Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





VIANA.

por afifenoticias, em 26.02.11

Câmara Municipal apresenta candidatura para apoiar o sector das madeiras do Vale do Neiva .

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de apresentar uma candidatura para apoiar os industriais das madeiras de pinho do Vale do Neiva. A candidatura, que tem como parceiros a Associação Empresarial de Viana do Castelo e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, vai permitir criar uma estratégia colectiva para o sector na região.

Recorde-se que a candidatura surge de um conjunto de reuniões que o Presidente da Câmara tem vindo a promover com os empresários do sector das madeiras do concelho, nomeadamente com as empresas de artefactos e utilidades decorativas das freguesias do Vale do Neiva. Esta Estratégia Colectiva, a ser candidatada ao ON – O Novo Norte, pretende apostar nesta fileira, reposicionando e criando uma estratégia comum para desenvolver e divulgar projectos.

Por isso, a candidatura “Valor Pinho”, com um investimento de aproximadamente trezentos mil euros, implica um estudo de potencial competitivo do sector, assim como de novos mercados, nomeadamente em Espanha e França. Um plano estratégico, a criação de uma rede de cooperação e inovação e ainda uma campanha de marketing e comunicação integram os propósitos desta candidatura.

De sublinhar que esta era uma das principais ambições dos industriais do pinho do Vale do Neiva, com quem o executivo tem vindo a realizar reuniões de trabalho de forma a fomentar uma política semelhante à dos vinhos verdes das terras de Geraz, ou seja, promovendo os produtos endógenos de Viana do Castelo com vista à riqueza económica do concelho.

Nas reuniões, foram identificados doze empresários das madeiras que apresentaram as dificuldades que o sector atravessa, mas também foi registado um aproximar de vontades, pelo que agora se torna mais fácil colaborar num esforço conjunto de reposicionar o sector das madeiras de pinho nos mercados nacionais e internacionais.

Para tal, estão já a ser estudadas formas de articulação com vista a melhorar as condições de promoção interna e externa e para preparar catálogos temáticos destinados a mercados europeus e internacionais. Identificar o potencial desta fileira, avaliar os mercados, desenvolver estratégias que suportem a competitividade do sector e melhorar a comunicação e promoção do sector são os principais objectivos desta estratégia da Câmara Municipal.

.

Presidente da Câmara no 2.º Encontro Nacional dos GAC.

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, marcou presença no 2.º Encontro Nacional de Grupos de Acção Costeira, em Aveiro. O autarca, também presidente do Grupo de Acção Costeira do Litoral Norte, participou desta forma na criação da Rede Nacional de Grupos de Acção Costeira para organizar e criar objectivos comuns.

Na iniciativa, que serviu igualmente para a troca de experiências e para efectuar um balanço provisório dos GAC ao abrigo do Eixo Prioritário 4 – Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca do PROMAR, foi apresentado o GAC Litoral Norte.

Recorde-se que, numa altura em que estão abertos os avisos para a apresentação de projectos a serem candidatados ao PROMAR – Programa Operacional da Pesca 2007-2013, o autarca salientou que esta é uma iniciativa importante para o desenvolvimento das áreas costeiras.

A Estratégia de Desenvolvimento Sustentável GAC é apoiar, nos próximos anos, no âmbito do Eixo 4 Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca do PROMAR, projectos que tenham como objectivo contribuir para o desenvolvimento das zonas e comunidades piscatórias do Litoral Norte, sendo o investimento previsto na ordem dos 4,3 milhões de euros.

Lançados estão já os avisos de concursos para projectos relacionados com o reforço da competitividade das zonas de pesca e valorização dos seus produtos e a diversificação e reestruturação das actividades de pesca com uma dotação financeira definida entre os cem e os duzentos mil euros, respectivamente, sendo que os apoios serão concedidos sob a forma de subsídio a fundo perdido.
.

Viana do Castelo apresentou Filme Promocional 3D na BTL.

 A Câmara Municipal de Viana do Castelo, que está presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) até domingo na FIL com um stand na iniciativa da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, apresentou ontem o seu filme promocional em 3D. O filme promocional foi também apresentado ao Primeiro-Ministro, presente para a abertura oficial da BTL 2011.

 Com o objectivo de apresentar as potencialidades turísticas de Viana do Castelo, este filme foi elaborado pela empresa Hypercube e apresenta imagens tridimensionais de Viana do Castelo num filme inédito apresentado ontem na abertura da BTL. Na cerimónia esteve também o Primeiro-Ministro que visionou o filme juntamente com a Vereadora da Cultura de Viana do Castelo, Maria José Guerreiro.

Recorde-se que a presença de Viana do Castelo tem como objectivo promover a qualidade do ambiente natural (a montanha, o rio e o mar), ao ambiente rural, ao turismo activo e desportivo, ao turismo monumental e religioso, ao turismo cultural, com especial destaque para a  gastronomia e vinhos. A convite da Câmara Municipal estarão presentes alguns empresários e profissionais da restauração e hotelaria do concelho, que irão divulgar e promover os seus produtos e serviços, bem como realizar reuniões de trabalho com profissionais do sector turístico.

