ALUNOS DE ESCOLAS, RETIRAM CHORÕES DAS DUNAS.
Escolas de Viana do Castelo, tem feito deslocar alunos seus até à praia da Arda em Afife, numa ação que consiste em dar a conhecer os infestantes que existem nas dunas e que não fazem parte desse ecossistema e que por tal são prejudiciais ao desenvolvimento das espécies autóctones da região. Esta semana a duna da Arda voltou a ter a presença de uma turma de alunos que procederam ao arranque de chorões, enchendo quatro sacos de plástico, que ficaram no passadiço, para posterior recolha por parte da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Area infestada de chorões na Arda
A área dunar de Afife, está infestada destas espécies, sendo a área da Arda, aquela onde se verifica maior aglomerado destes infestantes, que impedem o crescimento de plantas, como o feno e outros que são habituais nestas áreas. Os alunos inseridos neste trabalho, procederam ainda à plantação de feno, em alguns espaços da duna primária e que se encontrava mais fragilizada.
Um espaço que foi alvo de recuperação com a plantação de feno.
Estas ações, são muito positivas, não só na sua vertente pedagógica, como na diminuição dos aglomerados de chorões, embora se saiba que este trabalho é uma gota no oceano, mas também pode ser um incentivo para que outras escolas lhe sigam o exemplo e assim se venha a contribuir para uma redução destes infestantes. Ao longo dos últimos meses, tem passado por aquela duna, algumas turmas de alunos de escolas de Viana, que assim retomam uma atividade que já iniciaram em Maio do ano passado, não só na Arda, como também no Caracol.
Ações de erradicação de chorões, está a ser levada a cabo na duna, entre a Gelfa e o rio Ancora, mas esta está inserida nas obras do Polis do Litoral Norte, especialmente na preparação do espaço onde vai ser construído um passadiço, que vai unir a Belfa a Vila Praia de Ancora.
29 de Janeiro de 2011
Afife Noticias Informação