame, que alem de atrair as pessoas à freguesia, serve para divulgar os produtos de qualidade regional, que ainda são confeccionados dentro das técnicas artesanais da freguesia.
14 de Afosto de 2010
Afife Noticias Informação