Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Viana

por afifenoticias, em 30.10.10

   ALUNOS DA ERASMUS, ESTIVERAM NA CAMARA.

erasmus

O executivo municipal recebeu, pela primeira vez, cerca de setenta alunos de Erasmus que estudam no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Na sessão, o Presidente da Câmara deu as boas vindas aos estudantes, desejando felicidades nos estudos e desafiando-os a serem “embaixadores” de Viana do Castelo nos seus países natal.

A sessão, promovida ontem ao final da tarde, trouxe ao Salão Nobre da Câmara Municipal cerca de setenta alunos vindos da Lituânia, Polónia, Eslovénia, Itália, Hungria, Espanha, Holanda, Azerbaijão, Arménia e Geórgia, que receberam do executivo municipal informação sobre a cidade e o concelho. No seu discurso, José Maria Costa deu pela primeira vez as boas vindas aos alunos e desafiou-os a serem embaixadores de Viana do Castelo, levando as potencialidades turísticas, sociais e económicas do concelho aos seus países.

O IPVC possui, actualmente, 69 alunos em regime Erasmus, um programa de apoio inter-universitário de mobilidade de estudantes e docentes do Ensino Superior que permitir a alunos estudar noutro país pelo período de tempo entre três a doze meses. O objectivo do Programa é encorajar e apoio a mobilidade académica e deve o seu nome ao filósofo holandês Erasmus de Roterdam, que viveu e trabalhou em vários locais da Europa para expandir o seu conhecimento e cuja sigla significa também European Region Action Scheme for the Mobility of University Students.

MAIS DE 9 MIL, PARTICIPARAM NA BEINAL.

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, encerra amanhã, dia 29 de Outubro, o ciclo de conferências do evento “Para uma Bienal”, que serviu de edição zero para a Bienal de Arte, Arquitectura e Design a decorrer em 2012. Nos workshops, exposições e conferências terão já passado cerca de nove mil pessoas, mas a organização espera que o número aumente exponencialmente com as visitas às variadas exposições, que decorrem até final do mês de Novembro.

Organizada pela Câmara Municipal, o Instituto Politécnico e a Associação Empresarial de Viana do Castelo, em parceria com a Fundação de Serralves, o evento salda-se num sucesso e fecha com chave de ouro com as conferências no Auditório Lima de Carvalho a partir das 10h00 de amanhã com intervenções de especialistas como Cabirio Cautela, Rita Almendra, MASEA ou Carlos Aguilar, encerrando com a intervenção do Presidente da Câmara, José Maria Costa.

 “Para uma Bienal”, recorde-se, adoptou desde início o debate em torno do conceito da “slow cities”, ou seja, um movimento internacional que começou há mais de uma década em Itália e que conta agora com mais de três dezenas de cidades aderentes com o objectivo de preservar tradições e de uma vida tranquila e com melhor qualidade. Não assumindo um carácter artístico, “Para uma Bienal” foi por essa razão um espaço de reflexão e debate em torno da arte, do design e da arquitectura.

Nas onze exposições, que se prolongam até final de Novembro, podem ser vistas peças de artesanato e design de Pedro Sousa, os trabalhos dos finalistas do curso de Design do Produto do IPVC, o design de mobiliário exclusivo do Boca do Lobo, as fotografias de arquitectura de Siza Vieira de Fernando Guerra ou 175x120, com cartazes de rua de Andrew Howard, também autor da imagem de “Para uma Bienal”.

O programa das exposições integra ainda Craft+Desgin de João Nunes e “Fotoshop”, um circuito expositivo fotográfico espalhado por vinte estabelecimentos comerciais tradicionais de Viana do Castelo.

 

EXECUTIVO VISITOU LANHESES.

lanheses

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Vereador com o Pelouro do Planeamento e Urbanismo estiveram ontem em Lanheses para uma visita de trabalho que integrou a visita a diversas obras em curso na freguesia e a assinatura do protocolo de financiamento para a requalificação do pavilhão da Casa do Povo, também ontem inaugurado. A iniciativa insere-se na política municipal da descentralização financeira de meios, nomeadamente para o apoio à promoção desportiva e escolar.

