VALENÇA "Um Dia pela Vida" Palestra
O Projecto “Olá Valença” e a Liga Portuguesa Contra o Cancro vão promover a palestra “Vamos Falar de Cancro”, sexta-feira, 28 de Janeiro, às 21h00, no Auditório dos Paços do Concelho.
A iniciativa conta com a colaboração da Câmara Municipal de Valença e assinala a apresentação e o lançamento do projecto “Olá Valença”.
O colóquio contará com as seguintes intervenções:
- "A Importância do Rastreio na Prevenção do Cancro" por Diogo Cabrita, Cirurgião Geral do Centro Hospitalar de Coimbra;
- "Cancro Gástrico” por António Ramalho, Chefe de Serviço de Cirurgia do Instituto Português de Oncologia do Porto.
Após o colóquio está programado um momento musical a cargo da Escola de Música da EB 2 e 3,S de Valença e do Grupo de Dança da E.T.A.P. Valença.
Durante a palestra será apresentado o hino do projecto, da autoria de Jorge Santos Silva e será projectado um filme.
O projecto “Olá Valença” decorre do projecto da Liga Portuguesa Contra o Cancro “Um Dia Pela Vida”, no âmbito do programa internacional da American Cancer Society, o Relay For Life.
“Um Dia Pela Vida”, do “Olá Valença” é o 7º evento organizado, na área de acção do Núcleo Regional do Norte, num total de 22 edições no território nacional. A iniciativa tem como principais objectivos informar, educar e angariar fundos para os programas de prevenção e rastreio da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O projecto representa a esperança de que aqueles que foram levados pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que o estão a combater serão apoiados e que um dia o cancro será vencido.
“Olá Valença” mantém um espaço de mostra de artesanato e manualidades no edifício do antigo Posto de Turismo, na avenida de Espanha, até 21 de Maio, data de encerramento das actividades em Valença.
Valença Apoia Colectividades Desportivas
A Câmara Municipal de Valença disponibilizou novo material de apoio à prática desportiva para as colectividades desportivas valencianas.
Este material pretende colmatar algumas carências de material necessário à prática desportiva, inventariados pelos Serviços Municipais de Desporto. Com estas ofertas pretende-se proporcionar melhores condições às colectividades, na formação dos jovens atletas e dinamizar a prática desportiva das várias modalidades, segundo o Vereador do Desporto, José Monte.
De entre os vários materiais disponibilizados, pela Câmara Municipal, para as colectividades destacam-se:
* Zona Fut - bolas de futebol;
* C.A.A.A.M. Centro de Actividades Aquáticas do Alto Minho – tapetes e barras funnoodle;
* União Desportiva Friestense – saco maxi ball e bolas;
* Fontourense - saco maxiball e bolas;
* Sport Clube Valenciano – mini-barreiras, multi-markers, saco maxiball e bolas;
* Judo Clube de Valença – Arcos de secção, cordas e bolas de iniciação;
* Valença Hóquei Clube – coletes e multi-markers;
* Basket Clube de Valença – saco maxiball , coletes, multi-markers e bolas;
* Associação Desportivadoejense – bolas, raquetes e balde para bolas;
* Valença Volei Clube – escadas de treino, mini-barreiras e cordas de saltar.
.
Jornadas “Memória e Fronteira” em Valença
Valença promove as jornadas “Memória e Fronteira”, de evocação da figura das trapicheiras e raianas, em 28 e 29 de Janeiro, numa iniciativa da Câmara Municipal.
No Auditório Municipal está programada a projecção do documentário “Mulheres da Raia” e uma breve apresentação sobre a temática a cargo da produtora / realizadora Diana Gonçalves.
Visita Guiada aos Espaços do Trapicho
A jornada inclui uma visita guiada aos locais mais emblemáticos das filmagens de “Mulheres da Raia” e que foram o epicentro da vida das trapicheiras e raianas: a antiga Alfândega de Valença, a Casa do Trapicho, a Ponte Internacional metálica e a antiga Aduana de Tui.
Projecção do Documentário “Mulheres da Raia”
O documentário “Mulheres da Raia”, da realizadora valenciana / tudense, Diana Gonçalves recupera a memória da fronteira minhota e a sua transformação. Um trabalho que relata um episódio importante da história do século XX, protagonizado por uma geração de mulheres que, com a sua actividade, realizavam um intercâmbio diário com o país vizinho. Os fenómenos do contrabando e a emigração clandestina, durante os períodos ditatoriais franquista e salazarista, são tratados neste trabalho cinematográfico desde a perspectiva de género.
A jornada de sexta-feira, 28 de Janeiro, com início às 10h, está dedicada ao público escolar e a do dia 29, com início às 16h00, ao público em geral.
.
Queres Que te Faça um Desenho” em Valença
A Biblioteca Municipal de Valença recebe o espectáculo infantil “Queres Que te Faça um Desenho”, em 27, 28 e 31 de Janeiro, a cargo da companhia de teatro “Comédias do Minho, com sessões às 10h e às 14h.
O que é que foi a 1ª República? Quantos eram? Quem era? É a grande linha desta peça que pretende explicar, por miúdos, aos mais jovens, a história e os primeiros passos da República.
Num período de 16 anos, houve 7 Parlamentos, 8 Presidentes da República e 45 governos. E se resumíssemos os 16 anos que parecem 1000000 em 60 minutos? E se ultrapassássemos a velocidade da República, nos detivéssemos no acessório e complicássemos a história?
Dois actores, alguns adereços, um quadro onde escrever, umas imagens para ilustrar. Música e movimento. Vamos suar.
A criação é de José Maria Vieira Mendes e Pedro Penim, com Joana Barrios e Luís Filipe Silva e a cenografia é de Bárbara Falcão Fernandes.
Este é um espectáculo da Aproximarte – Projecto Pedagógico das Comédias do Minho em co-produção com o Teatro Praga.