Recorde-se que a intenção da Câmara Municipal, que em 2011 acumula os títulos de Cidade do Vinho e Capital da Cultura do Eixo Atlântico é promover as suas potencialidades turísticas pelo que, em Fevereiro, passou já pela Xantar – Feira Gastronómica de Ourense e pelo Casino da Figueira da Foz.

Programa:

Todos os dias

17h00| Projecção do novo Filme Promocional de Viana do Castelo em 3 D e Degustação de produtos gastronómicos regionais e provas de Vinhos Verdes  das Terras de Geraz

26 de Fevereiro

13h00 | Apresentação de Viana do Castelo Cidade do Vinho 2011 e Projecção de Filme Promocional de Viana do Castelo em 3D e Degustação de produtos gastronómicos regionais e provas de Vinhos Verdes das Terras de Geraz

16h30 | Banda de Gaiteiros  da Fundação Mestre José Pedro (arruada)

19h30 | Banda de Gaiteiros  da Fundação Mestre José Pedro (Actuação).

 

Presidente da Câmara reuniu com Junta de Freguesia de Vila de Punhe   punhe .

O Presidente da Câmara, José Maria Costa, reuniu com a Junta de Freguesia de Vila de Punhe para analisar vários projectos da freguesia. Na reunião, mais uma das múltiplas que o Presidente da Câmara mantém semanalmente com as juntas de freguesia do concelho, foi decidido avançar com um projecto de segurança pedonal e com as obras de ampliação do cemitério local.

Na reunião de trabalho com a Junta de Freguesia de Vila de Punhe começaram por ser avaliadas as obras realizadas e os danos causados pelas intempéries dos últimos invernos e foi deliberado avançar com alguns projectos como a melhoria da segurança pedonal da estrada nacional com a construção de passeios e ainda as obras de ampliação do cemitério da freguesia, que está a atingir o seu limite máximo de capacidade.

Foram ainda analisadas outras propostas e outros projectos da Junta de Freguesia, mas que vão aguardar melhores condições orçamentais. Entretanto, a Câmara Municipal está a assinar protocolos de colaboração com as quarenta freguesias do concelho no valor total de cerca de 1.5 milhões de euros, a entregar mensalmente.

Em causa estão diversos melhoramentos da iniciativa das freguesias e a limpeza de caminhos municipais que permitem às freguesias avançar com investimentos próprios, mas também para iniciativas como gestão e conservação de espaços públicos, a beneficiação de infra-estruturas e equipamentos na área do centro cívico da freguesia e a conservação da sinalização das freguesias.

 

 Câmara Municipal assina protocolo para certificar bordados de Viana do Castelo     bordado  .

 

A Câmara Municipal e a Adere Minho – Associação para o Desenvolvimento Regional do Minho assinaram ontem, no Museu do Traje de Viana do Castelo, o protocolo de colaboração que visa a certificação dos Bordados de Viana do Castelo. Na cerimónia esteve presente o Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Valter Lemos, que sublinhou a importância da certificação dos produtos artesanais de excelência como os bordados de Viana do Castelo.

O protocolo, considerado um passo em frente no processo de certificação assente num caderno de especificações já existente, regulamenta-se de acordo com as normais legais de acreditação dos produtos artesanais e tem a Adere Minho como entidade certificadora, tendo em conta a experiência adquirida perla associação na certificação dos Lenços dos Namorados do Minho, Olaria de Barcelos, Figurado de Barcelos e Bordado de Guimarães.

No documento são cedidos os direitos de imagem de marca do Bordado de Viana do Castelo, exclusivamente com a finalidade de se proceder ao processo de certificação, enquanto o Município integra a Comissão de Acompanhamento para a Qualidade e Certificação do Bordado de Viana do Castelo, composta por diversas entidades locais, regionais e nacionais.

Em breve, vão surgir os primeiros bordados de Viana do Castelo certificados nas lojas, de forma a defender um património de Viana do Castelo. A propósito, o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa sublinhou a necessidade de defender um património cultural de Viana do Castelo, sendo mais fácil desta forma impedir as imitações e a deturpação.

 

 

Câmara Municipal avança com remodelação da Rua dos Poveiros    poveiros   . 

 

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a proceder a obras de remodelação e requalificação da Rua dos Poveiros, em Monserrate. A empreitada, com um prazo de execução de aproximadamente quatro meses, irá proporcionar melhores condições nesta via da freguesia de Monserrate.

A intervenção, orçada em cerca de trezentos mil euros, prevê a remodelação de toda a rede de infra-estruturas de abastecimento de água, águas residuais, águas pluviais, rede de gás, iluminação pública e comunicações.

A Rua dos Poveiros está situada na zona da ribeira de Viana do Castelo, integrando a área adjacente ao Campo d’Agonia. Neste espaço, e no âmbito da alteração do Plano de Pormenor da Frente Ribeirinha e Campo d’Agonia aprovada na última reunião de executivo, estão previstas acções de disciplina do ordenamento desta área.

De destaque é a relocalização das instalações que vão acolher o Clube de Vela; a alteração do regulamento das construções previstas para a envolvente do Campo d’Agonia e, nomeadamente, o quarteirão fronteiro à Escola Secundária de Monserrate; e ainda ajustes nos traçados da rede viária e ciclovia previstas e a manutenção do Departamento de Pilotagem do Porto de Viana do Castelo, cuja demolição se encontrava prevista.

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:00



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D



Favoritos