Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





vIANA

por afifenoticias, em 28.05.11

 

.

Chaves de Viana” entregue hoje a agentes turísticos do concelho .aphort

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a APHORT - Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo entregaram hoje, numa cerimónia no Salão Nobre da Câmara Municipal, o diploma do curso “Chaves de Viana” a agentes turísticos do concelho, nomeadamente recepcionistas dos estabelecimentos de alojamento turístico e empregados da hotelaria, empresários e quadros superiores de estabelecimentos de restauração.

A iniciativa conjunta teve como objectivo oferecer um curso que possibilite melhorar a qualidade do serviço turístico, no domínio do atendimento e da informação, dotar os que trabalham no sector de conhecimentos e competências para prestar informação turística, aconselhar e promover o concelho e a região junto dos clientes, criando  uma rede informal de «postos de informação turística».

Por isso, os destinatários são recepcionistas dos estabelecimentos de alojamento turístico e outros empregados que contactam com os clientes e ainda empresários e quadros superiores dos estabelecimentos de restauração, em particular os que contactam com os clientes.

O curso teve uma componente teórica para formar os agentes para que saibam informar e difundir a oferta turística do concelho e orientar o turista na sua tomada de decisão, com duração de 25 horas, assegurada por formadores da APHORT; e uma componente prática que visa a aplicação dos conhecimentos obtidos e inclui a visita aos principais pontos de interesse turístico de Viana do Castelo com duração de 16 horas.

Hoje, na sessão de entrega dos diplomas a cada participante, foi entregue também um dossier com material de informação turística do concelho, tendo o Presidente da Câmara, José Maria Costa, sublinhado a importância da iniciativa para a criação de uma cidade mais atractiva em termos turísticos e para a sustentabilidade da economia local. Já para o presidente da APHORT, Rodrigo Pinto Barros, o turismo é um pólo de desenvolvimento concelhio de Viana do Castelo, pelo que a concretização do projecto irá “habilitar a que respondam às primeiras perguntas de muitos dos turistas”.

 

Casa dos Nichos inaugura exposição interactiva permanente .

A Casa dos Nichos, uma das mais antigas e emblemáticas edificações da cidade e agora ocupada pelo Núcleo Museológico de Arqueologia, vai abrir ao público a nova exposição permanente no dia 01 de Junho (Dia Mundial da Criança), às 14h00. A mostra reúne algumas das mais representativas peças arqueológicas descobertas no concelho e integra agora atractivos jogos didácticos e informação mais adequada aos diferentes níveis etários e escolares.

A nova exposição permanente da Casa dos Nichos pretende ser demonstrativa da evolução histórica, social e tecnológica, ocorrida desde a Pré-História até à Idade Média, no espaço geográfico que constitui o território de Viana do Castelo. Apoiado num renovado, apelativo e pedagógico discurso expositivo da responsabilidade do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal, este espaço museológico pretende proporcionar ao visitante um contacto directo com a história de Viana do Castelo, através dos diversos artefactos e utensílios, como forma de o ajudar a compreender as pessoas e as sociedades que, ao longo dos tempos, o habitaram.

 

Em causa estão, por exemplo, os primitivos seixos talhados, os artefactos em pedra polida do Neolítico, os típicos machados da Idade do Bronze, as características cerâmicas e mós manuais da Cultura Castreja da Idade do Ferro e as cerâmicas importadas, as ânforas e os objectos de adorno em bronze, que caracterizam a economia monetária do Período Romano.

 

Na Casa dos Nichos, o visitante tem também acesso a uma extensa base de dados, na qual pode pesquisar diversas informações sobre os sítios, os monumentos e o espólio arqueológico, assim como aceder a um roteiro virtual e ao visionamento de um filme sobre a história e a arqueologia do concelho. Os mais novos, podem ainda ter acesso a atractivos jogos didácticos e a diversa informação, apresentada em formato adequado aos diferentes níveis etários e escolares.  