Na visita, José Maria Costa e Luís Nobre estiveram na sede da Junta de Freguesia para uma visita às requalificadas instalações, que albergam também o núcleo museológico, e ainda diversas empreitadas em curso, nomeadamente arruamentos fundamentais para a freguesia.

Na visita, foi também inaugurada a requalificação do pavilhão da Casa do Povo, que foi alvo de um protocolo de colaboração ontem assinado e serve o centro escolar da freguesia e é, simultaneamente, elemento essencial para a promoção do desporto nas suas múltiplas vertentes com destaque para a escolar.

O pavilhão desportivo da Casa do Povo de Lanheses foi assim alvo de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal e a Casa do Povo com vista ao financiamento das várias obras de recuperação efectuadas, nomeadamente, a pintura interior e exterior, incluindo a estrutura da cobertura; construção de arrecadação de material, construção de instalações sanitárias de apoio ao público, construção de rampa de acesso, instalação de drenagem no exterior nascente, substituição parcial de pavimento de jogo; afagamento, envernizamento e marcação de campos, no valor de cerca de 60 mil euros.

Trata-se de mais um apoio financeiro da Câmara Municipal que, desta forma, tem vindo a proporcionar investimentos na qualificação das infra-estruturas das freguesias do concelho, tal como já aconteceu com a requalificação do Pavilhão Desportivo de Santa Maria Maior ou mesmo com os recentes investimentos no Mercado Municipal.

 

CAMARA DE VIANA LANÇA EDIÇÃO SOBRE NATURA 2000.rede_natura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de lançar a edição “Rede Natura 2000 de Viana do Castelo: Espaços naturais” que é, simultaneamente, um projecto de educação ambiental sobre os três sítios existentes no concelho e uma forma de sensibilização e informação. O livro, ilustrado com fotografias de Susana Matos e com coordenação de Elizabeth Matos, integra artigos de investigadores conhecidos.

Versando os três sítios da Rede Natura de Viana do Castelo (Rio Lima, Serra d’Arga e Litoral Norte), a edição tem como objectivo, e segundo explicou o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, “conservar a natureza, incluindo os elementos notáveis da biologia, geologia, geomorfologia e paleontologia; promover a utilização sustentável dos recursos biológicos e contribuir para a estratégia de conservação da natureza e da biodiversidade”.

“Com esta publicação, projecto de educação ambiental, pretendemos informar e sensibilizar para a importância e para os valores destes três sítios no concelho de Viana do Castelo”, referem os autores na nota introdutória do livro apresentado ontem no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo.

A Rede Natura 2000 é, assim, tema central das mas de cem páginas de fotografia e texto que apelam aos sentidos, à preservação e à visita, mas que apresentam também textos científicos de Pedro gomes, biólogo do Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Universidade do Minho, de Paulo Alves, Ângela Lomba e Barreto Caldas do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, e Rui Pereira, biólogo do Laboratório de Biodiversidade Costeira.

            A Rede Natura 2000 é uma rede ecológica de âmbito europeu que tem como objectivo contribuir para assegurar a biodiversidade através da conservação dos biótopos (quadro comum europeu de habitats) e da fauna e flora selvagens no território europeu. Em Viana do Castelo, a Rede Natura corresponde a espaços litorais, a espaços estuarinos e a espaços ribeirinhos e montanhosos.

 CAMARA  INVESTE 130 MIL.praa

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai assinar um contrato de financiamento para o apetrechamento tecnológico das escolas do primeiro ciclo de Viana do Castelo. São cerca de 130 mil euros destinados à modernização tecnológica das escolas, nomeadamente a instalação dos quadros interactivos e a instalação das respectivas redes de apoio.

