Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AFIFE DIGIT@L jornal on-line de Afife

NOTICIAS LOCAIS E REGIONAIS ACTUALIZADAS SEMANALMENTE AOS SÁBADOS ÀS 21h30 ........ e-mail: afifenoticias@sapo.pt

Executivo faz voto de pesar pelas vitimas do acidente de viação e naufrágio.

Foi aprovado ontem, dia 4 de Maio, em reunião de câmara, um voto de pesar pela perda dos cinco emigrantes da zona de Caminha e um neto já nascido em França no acidente de viação, numa auto-estrada perto de Bordéus, e pelo Caminhense vitima de um naufrágio numa pequena embarcação junto a praia de Moledo.

O concelho de Caminha vê-se assim confrontado com mais duas tragédia, depois de há pouco tempo ter perdido os pescadores do pesqueiro "Ana da Quinta". "Gostaria de reiterar aqui publicamente o profundo pesar que todos sentimos neste momento e deixar uma palavra de solidariedade para a família pela perda destes nossos conterrâneos", afirmou a Presidente da Câmara, Júlia Paula Costa.

Na reunião foram ainda aprovados subsídios para a Comissão de Festas de São Gonçalo, de Dem, e para a Fábrica da Igreja Paroquial de Santiago de Cristelo.

Também foi aprovada a designação do júri que conduzirá os procedimentos administrativos para a reabilitação do Cine-teatro Valadares.

 

Concelho de Caminha recebe três bandeiras azuis    .Concelho de Caminha recebe três bandeiras azuis

A Praia de Vila Praia de Âncora vai voltar a ter bandeira azul na próxima época balnear. A Praia mantém assim o galardão recuperado na época balneária anterior. Ao todo, o concelho de Caminha vai possuir três praias com bandeira azul: Vila Praia de Âncora, Moledo e Foz do Minho.

A praia de Vila Praia de Âncora tinha já conquistado o galardão Bandeira Azul da Europa na época balnear 2010 e este ano volta a estar no lote das melhores praias nacionais.

Este galardão distingue as praias com garantia de qualidade, segurança e com equipamentos de utilidade pública e que dão apoio à prática balnear. A Bandeira Azul é reconhecida internacionalmente como sinónimo de qualidade ambiental e turística. A ostensão deste galardão obriga ao cumprimento de regras e condições rígidas em matéria de qualidade da água, informação e educação ambiental, gestão ambiental e equipamentos.

Neste momento, também a Praia da Gelfa está a sofrer uma intervenção, no valor de 1.359.670,54 euros, que vai permitir dotar a praia das infra-estruturas necessárias para conseguir o galardão. Para este ano, a ARH considerou que ainda não estavam reunidas todas as condições para a apresentação da candidatura, deixando boas indicações para que na próxima época balnear possam ser quatro as praias com Bandeira Azul no Concelho.

 

 

 

 

Município e Suma lançam campanha de “Combate aos Monos”.Município e Suma lançam campanha de “Combate aos Monos”

O Município de Caminha, em parceria com a SUMA, está a promover uma campanha de sensibilização para acabar com os monos e os monstros nas ruas do concelho.

O serviço de recolha dos monos é gratuito e permite que as ruas se mantenham sempre limpas. O munícipe que queira desfazer-se de electrodomésticos antigos ou outros trastes deve apenas ligar para o 258 915 074 ou 258 915 075, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h. As recolhas são feitas às terças e sextas-feiras, directamente em casa da pessoa que efectuar o pedido.

Os munícipes são assim convidados a não abandonar as coisas imprestáveis na rua, para que o concelho de Caminha permaneça mais limpo e apresentável.

 

Pavilhões Municipais de Caminha e Vila Praia de Âncora vão ser requalificados.Pavilhões Municipais de Caminha e Vila Praia de Âncora vão ser requalificados

Os Pavilhões Municipais de Caminha e de Vila Praia de Âncora vão ser alvo de obras de requalificação. Trata-se de um investimento de 361.350 € e 410.434,20 € respectivamente, que vai ser co-financiado em 70% pelo FEDER.

Os pavilhões municipais de Caminha e de Vila Praia de Âncora têm servido o Município em diversas actividades, para além de albergarem uma enorme lista de actividades desportivas, servem também como palco de eventos culturais, como por exemplo os concertos de Mariza, da Floribella ou mais recentemente do grupo Deolinda. No Pavilhão de Caminha já decorreu também a 2ª fase do Campeonato Mundial de Andebol, corria o ano de 2003. Os edifícios estão ainda localizados em proximidade com as escolas e servem de apoio a várias actividades dos Agrupamentos do concelho.

Como as duas infra-estruturas estão a precisar de obras de requalificação, o Município de Caminha candidatou os projectos e conseguiu garantias de financiamento através do Programa Operacional Regional do Norte.

No que concerne ao Pavilhão Municipal de Caminha, o executivo pretende dotá-lo de melhores condições de natureza infra-estrutural, de modo a permitir a sua normal utilização. Assim, o pavilhão vai ser alvo de trabalhos de conservação, bem como vão ser criadas as condições necessárias para a recepção da comunidade escolar.

Os trabalhos de conservação consistem na correcção de patologias graves e infiltrações que o Pavilhão apresenta e que impossibilitam o seu uso.

Relativamente ao Pavilhão Municipal de Vila Praia de Âncora, o executivo vai proceder à sua ampliação e requalificação. Deste modo, o Pavilhão vai ser alvo de trabalhos conservação, de modo a serem eliminadas patologias graves e infiltrações. Segundo o projecto, ainda vão ser criados seis novos balneários, recepção e acesso reservado ao recinto desportivo dos alunos das várias escolas e piscinas Municipais que existem na proximidade.

