CAMINHO DA CAL, PARECE UM RIO
O Caminho da Cal, situado na parte sul da freguesia, transforma-se num autêntico rio, sempre que chove com mais intensidade, muito embora a água corra mesmo em dias em que não se regista pluviosidade, dado haver um tubo que está sempre a escoar agua, possivelmente de um particular e certamente de uma possível nascente.
A seta indica um tubo por onde sai a agua, para o caminho.
A situação já criou problemas entre vizinhos, chegando mesmo a haver situações que foram além das palavras e devido à água correr pelo caminho e como de Inverno ninguém quer o precioso líquido, começaram a fazer barreiras no caminho para desviar a água para a outra berma, o vizinho não gostou e encaminhou para o outro lado e ao fim de alguns desvios a coisa azedou e passou-se a vias de facto. Por aquilo que apuramos no local, há pessoas daquele Lugar que nos diziam que aquilo era para eles um problema, já que o caminho fica sempre coberto de água e reclamam por uma solução para o caso.
Na nossa deslocação ao local, deparamos efetivamente com um tubo a deitar agua para o caminho, proveniente de um terreno particular, sem no entanto se poder descobrir a sua proveniência, pois tuso aponta para acumulação de aguas no subsolo, agua essa que corre pelo Caminho da Cal e só desaparece junto do cruzamento com o Caminho das Baganheiras, numa sarjeta, que depois encaminha as águas para um rego foreiro, face da via-férrea, que foi recentemente construído pela junta autarquia, quando a construção do caminho das Baganheiras. A Junta de freguesia, procedeu recentemente à limpeza do caminho da Cal e da valeta no sentido de minorar a situação, mas esse trabalho não veio a resolver o problema e agora vai proceder a trabalhos nesse caminho, afim de encaminhada a água, sem passar pelo piso do caminho. A autarquia pode mesmo colocar manilhas para o encaminhamento das aguas e esta é a solução mais apontada para aquele caminho. Outra situação acontece mais a norte desse local, especialmente em dias de maior pluviosidade, já que o rego foreiro mostra-se insuficiente para um caudal mais elevado de aguas provenientes da parte do monte
Nota--(as fotos são recentes e não demonstram o caudal que corre em dias de chuva, que cobrem por completo o caminho)
29 de Janeiro de 2011
Afife Noticias Informação