Tendo como objectivo principal dotar todas as salas das escolas de ensino básico do concelho com quadros interactivos, a Autarquia tem vindo a efectuar investimentos no apetrechamento tecnológico das escolas. Esta candidatura vai financiar 42 quadros interactivos mas a Câmara Municipal de Viana do Castelo adquiriu 66 com o objectivo de atingir o ratio de um quadro interactivo por sala de aula. Este desafio da Câmara Municipal de Viana do Castelo tem como finalidade a qualificação de recursos educativos ao dispor de professores e alunos das escolas do concelho, apostando assim na sociedade do conhecimento e num melhor acesso aos programas escolares e a melhores processos de aprendizagem.

Recorde-se que, já no início do actual ano lectivo, a Câmara Municipal apetrechou a recém requalificada Escola Primária de Afife com quadros interactivos, numa altura em que está em curso a requalificação do parque escolar do concelho, nomeadamente em Subportela, Mazarefes e Alvarães, para além dos fortes investimentos da administração central nas escolas secundárias do concelho, nomeadamente Monserrate e Santa Maria Maior.

PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA.~

CMVC_fachadaO processo de modernização administrativa e a informatização dos serviços camarários está a despertar a curiosidade de outras Câmaras Municipais, que têm efectuado visitas à Câmara de Viana do Castelo para aferir do modelo que está a ser implementado e que contempla, por exemplo, a tramitação digital de todas as operações urbanísticas da Câmara Municipal.

Este plano de modernização da administração municipal está a permitir maior agilidade, maior eficácia mas também a intensificação da celeridade e maior transparência nos serviços. Em causa está manuseamento digital dos planos de pormenor, de urbanização e o Plano Director Municipal, a alteração de simplificação e adequabilidade do Regulamento Municipal de Taxas e Outras Receitas de Urbanização e Edificação ou os serviços de licenciamento e gestão urbanística.

Por essa razão, os serviços da autarquia têm vindo a ser visitados por elementos de várias Câmaras Municipais, continuando também a ser implementadas novas medidas. A mais recente decorreu este mês com a formação de 31 administrativos e técnicos sobre “Qualidade no atendimento e na relação com o cidadão” promovida pelo Município. Dos conteúdos ressaltou a postura a ter com o munícipe, a recepção e acolhimento, como lidar com munícipes descontentes e como lidar eficazmente com reclamações.

   SERVIÇOS, COMPRAM VIATURA ELECTRICA PARA LIMPEZA DO CENTRO HISTORICO.VIATURA

Os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) acabam de adquirir uma viatura eléctrica para limpeza e lavagem das ruas no centro histórico da cidade. Esta aquisição segue a política de melhoria da limpeza urbana mas também a aposta nas energias limpas, numa das cidades piloto na mobilidade eléctrica.

Esta opção pelo veículo eléctrico tem por objectivo reduzir a emissão de CO2 e vem de encontro à política que teve início em 2004, com a aquisição dos autocarros eléctricos que circulam no centro da cidade e com a adesão, em 2009, ao projecto Mobi E – Rede Piloto para a Mobilidade Eléctrica. Ainda recentemente, foi instalado um ponto de carregamento Mobi-E junto ao edifício de apoio à marina, que será o primeiro de vários a ser instalado no âmbito do contrato assinado entre as 24 autarquias e a INTELI – Inteligência e Inovação, permitindo formar o primeiro living lab para a mobilidade eléctrica na Europa.

Este projecto inovador e pioneiro a nível internacional contempla a implementação das infra-estruturas e sistemas de suporte necessários ao carregamento de veículos eléctricos a ser executada em três fases (fase piloto até finais de 2011, fase de crescimento para consolidar as soluções adoptadas e fase de consolidação a iniciar quando a procura de veículos eléctricos atingir um nível sustentado).

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:32



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D

CONTADOR

estatisticas gratis


geo-visitas




Favoritos