Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Valença

por afifenoticias, em 27.11.10

 .

 

        Novas Valências

Unidade Móvel de Saúde de Valença

 

         A Unidade Móvel de Saúde de Valença  apresenta  inovações nos serviços de apoio aos munícipes - apoia doentes dependentes ao domicílio e dá Educação de Saúde a familiares.

         Ao longo de 2 anos esta unidade tem prestado um serviço vocacionado para a prevenção, vigilância da saúde e a prestação de cuidados primários à população, em particular à mais idosa, que tem uma maior dificuldade de mobilização para aceder ao Centro de Saúde. Mensalmente, em cada freguesia do concelho, a Unidade Móvel, coloca-se num ponto central onde se realizam despistes cardiovasculares, medição da tensão arterial e diabetes.

         A partir do acompanhamento personalizado dos doentes surge então, a necessidade de disponibilizar mais valências ao serviço da população direccionando-se, também, para os doentes oncológicos e acamados.

         Este novo serviço consiste na visita dos profissionais de saúde à residência de doentes acamados ou com dificuldades em se mobilizar e aposta no apoio a doentes oncológicos facultando-lhes a medicação/próteses que até então só obtinham no Centro de Saúde.

         Para além de tudo isto existe, também, uma vertente designada Educação da Saúde, que consiste em ensinar os familiares, que lidam no dia a dia com o doente, a detectarem alguma anomalia que possa surgir no decorrer da administração da medicação e prepara-los para qualquer imprevisto que possa surgir de modo a que estes, numa primeira fase, antes de chegarem os meios técnicos, possam prestar o auxílio mais indicado.

         A reestruturação implicou, também, uma redefinição geográfica da área de abrangência privilegiando o apoio às populações mais distantes do centro de saúde.
         A Unidade Móvel de Saúde prima pela proximidade ao munícipe, por iniciativa da Câmara Municipal e Centro de Saúde.

 

        Jornadas Micológicas de Valença

Os Cogumelos, Variedades e Utilização na Gastronomia

 

         A Câmara Municipal de Valença promove as 1ªs Jornadas Micológicas de Valença - “Os Cogumelos, Variedades e Utilização na Gastronomia”, domingo, 28 de Novembro, com palestra, saída de campo, confecção e degustação de cogumelos silvestres.

         Cantharellus, lactarius, boletus e frades são algumas das espécies mais presentes nas áreas florestais de Valença e que costumam fazer as delicías gastronómicas dos apreciadores do Reino Fungi.

         Com já uma centena de inscrições, o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes, considera, esta primeira jornada, já um sucesso e uma experiência  enriquecedora para potenciar o turismo activo e de natureza.

         O ponto de encontro está marcado para as 9h00, em frente à Piscina Municipal. Seguem-se as palestras “Introdução ao Reino Fungi” e “Espécies de Cogumelos dominantes em Valença, recolha e consumo”. A acção será orientada pelo especialista em micologia Carlos Venade.

         Para as 10h30 está programada uma saída de campo, com um percurso micológico no Trilho Pedestre Entre Mosteiros, desde o Convento de Ganfei até ao de Sanfins, com a distância de 4 Km's. Ao longo do percurso Carlos Venade fará a interpretação das espécies  que forem possíveis de encontrar.

         No recinto do Convento de Sanfins, final do percurso, está marcada a degustação volante de cogumelos silvestres que serão confeccionados no local.

         Através da saída de campo, pretende-se dar a conhecer aos participantes a diversidade e o potencial dos cogumelos silvestres, bem como as diferentes formas de conservação e de utilização. A oficina será complementada com a degustação de uma ementa temática.

         Os interessados em participar, ainda, nesta Jornada Micológica, deverão fazer uma pré-inscrição pelo telefone 251 809 500

 

Caricaturas de Escritores

“Linha, Ponto e Vírgula”, em Valença

 

         A exposição de caricaturas de escritores “Linha, Ponto e Vírgula”, do ilustrador André Carrilho, está patente ao público na Biblioteca Municipal de Valença, até 15 de Dezembro.

