Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Viana

por afifenoticias, em 26.03.11

Câmara Municipal transfere mais de 285 mil euros para Juntas de Freguesia .

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na última reunião de executivo, a transferência de cerca de 285 mil euros para várias Juntas de Freguesia do concelho. Em causa estão várias beneficiações e ainda protocolos de colaboração para limpeza e conservação ambiental de jardins e espaços verdes das freguesias.

Deste modo, a autarquia transferiu, mediante protocolos de colaboração e no espírito de colaboração técnico e financeiro com as juntas de freguesia, mais de 99 mil euros para pavimentações, melhoramentos de caminhos, alargamento de cemitérios e para a construção de muros nas freguesias de Monserrate, Vilar de Murteda, Chafé, Vila Franca, Vila Nova de Anha e Meadela.

O executivo aprovou ainda protocolos de colaboração para limpeza e conservação ambiental de jardins e espaços verdes no valor global de 186 mil euros para espaços na Areosa, Chafé, Darque, Meadela, Monserrate e Santa Maria Maior.

Recorde-se que a Câmara Municipal tem também em curso protocolos de colaboração com as quarenta freguesias do concelho no valor total de cerca de 1.5 milhões de euros, a entregar mensalmente para diversos melhoramentos da iniciativa das freguesias e a limpeza de caminhos municipais que permitem às freguesias avançar com investimentos próprios, mas também para iniciativas como gestão e conservação de espaços públicos, a beneficiação de infra-estruturas e equipamentos na área do centro cívico da freguesia e a conservação da sinalização das freguesias.

 

Artistas Vianenses expõem em Colombes, na França e Encamp expõe em Viana do Castelo .

Dois artistas de Viana do Castelo, Hugo Soares e Mariana Barrote, expõem as suas obras na nona edição do “Carré des Créateus”, um encontro de artistas plásticos de Colombes. A iniciativa, que decorre entre 25 de Março e 10 de Abril, integra-se no quadro de dinamização das relações da Câmara Municipal de Viana do Castelo com aquela cidade dos arredores de Paris.

Esta participação nasce de um intercâmbio já que Colombes participou, em 2008, nas comemorações dos 750 anos do Município com encontros com vários parceiros económicos, sociais e culturais e tem por objectivo encetar um processo tendente a uma geminação.

Assim, o 9º “CARRÉ DES CRÉATEURS” vai expor um conjunto de obras de artistas de vários países e cidades que colaboram com Colombes, sobre o tema da desmedida. De Viana do Castelo, seguem Hugo Soares, de 23 anos e Mariana Barrote, de 25 anos. Estes jovens vianenses são ambos notáveis artistas, reafirmados no IIº Encontro Miragens, Jovens criadores no espaço juvenil Norte Portugal – Galiza, que ocorreu em Viana do Castelo, em Dezembro 2010. Hugo Soares juntou-se a João Gigante, também ele artista plástico, para apresentarem uma pintura, de 200x200cm, denominada “inumo”, realizada em pigmentos sobre linho e Mariana Barrote concebeu um tríptico de grande formato, sobre acrílico, de 110x240cm, com o título de “A la portée de tous.

 

Bombeiros Municipais de Viana do Castelo assinalam 231 anos de existência .

bombeirosO Corpo de Bombeiros Municipais de Viana do Castelo assinala hoje 231 anos de existência com um conjunto de actividades, com destaque para a sessão solene e para a colocação online das ocorrências verificadas desde 1642 em Viana do Castelo. Na sessão solene, que decorreu na presença de vários responsáveis distritais de protecção civil, o Presidente da Câmara, José Maria Costa, elogiou o trabalho desenvolvido pela corporação e lembrou a mais recente aposta na qualificação e apetrechamento dos bombeiros.

Para José Maria Costa, é importante lembrar, em dia de aniversário, o “empenho, generosidade e espírito de sacrifício dos Bombeiros Municipais”, enaltecendo o compromisso empenhado na luta de flagelos como os graves incêndios que atingiram o concelho no último verão. Na cerimónia, onde marcaram presença o Governador Civil de Viana do Castelo, a presidente da Assembleia Municipal e os comandantes da PSP e GNR e ainda o comandante do CDOS, o autarca sublinhou ainda que o Município continua a apostar na qualificação e formação da corporação de bombeiros, estando em fase final de recruta de 15 novos elementos para reforçar este serviço de protecção civil.

