LIMPEZA EM AFIFE, TORNA-SE DIFÍCIL NO VERÃO.
Embora não pareça, mas é facto que de verão a freguesia de Afife se torna menos limpa, não pelos esforços desenvolvidos pelos trabalhadores da autarquia, mas sim e muitas vezes pelas pessoas que não contribuem minimamente para deixarem os espaços que utilizam, pelo menos como os encontraram. Sabemos que em termos de contentores de recolha de resíduos, estes em alguns pontos da freguesia,são insuficientes durante todo o ano, quanto mais nesta altura, mas aqui também tem que haver civismo por parte das pessoas que utilizam estes locais, o que nem sempre acontece senão vejamos aquilo que encontramos numa visita efectuada pela freguesia.
No espaço de recolha de resíduos junto à Casa do povo.deparamos com o Molok, cheio e inúmeros sacos, mal acondicionado em seu redor, ao lado estavam os contentores de recolha selectiva, praticamente vazios, mas fora destes, haviam inúmeras garrafas de vidro, cartões,uma televisão, cadeiras de plástico e até madeiras. aqui as pessoas nem sequer se deram ao trabalho de colocar esse lixo nos seus devidos espaços. Conclusão, fica ali durante todo o fim de semana uma exposição nada digna daquele local, por má utilização daquele espaço. Aqui pergunta-se, porque é que acontece no verão, será que são as pessoas de Afife que tem tais procedimentos, ou serão aqueles que cá estão de ferias e que não estão habituados a utilizarem estes espaços de deposição de lixo. Situação idêntica, encontramos no mesmo dia nos Moloks da Agrela e Empostalha.
No parque de estacionamento da praia da Ínsua, a Junta de freguesia colocou ali sacos para a deposição de lixo, muito embora na praia,aconteça o mesmo e até com locais de recolha selectiva, mas é facto que as pessoas nãos se dão ao trabalho de colocar o lixo nos sacos ou no contentor e colocam-no em pleno parque. Aqui não se podem culpar os caravanistas que por vezes ali estacionam, já que nos disseram que haviam recolhido muito lixo que se encontrava espalhado pelo parque. A praia do caracol, não é diferente, pois encontramos mais lixo espalhado, que nos receptáculos adequados para esse efeito.
Quanto à praia da Arda e para surpresa de todos, foi a praia mais limpa que encontramos, aqui as pessoas utilizam na sua grande maioria os contentores e se tivermos em conta que esta praia é frequentada pela juventude, tudo leva a crer que estes estão no bom caminho em termos de procedimentos ambientais. Aqui apenas encontramos, em grandes quantidades, panfletos de publicidade a discotecas, bares e espaços de diversão nocturna.
14 de Agosto de 2010
Afife Noticias Informação