As Piscinas Municipais - Vila Praia de Âncora completam um ano de existência. O equipamento desportivo conquistou cerca de 1500 utentes assíduos e conta com cerca de 2300 utentes inscritos.
Neste momento funcionam nas Piscinas Municipais - Vila Praia de Âncora diversas modalidades desportivas, adaptadas às diferentes idades e necessidades dos frequentadores.
"O balanço de um ano não podia ser mais positivo"
"A crescente afluência de utentes ao complexo desportivo demonstra as lacunas que ele veio suprir. Além disso, tem sido bom poder contar com técnicos esforçados que se têm empenhado em dinamizar as diversas aulas, com qualidade e profissionalismo", refere Flamiano Martins.
O vereador da Câmara Municipal de Caminha com o pelouro do Desporto acrescenta: "os vários eventos como os Aqua Open Day têm criado uma ligação de maior intimidade com os munícipes que puderam neste dias frequentar e experimentar as Piscinas e respectivas modalidades e o balanço de um ano não podia ser mais positivo, por isso, no futuro não pretendemos parar e as modalidades vão continuar a acompanhar as novas tendências do desporto, para que os munícipes possam frequentar as aulas com as técnicas mais actuais, mais divertidas e com resultados visíveis para a saúde de cada um."
É também nas Piscinas Municipais - Vila Praia de Âncora que treina o Clube Desportivo Ancorensis/Serralharia Ribeiro, cujos atletas têm arrecadado vários prémios e têm feito exibições fantásticas. "Há verdadeiros campeões no concelho e é preciso dar-lhes condições para evoluir cada vez mais, como forma de recompensa pelo empenho e pelos bons resultados", rematou o vereador Flamiano Martins.
Piscinas promovem actividades para todos
As actividades promovidas pelas piscinas abrangem todos os públicos. Estão neste momento activas 22 turmas de hidroginástica e 12 de hidrobike. Ioga tem uma turma e a mais recente modalidade versada para as pessoas com mais idade, o fitevibe, já conquistou utentes para formar duas turmas.
O equipamento desportivo disponibiliza ainda aulas de natação. Nesta área, há 5 turmas para bebés e seis turmas a usufruir apenas do parque aquático para ambientação com o meio. Os mais crescidos formam 10 turmas de nível A, 7 turmas de nível B, 4 turmas de nível C e 2 turmas de aperfeiçoamento de técnica.
Os campos de squash e de ténis tiveram cerca de 450 utilizações.
Para que todos estes serviços estejam assegurados, o complexo desportivo tem um conjunto de funcionários especializados. Também as lojas estão todas ocupadas, dinamizando o espaço comercial das Piscinas Municipais. Brevemente devem abrir o SPA e a Clínica de Reabilitação com ginásio.
A Câmara de Caminha está a intervir na Rua da Trindade, em Âncora. Em breve, os ancorenses vão poder contar com uma rua mais larga e com melhores condições de circulação automóvel. Esta obra vai custar cerca de 45 mil euros.
Dos trabalhos fazem parte o alargamento e pavimentação, o que vai fazer com que a circulação automóvel seja feita nos dois sentidos sem dificuldades, o que não acontecia até agora, pois a via era bastante estreita. Para que esse alargamento seja possível é necessário demolir o muro que delimita a rua e está a ser construído um novo.
A Câmara aproveitou ainda este alargamento para melhorar a rede de drenagem de águas pluviais, contribuindo para a qualidade de vida dos ancorenses que aí habitam, já que se trata de um acesso a várias habitações.
No sentido de melhorar a circulação automóvel, a Câmara Municipal interveio também na Rua do Corgo, em Vilarelho. Aqui, os funcionários camarários procederam à demolição do muro existente e construíram um novo, mais recuado, garantindo uma maior segurança aos automobilistas.
Recorda-se que se tratava de uma curva muito apertada, sem visibilidade, logo muito perigosa. Agora com a construção deste novo muro, a condução passa a ser mais segura. Os funcionários procederam ainda ao ajardinamento do espaço.
Até ao dia 31 de Dezembro, a ligação de saneamento na freguesia de Cristelo e nas zonas de ampliação da rede existente em Seixas, continua com uma redução de 50%.
Esta medida foi aprovada pelo executivo na reunião de Câmara do passado dia 4 de Maio. Assim, até ao dia 31 de Dezembro, os munícipes de Cristelo e de algumas zonas da freguesia de Seixas, nomeadamente os que habitam nas ruas do Vale e da Boalheira, podem efectuar a ligação das suas casas à rede de saneamento com 50% de desconto.
Esta medida insere-se na política de qualificação ambiental do Concelho, que incluiu a dotação da freguesia de Cristelo e de algumas zonas da freguesia de Seixas com uma moderna rede de saneamento.
A Estrada da Cavada, em Vilar de Mouros, apresenta melhores condições para a circulação automóvel e permite uma melhor qualidade de vida aos seus habitantes. A intervenção permitiu melhorar a rede de abastecimento de água e a pavimentação da via. Também foi implementada a 1º fase da rede saneamento, num investimento total de 285.245,64 euros.
A Câmara Municipal de Caminha procedeu a uma intervenção de fundo na estrada da Cavada em Vilar de Mouros.
Os trabalhos englobaram a rectificação do piso e respectiva pavimentação ao longo dos 1.620 metros, bem como a remodelação da rede de abastecimento de água, que era antiga e não tinha capacidade para fornecer em boas condições todos os munícipes. A Câmara ainda procedeu ao seu reperfilamento, de modo a garantir o fornecimento de água em boas condições de pressão e o escoamento das águas pluviais, que causavam periodicamente problemas aos residentes.
A remodelação da rede de abastecimento de água e pavimentação o investimento representou um investimento de 198.358,14 euros, co-financiada em 80% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), sendo a restante quantia suportada pela Autarquia.
Posteriormente, no âmbito desta empreitada, a Câmara decidiu avançar com a 1ª fase do saneamento naquela freguesia, orçada em 86.887,50 euros. Que vai permitir melhorar o sistema de saneamento da freguesia. Quando a restante rede de águas residuais domésticas estiver concluída, a população já vai poder solicitar a ligação à rede.
Também esta intervenção é co-financiada em 80% pelo FEDER, no âmbito do contrato de delegação de competências com subvenção global celebrado entre a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte e a Comunidade Intermunicipal do Minho Lima (CIM Alto Minho), sendo a restante quantia suportada pelo Município.