O aniversário, onde foram lembrados os bombeiros já falecidos com uma romagem ao cemitério, fica também marcado por uma iniciativa dos Bombeiros Municipais que disponibilizam, a partir de hoje, na página da Câmara Municipal, a listagem de ocorrências dos Bombeiros e ainda o registo dos acidentes entre 1642 e 1997 na imprensa.

Esta iniciativa pretende sistematizar e organizar, através de um exaustivo trabalho de pesquisa, a relação dos desastres (que na actual nomenclatura se designam por acidentes, acidentes graves e catástrofes), que afectaram as gentes e o território do Município de Viana do Castelo. Estes elementos recolhidos podem agora ser actualizados e corrigidos com a colaboração de quem tiver novos dados.

           

História:

Os Bombeiros Municipais foram fundados em 22 de Março de 1780 com a designação original de Companhia da Bomba, sendo actualmente o terceiro mais antigo de Portugal, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto. Tem como função e objectivo principal o salvamento e protecção de pessoas e bens, tendo como área de actuação o Município de Viana do Castelo a quem cabe a responsabilidade e intervenção prioritária, apoiando, no entanto, outros Corpos de Bombeiros fora deste sempre que solicitado pela estrutura da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

O corpo tem uma estrutura profissionalizada com 83 membros, possuindo cinco veículos de combate a incêndios, dois veículos tanque, um veículo auto-escada com trinta metros, duas ambulâncias de socorro, uma viatura de socorro e assistência estratégica, um veículo de comando, um de apoio a mergulhadores, quatro veículos de apoio diverso e um bote de socorro e resgate. Em termos de capacidade intervenção, está preparado para incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anti-corte.

 

Câmara Municipal organiza Férias da Páscoa para ocupar tempos livres dos mais novos .

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, entre 11 e 21 de Abril, mais uma edição das Férias da Páscoa. Destinadas a cinquenta crianças nascidas entre 2000 e 2004, as Férias integram diversas actividades lúdicas e desportivas para as quais estão abertas as inscrições a partir do dia 04 de Abril.

Esta iniciativa inclui actividades lúdicas e desportivas variadas, especialmente concebidas para proporcionar umas férias repletas de animação, convívio e muita aventura a todas as crianças de Viana do Castelo, nascidas entre 2000 e 2004. Das actividades previstas destacam-se actividades aquáticas, jogos desportivos, entre muitas outras.

A intenção deste programa é proporcionar às crianças uma experiência educativa e formadora da sua personalidade e valores, utilizando um conjunto de professores com formação académica que garante a qualidade do serviço prestado. As inscrições, limitadas a cinquenta crianças, têm um preço de 35 euros e decorrem nos dias 4,5 e 6 de Abril das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 directamente na Câmara Municipal de Viana do Castelo – Divisão de Desporto e Lazer, rua do Tourinho nº35.

As Férias da Páscoa terão início a 11 de Abril e terão como ponto central de desenvolvimento a Escola EB1 de Monserrate.

 

Executivo Municipal em Vilar de Murteda .vilar_murteda

O Presidente da Câmara, José Maria Costa, e o Vereador e Vice-presidente, Vitor Lemos, estiveram na freguesia de Vilar de Murteda para uma reunião de trabalho com o executivo da junta de freguesia local. Na ocasião, o edil visitou algumas das obras em curso na freguesia e avaliou algumas das ambições da Junta de Freguesia.

A visita a Vilar Murteda, que se insere num conjunto de visitas que o Presidente da Câmara tem vindo a fazer desde o início de mandato nas quarenta freguesias do concelho, passou por uma reunião de trabalho, seguindo-se a visita às obras de beneficiação e alargamento do cemitério da freguesia.

Os autarcas visitaram também as obras de beneficiação do caminho do Casal, que serve todo o interior da freguesia, e analisaram, com os membros da Junta de Freguesia, o processo de conclusão dos balneários do polidesportivo, cuja primeira fase está já concluída. Neste sentido, o vereador Vitor Lemos, com o pelouro do Desporto, avançou que irá procurar integrar a conclusão deste equipamento naqueles que serão os projectos previstos para 2011/2012.

Recorde-se que a Câmara Municipal tem também em curso protocolos de colaboração com as quarenta freguesias do concelho no valor total de cerca de 1.5 milhões de euros, a entregar mensalmente para diversos melhoramentos da iniciativa das freguesias e a limpeza de caminhos municipais que permitem às freguesias avançar com investimentos próprios, mas também para iniciativas como gestão e conservação de espaços públicos, a beneficiação de infra-estruturas e equipamentos na área do centro cívico da freguesia e a conservação da sinalização das freguesias..

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:15



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D



Favoritos