 

Recorde-se que a Casa dos Nichos, reabilitado em 2008, é assim conhecida por ostentar na sua fachada duas esculturas em alto-relevo, abrigadas por dosseletes (ou nichos), que representam cenas da Anunciação, de inspiração gótica e cronologicamente datáveis do século XV. A sua localização, a riqueza decorativa e o seu carácter religioso, levaram a que alguns historiadores, com base mais na tradição popular e na intuição do que em registos documentais concretos, tenham defendido que aqui funcionou, entre os séculos XV e XVI, a Confraria dos Mareantes, à época, uma das confrarias mais importantes do País.

 

Ampliação da rede de águas e saneamento em Viana do Castelo .

A Câmara Municipal, através da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, vai apresentar candidaturas no valor global de cerca de quatro milhões de euros para a ampliação da rede de águas residuais e pluviais em várias freguesias do concelho. Esta candidatura, a apresentar ao ON2 – Programa Operacional da Região Norte “Ciclo Urbano da Água”, inclui as freguesias de Carreço, Afife, Alvarães, Chafé, Santa Marta de Portuzelo, Perre e Vila Franca.

 

Assim, a autarquia vai poder investir na ampliação da rede de águas residuais e abastecimento de água em Afife, Chafé, Carreço e Alvarães; na ampliação da rede de águas residuais e pluviais de Santa Marta de Portuzelo; na quarta fase da ampliação da rede de água e águas residuais de Vila Franca e na terceira fase da ampliação da rede de águas residuais de Perre.

 

O objectivo destas candidaturas é melhorar a qualidade de vida das populações e promover a melhoria de um conjunto de parâmetros e indicadores de performance ambiental da NUT III Minho-Lima. O domínio Ciclo Urbano da Água visa, nomeadamente, promover a melhoria dos níveis de atendimento, de qualidade, dotando o território de infra-estruturas e serviços ambientais e de saneamento básico capazes de atingir um nível de atendimento, de qualidade e proximidade aceitáveis, bem como promover um desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população estabelece como meta atingir 95 por cento da população de água e 90 por cento em saneamento de águas residuais.

 

 

 

Serviços Municipalizados melhoram qualidade do serviço de água

 

Os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico (SMSBVC) estão a proceder a empreitadas em diversas ruas para melhorar a qualidade. Em causa estão intervenções na Rua Francisco Sá Noronha, Largo das Necessidades, Rua Campos Monteiro, Rua Ramalho Ortigão e Rua Rubens Leitão, referentes à remodelação da rede de abastecimento de água e que permitirão a redução de perdas na rede de distribuição de água.

 

Estas empreitadas tem como objectivo melhorar a qualidade de serviço, eliminar as falhas de abastecimento e inserem-se numa medida mais alargada de melhoria da qualidade de serviço e que tem tido intervenções em diversos locais, tais como Darque, Meadela, Vila Franca, Perre, S. Romão de Neiva e brevemente em Santa Marta, Alvarães e Chafé.

 

 

A Minha Terra é Viana” coloca 20 grupos Viana do Castelo a dançar na Praça da Liberdade .

 AGFAM – Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho e a VianaFestas promovem, no próximo sábado (28 de Maio) na Praça da Liberdade, o espectáculo “A Minha Terra é Viana – Sons da Tradição”. A iniciativa integra 20 grupos folclóricos e mais de uma dezena de associações culturais e tem o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Este será um espectáculo único que junta centenas de elementos oriundos de vinte grupos folclóricos e de mais dez associações culturais para um espectáculo pleno de cor e alegria. Durante o espectáculo, serão desenvolvidas actividades da tradição do quotidiano vianense de há algumas décadas tais como: a poesia dos nossos maiores, a procissão, as novenas, as bandas de música, a apresentação de trajes na função (trabalho e festa), o arraial com gaiteiros e zabumbas, gigantones (no Bailado à Virgem) e cabeçudos, danças, cantigas a música e o varrer da festa com do jogo do pau.

 

O principal objectivo deste espectáculo é prestar um tributo aos distintos Etnógrafos, Folcloristas e visitantes da Viana, pelo seu legado e será uma oportunidade única para ver, em simultâneo, actuações dos principais grupos de Viana do Castelo.

 

 

Preto no Branco – as faces do tabagismo” para comemorar Dia Mundial Sem Tabaco .

 

 

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete Cidade Saudável, vai promover a exposição “Preto no Branco – as faces do tabagismo”, entre os dias 27 e 31 de Maio, nos antigos Paços do Concelho. A exposição inclui a avaliação da função respiratória aos interessados e visitas guiadas por profissionais de saúde.

 

A mostra, que estará aberta ao público das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, disponibiliza à população a avaliação da função respiratória através da realização de espirometrias e medição do monóxido de carbono em fumadores e a possibilidade de serem realizadas visitas guiadas por profissionais de saúde, mediante marcação prévia, junto do Gabinete Cidade Saudável (apoio.csaudavel@cm-viana-castelo.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ; 258 809377).

 

 A Exposição “Preto no Branco – as faces do tabagismo” surge no âmbito da Comemoração do Dia Mundial Sem Tabaco, dia 31 de Maio, promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sob o tema “A Convenção - Quadro para Controle do Tabaco". Esta Convenção - Quadro constitui o primeiro tratado negociado sob os auspícios da OMS, adoptada por 172 países e representa um grande avanço em termos de saúde pública mundial no controlo da epidemia do tabaco.     

 

Esta iniciativa resulta da parceria com a Fundação Portuguesa do Pulmão com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e surge da necessidade de destacar a importância da prevenção e da cessação tabágica como factor determinante na saúde, seguindo os princípios orientadores para a promoção da saúde da comunidade, propostos pelo movimento das Cidades Saudáveis da OMS.

 


A OMS recomenda seis medidas chave para reverter a epidemia do tabaco, a ser adoptada por todos os países, tais como: vigiar o consumo de tabaco e as politicas de prevenção; proteger as pessoas do fumo de tabaco ambiental; promover a cessação tabágica e tratar adequadamente os dependentes de tabaco; advertir sobre os perigos do tabaco; fazer cumprir a proibição de toda a publicidade, promoção e patrocínio de produtos de tabaco e medidas fiscais mais duras.

 

A mensagem fundamental da OMS é reafirmar que os países devem aplicar integramente as orientações do tratado, de modo a proteger as gerações presentes e futuras das devastadoras consequências sanitárias, sociais, ambientais e económicas que o consumo e exposição ao fumo de tabaco provocam.

 

Novas instalações da Junta de Freguesia de Afife .        

 

 

 

 

O Presidente da Câmara inaugurou as novas instalações da sede de junta da freguesia de Afife, situadas na estação de caminho de ferro de Afife. Este novo espaço, que alberga também um posto dos correios, tem o apoio da Câmara Municipal e permite tornar mais centrais as valências da autarquia.

 

Assim, a antiga estação de caminhos-de-ferro foi refuncionalizada para albergar a sede da Junta de Freguesia e o posto dos CTT da freguesia, num investimento da Junta de Freguesia apoiado pela Câmara Municipal que permitiu recuperar e adaptar um edifício sem utilização.

 

Para o Presidente da Câmara, as novas instalações da Junta de Freguesia estão agora numa zona central da freguesia, permitindo melhor acessibilidade aos cidadãos e também a recuperação do património do património ferroviário para funções de apoio aos cidadãos.

 

Recorde-se que ainda recentemente o Presidente da Câmara tinha visitado a freguesia, onde reuniu com o executivo da Junta de Freguesia local e visitou alguns dos recentes investimentos efectuados na freguesia, nomeadamente uma passagem pela recentemente inaugurada escola do ensino básico e pelas obras do Casino Afifense. Esta visita estava integrada, recorde-se, num conjunto alargado de visitas a todas as freguesias do concelho e incluiu uma passagem pela recentemente inaugurada escola do ensino básico e pelas obras do Casino Afifense.

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:00



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D

CONTADOR

estatisticas gratis


geo-visitas




Favoritos