         "Linha, Ponto e Vírgula" reúne caricaturas de 80 escritores nacionais e estrangeiros, da autoria do ilustrador André Carrilho. Uma oportunidade singular para dar a conhecer perspectivas dos mais conceituados escritores portugueses, lusófonos e mundiais.

         Nascido em 1974, André Carrilho trabalha nas áreas da ilustração, caricatura, banda desenhada, cartoon e animação. Em 2002, recebeu o prémio de ouro para "portfolio" de ilustração da Society for News Design, um dos mais prestigiados prémios internacionais para ilustração de imprensa, e em 2003 foi galardoado com o prémio Zé Pacóvio e Grilinho 2003 na categoria de "Melhor Desenho". É, actualmente, um dos principais ilustradores da imprensa portuguesa e um dos poucos que conseguiram chegar às mais importantes publicações do mundo. Trabalha para o "Independent on Sunday" e o "New York Times Book Review", onde faz as capas com frequência. A nível nacional, tem publicado no Público, Vida Mundial, O Independente, Diário de Notícias, Diário Económico, Jornal de Negócios, Expresso, Euronotícias, Livros, Tabacaria, Egoísta e Ler. No estrangeiro, destacam-se ainda o "Fortune" e a "Harper's Magazine", e a revista londrina "Word".

         As caricaturas de personalidades ligadas às artes, ao cinema e à literatura são a principal paixão de André Carrilho. Joan Didion, David Bowie, Katherine Hepburn, Picasso, Peter O'Toole, Marx, Ghandi e Brian Ferry estão entre as dezenas de personalidades que já caricaturou para a imprensa internacional. Já expões em Portugal, Brasil, França, Espanha e nos Estados Unidos.

         A exposição é promovida pela Câmara Municipal de Valença, a Casa de Camilo e o Centro de Estudos Camilianos.

Requalificação Urbana de Valença

          Intervenção na Avenida Tito Fontes

 

         A Câmara Municipal de Valença vai avançar com a empreitada de requalificação urbana da Avenida Drº Tito Fontes, a principal porta de entrada norte da cidade de Valença. A empreitada tem o valor de 220 mil euros (com IVA), insere-se no projecto de requalificação das avenidas centrais e tem um prazo de execução de 120 dias.

         A empreitada da avenida Tito Fontes, decorrerá entre o Jardim Municipal e a Ponte Seca e terá como marca o reforço do carácter urbano, atractivo e funcional, características que se querem imprimir à principal avenida de acesso urbano à parte norte da cidade de Valença, segundo o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes. Dar um novo impulso à actividade comercial, à atractividade turística e proporcionar mais qualidade de vida para todos é o grande objectivo desta intervenção.

         Das principais características desta empreitada destaca-se a beneficiação dos passeios, a colocação de um novo piso, criação de bolsas de estacionamento, a arborização e o ajardinamento, o melhoramento da iluminação, do pavimento existente, bem como a colocação de nova sinalização horizontal e vertical e demais  mobiliário urbano. As infraestruturas subterrâneas de drenagem de águas pluviais, electricidade e telefones, também, serão objecto da intervenção, bem como a rede de distribuição de gás natural.

         A Câmara Municipal procederá a um acompanhamento assíduo da obra, de modo a que sejam respeitados os prazos de execução e a via requalificada seja colocada ao serviço dos valencianos dentro dos tempos estabelecidos. Será tida especial atenção, também, à gestão dos fluxos de tráfego com a criação de circuitos alternativos, de modo a minorar os impactos.

         Nas avenidas centrais de Valença a Câmara Municipal tem em curso, ainda, a intervenção de requalificação da Rua Ibérico Nogueira e os remates  finais da avenida de São Teotónio, com a alteração do piso dos passeios, por parte do empreiteiro

Valença Planta Árvores

"Um cidadão, uma árvore por Valença"

 

            Valença promove a campanha “Um Cidadão, uma Árvore por Valença”, sábado, 27 de Novembro, com a plantação de 5000 árvores autóctones, em várias áreas florestais e sementeira em àreas ardidas, no âmbito do Movimento Plantar Portugal.

            O ponto de encontro dos cidadãos voluntários e aderentes ao movimento está marcado para as 9h00 junto ao Pavilhão Municipal. A autarquia  vai disponibilizar transporte até aos locais a reflorestar, bem como, um lanche para os participantes.

            Na Quinta do Convento de Sanfins 4880 pinheiros mansos, carvalho alvarinho, medronheiros e liquidambares, tílias, bétulas, castanheiros, nogueiras, aveleiras, azevinhos entre outras espécies vão ser plantados numa área recentemente limpa pela equipa de Sapadores Florestais de Valença. A Quinta do Convento de Sanfins apresenta uma floresta muito rica em carvalhos nacionais, medronheiros e outras espécies autóctones que tem sido objecto de uma intervenção de silvicultura preventiva, com limpeza de espécies invasoras, por parte da equipa dos Sapadores Florestais, do Gabinete Técnico Florestal de Valença.

            Na área Florestal de São Tomé, em Verdoejo, 120 pinheiros mansos vão ser plantados pela Junta de Freguesia, sábado, 27 de Novembro, no âmbito do Movimento Plantar Portugal.

            A par da plantação de árvores a equipa de Sapadores Florestais  de Valença  vai proceder à sementeira, em áreas ardidas, de carvalhos, sobreiros, azinheiras, tílias, bétulas, nogueiras negras, medronheiros,  pinheiros mansos e cerejeiras.  As sementes foram previamente recolhidas em diversas àreas florestais de Valença pela equipa dos Sapadores Florestais.

            A protecção das florestas autóctones e a valorização dos recursos florestais de Valença tem merecido uma atenção especial da autarquia com múltiplas intervenções preventivas, por todo o concelho, segundo o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes.

            A campanha “Um Cidadão, uma árvore por Valença” do Movimento Plantar Portugal é um movimento aberto a todos os cidadãos, sem fins lucrativos, que tem como objectivo contribuir para a conservação da natureza, biodiversidade e uso racional dos recursos naturais.

            "Um cidadão, uma árvore por Valença", é o lema do concelho de Valença. Todos os cidadãos tem uma palavra a dizer e um contributo a dar, por uma Valença mais verde, no combate urgente contra o aquecimento global e as alterações climáticas.

 

Requalificação Urbana de Valença

          Intervenção na Avenida Tito Fontes

 

         A Câmara Municipal de Valença vai avançar com a empreitada de requalificação urbana da Avenida Drº Tito Fontes, a principal porta de entrada norte da cidade de Valença. A empreitada tem o valor de 220 mil euros (com IVA), insere-se no projecto de requalificação das avenidas centrais e tem um prazo de execução de 120 dias.

         A empreitada da avenida Tito Fontes, decorrerá entre o Jardim Municipal e a Ponte Seca e terá como marca o reforço do carácter urbano, atractivo e funcional, características que se querem imprimir à principal avenida de acesso urbano à parte norte da cidade de Valença, segundo o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes. Dar um novo impulso à actividade comercial, à atractividade turística e proporcionar mais qualidade de vida para todos é o grande objectivo desta intervenção.

         Das principais características desta empreitada destaca-se a beneficiação dos passeios, a colocação de um novo piso, criação de bolsas de estacionamento, a arborização e o ajardinamento, o melhoramento da iluminação, do pavimento existente, bem como a colocação de nova sinalização horizontal e vertical e demais  mobiliário urbano. As infraestruturas subterrâneas de drenagem de águas pluviais, electricidade e telefones, também, serão objecto da intervenção, bem como a rede de distribuição de gás natural.

         A Câmara Municipal procederá a um acompanhamento assíduo da obra, de modo a que sejam respeitados os prazos de execução e a via requalificada seja colocada ao serviço dos valencianos dentro dos tempos estabelecidos. Será tida especial atenção, também, à gestão dos fluxos de tráfego com a criação de circuitos alternativos, de modo a minorar os impactos.

         Nas avenidas centrais de Valença a Câmara Municipal tem em curso, ainda, a intervenção de requalificação da Rua Ibérico Nogueira e os remates  finais da avenida de São Teotónio, com a alteração do piso dos passeios, por parte do empreiteiro.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:48



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D

CONTADOR

estatisticas gratis


geo-visitas




Favoritos