Ambas as candidaturas foram apresentadas e aprovadas pelo Eixo prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial, do Programa Operacional ON.2 - O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013 (QREN)), no âmbito dos "Equipamentos para a Coesão Local", e que se integram no objectivo específico "Qualificação dos serviços Colectivos Territoriais de Proximidade", e são co-financiadas em 70%, do valor elegível, pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), sendo a restante quantia suportada pela Autarquia.

 

Município aposta na promoção da prática desportiva

Para além dos pavilhões municipais, o Município viu serem aprovadas outras candidaturas. O concelho de Caminha vai ter cinco novos polidesportivos.

As cinco candidaturas ao Programa Operacional Regional do Norte, relativas à construção de Polidesportivos nas freguesias de Lanhelas, Seixas, Riba de Âncora, Vilar de Mouros e Vila Praia de Âncora, foram aprovadas. O investimento representa um total de 508.999,47 euros, que vai ser co-financiado em 70% pelo FEDER.

Com a construção dos Polidesportivos, o Executivo pretende dotar o Parque Desportivo do Concelho com equipamentos de proximidade e de elevada qualidade funcional, permitindo assim a prática desportiva para todos os públicos. A proximidade com os estabelecimentos de ensino permitirá também que a comunidade escolar possa utilizar os Polidesportivos com maior regularidade, favorecendo assim a formação e educação desportiva.

À vista de todos, estão já as obras no Estádio Morber, em Caminha. No local onde antes se situava o campo de futebol, terão lugar agora a nova bancada, os balneários e serviços de apoio, passando o futuro campo relvado sintético para o local onde antes era o estacionamento. O projecto prevê ainda a criação de um novo parque de estacionamento na frente do estádio e mais junto à praia. Ao todo, trata-se de um investimento na ordem de um milhão de euros.

Atletas e entusiastas do Clube Desportivo Atlético de Caminha acompanham com ansiedade as obras no Estádio Morber, as quais depois de concluídas vão permitir a prática do futebol com mais dignidade. O Estádio Morber poderá vir a ser o palco de muitas vitórias, tais como os já renovados Campos Relvados do C.C.D. Ancorense e Âncora Praia FC.

Falando em vitórias, é impossível não mencionar também o complexo desportivo das Piscinas Municipais - Vila Praia de Âncora. Foi uma vitória para o concelho que ganhou uma infra-estrutura com óptimas condições para a prática desportiva de todos os munícipes e, em especial, dos pequenos grandes campeões que têm trazido troféus e taças das competições onde participam.

As Piscinas Municipais - Vila Praia de Âncora têm somado novas modalidades atrás de novas modalidades, proporcionando aulas distintas para as necessidades desportivas ou de saúde de cada munícipe.

Para a população que prefere o desporto ao ar livre, Caminha é também o concelho ideal. Pelo litoral do concelho, estão disponíveis ecovias que facilitam as caminhadas e os passeios de bicicleta. Exemplo disso é a Ecovia do Atlântico ou o Passadiço da Praia da Foz, que diariamente são o local predilecto para o desporto diário dos caminhenses.

Nos renovados Parques 25 de Abril em Caminha e Dr. Ramos Pereira em Vila Praia de Âncora também foi tida em conta a importância do desporto ao lar livre. Em Caminha, o Parque possui um mini-campo sintético que permite a prática de futebol, basquetebol ou voleibol, um campo de street basket e um parque infantil. Em Vila Praia de Âncora, o Parque inclui um PlaySpace com relva sintética e um Parque Infantil, há ainda equipamentos dirigidos às idades mais avançadas, bem como uma ecovia para caminhadas junto à praia.

Para além das obras executadas, o Município todos os anos apoios os clubes do concelho. O ano passado, por exemplo, foram disponibilizados transportes para deslocações a competições aos seguintes clubes: Sporting Clube Caminhense, Centro Cultural Desportivo Ancorense, Associação União de Caminha, Associação Caminha Jovem, ARA, Grupo Desportivo e Cultural de Venade, AMIR e Centro Cultural Desportivo Moledense, num total de 12.329 km.

O Município auxilia ainda os clubes do concelho através de subsídios, numa quantia anual que ronda os 150 mil euros a distribuir por mais de 15 clubes.

 

 Caminha disponibiliza Oleões para recolha de óleos usados.Caminha disponibiliza Oleões para recolha de óleos usados

A Câmara Municipal de Caminha está a colocar oleões em todas as freguesias do concelho. Trata-se de uma acção promovida pelo Município e pela Valorminho que visa proteger o meio ambiente.

Os oleões urbanos já estão a ser colocados. Os munícipes vão ter ao seu dispor quatro em Caminha, dois em Moledo e seis em Vila Praia de Âncora. Nas restantes freguesias, vão ser instalados oleões de superfície. Assim, em pouco tempo, o concelho inteiro vai possuir locais para depositar o óleo usado.

Para fazê-lo de forma cómoda, fácil e limpa, basta entornar o óleo numa garrafa. Para isso, vai ser entregue um funil a cada família. As garrafas, depois de bem fechadas, devem ser depositadas no oleão mais próximo.

O depósito do óleo usado no oleão evita a descarga de óleos alimentares nas ETAR's e o posterior entupimento de condutas. Para além disso, a recolha do óleo, permite a transformação em biodiesel, o que reduz a nossa dependência externa em combustíveis fósseis e significa um eventual redução na taxa de resíduos depositados em aterro.

Ao deixar o óleo no oleão, está a limpar a sua casa e as águas concelhias, está a proteger o ambiente e a cuidar do futuro.

Esta é uma campanha da Câmara Municipal de Caminha em parceria com a Valorminho.

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub