Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Caminha

por afifenoticias, em 25.06.11
 
Festa do Mar e da Sardinha para visitar até domingo.
Festa do Mar e da Sardinha para visitar até domingo

A Festa do Mar e da Sardinha, em Vila Praia de Âncora, termina no próximo domingo. A edição de este ano está a superar as expectativas, quer ao nível de visitantes, quer ao nível de animação e até mesmo das exposições.

Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Caminha e da Ancoreventos. Na abertura o evento ainda contou com a presença da Presidente da Câmara, Júlia Paula Costa, na abertura oficial.

O certame que este ano conta com a sua 4ª edição tem crescido de ano para ano, sendo hoje considerado uma referência no Alto Minho. Apesar da pouca idade, este reconhecimento deve-se sobretudo à aposta na mostra gastronómica, que fez de Vila Praia de Âncora a capital da sardinha e tem lançado no mercado algumas especialidades culinárias.

O ano passado a Festa do Mar e da Sardinha deu a conhecer a 'sardinha doce' e, este ano, apresenta a 'petinga doce' e os 'mimos de sardinha'.

Na área cultural esta edição do certame destaca a Mostra Transfronteiriça de Embarcações Tradicionais, que inclui uma exposição a seco de embarcações tradicionais portuguesas e espanholas e um Painel Fotográfico, representativo dos Portos de Mar e embarcações tradicionais do Norte de Portugal e Galiza, que decoram a parte exterior da tenda.

A exposição "Homens de Fé", de Carlos Castro e Carlos Vilas Boas, é outra das atracções do evento. Esta mostra retrata, através da manifestação religiosa, a identidade cultural da vila piscatória de Vila Praia de Âncora, nos momentos de fé vividos na procissão naval de Nossa Senhora da Ínsua, que se realiza desde 1959, e na procissão religiosa em honra da padroeira das gentes do mar - Nossa Senhora da Bonança.

Para além das exposições, na tenda estão vários restaurantes e tasquinhas, onde se podem provar os mais variados pratos de sardinha e mariscos, e dezenas de expositores, onde podem ser adquiridos os mais diversos artigos. À semelhança de edições anteriores, a Festa do Mar e da Sardinha conta com três dezenas de restaurantes aderentes, onde poderão ser degustadas todas as iguarias de sardinhas e mariscos.

A acompanhar a boa comida e os bons produtos a animação é constante, com destaque para as concertinas, cantares ao desafio e grupos de folclore.

 

Vila Praia de Âncora Stock Off de 1 a 3 de Julho.Vila Praia de Âncora Stock Off de 1 a 3 de Julho

Vila Praia de Âncora recebe a feira Stock Off de 1 a 3 de Julho. Durante três dias será possível comprar artigos de qualidade a preços mais atractivos. O certame realiza-se no Campo de Castelo e tem entrada gratuita.

Com abertura agendada para as 17 horas, o 'Vila Praia de Âncora Stock Off' visa potenciar o comércio local e atrair visitantes para o concelho.

O 'Vila Praia de Âncora Stock Off' conta com a participação de empresas do concelho e algumas de fora, mas também com a adesão de vários restaurantes e alojamentos do concelho. Na tenda gigante colocada no Campo do Castelo, com o oceano Atlântico como pano de fundo, os expositores vão escoar os produtos de colecções anteriores a preços mais baixos.

Além dos preços convidativos praticados dentro da tenda, os restaurantes e os alojamentos do concelho aderiram também e vão praticar descontos. É de salientar que os estabelecimentos aderentes estarão devidamente identificados.

O vereador Flamiano Martins salienta que "este certame é importante para a economia e turismo do nosso concelho. Por um lado, dá a conhecer o tipo de comércio que Caminha oferece, ajudando os comerciantes locais a escorem os seus produtos.  Por outro, é uma das estratégias para atrair cada vez mais visitantes ao nosso concelho".

 

Abertas inscrições para programa Voluntariado Jovem para as Florestas 2011.

 Abertas inscrições para programa Voluntariado Jovem para as Florestas 2011

O Município de Caminha aderiu mais uma vez ao Programa Voluntariado Jovem para as Florestas 2011, cujas inscrições já estão a decorrer. Este programa de vigilância das florestas decorre de 15 de Julho a 15 de Setembro.

O Programa Voluntariado Jovem para as Florestas 2011, cujas inscrições terminam em Agosto, resulta de uma candidatura apresentada pela Câmara de Caminha ao Instituto Português da Juventude (IPJ), I.P e Autoridade Florestal Nacional.

O Executivo camarário pretende, com o voluntariado jovem, preservar o património natural do concelho, com vista a reduzir os incêndios que todos os anos afectam a floresta concelhia.

À semelhança de anos anteriores, este programa dirige-se aos jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, que gostem da natureza e que tenham aptidão para desempenhar funções no âmbito da vigilância, com o propósito de salvaguardar as florestas dos perigos a que estão sujeitas sistematicamente.

Deste modo, os interessados podem inscrever-se na Delegação Regional do Instituto Português da Juventude de Viana do Castelo ou no Gabinete Técnico Florestal do Município de Caminha.

Em Caminha, os jovens voluntários irão desempenhar a vigilância fixa, em locais previamente definidos.

Incentivar a participação dos jovens no grande desafio que é a preservação da natureza e da floresta em particular, bem como reduzir o flagelo dos incêndios, através de acções de prevenção, são os grandes objectivos deste programa de voluntariado.

Como contrapartida da salvaguarda da floresta, os voluntários terão direito a um seguro de acidentes pessoais, a um subsídio diário e a material adequado, de modo a exercerem, da melhor forma possível, as suas funções.

Trata-se de uma iniciativa singular no contexto europeu que, em 2011, concilia os objectivos de três iniciativas internacionais, designadamente Ano Europeu do Voluntariado, Ano Internacional da Juventude e Ano Internacional das Florestas.

 

Polis Litoral adjudica projectos para valorização dos estuários do Âncora e Coura.Polis Litoral adjudica projectos para valorização dos estuários do Âncora e Coura
 Polis Litoral Norte adjudicou a elaboração dos projectos de execução da valorização paisagística e ambiental dos estuários dos rios Âncora e Coura. Os projectos vão ser desenvolvidos pelo gabinete Prospectiva.

A valorização paisagística e ambiental dos pequenos estuários localizados na área de intervenção da Polis Litoral Norte é uma das acções do eixo estratégico destinado a preservar e requalificar os valores naturais existentes no território.

Antes de avançar para a elaboração dos projectos, a Polis Litoral Norte encomendou à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto um estudo hidráulico e fluvial dos rios Âncora, Coura e Neiva. Este estudo teve por objectivo promover a reabilitação e valorização paisagística e ambiental das zonas estuarinas (em troços com cerca de 1,5 quilómetros), de forma a evitar os riscos de cheia e fomentar a divulgação e sensibilização do seu valor natural.

Uma equipa liderada pelo professor Rodrigo Maia fez o mapeamento dos leitos de cheia e uma avaliação ecológica e de caracterização dos habitats, tendo - com base nesses estudos - elaborado propostas gerais de intervenção para a reabilitação e valorização dos troços ribeirinhos em estudo.

É com base neste estudo que a equipa do gabinete Prospectiva vai agora fazer os projectos de execução da intervenção nos estuários dos rios Âncora e Coura. O projecto de execução para a intervenção no rio Neiva está a ser elaborado pela Câmara Municipal de Esposende.

 

Energie Music Vilar de Mouros dia 21 de Agosto.

 Energie Music Vilar de Mouros dia 21 de Agosto

O cartaz da 1ª Edição do ENERGIE MUSIC VILAR DE MOUROS foi ontem apresentado em conferência de Imprensa na Câmara Municipal de Caminha. No encontro marcaram presença o Organizador do Festival Miguel Rendeiro e o Vereador da Cultura da Cultura do Município, Paulo Pinto Pereira. 

O festival que se realiza a 21 de Agosto vai levar a Vilar de Mouros um total 50 bandas e projectos musicais, de sonoridades tão diversas como o reggae, o funk, a electrónica, o drum'n bass e o rock.

No PALCO ENERGIE, que se resume numa fusão de vários estilos musicais, destaque para o grande cabeça-de-cartaz, os franceses DUB INC., uma das mais aclamadas bandas reggae da actualidade, M.A.N.D.Y, WHO MADE WHO LIVE, POW POW MOVEMENT, OLIVETREEDANCE,  BURAKA SOM SISTEMA ( DJ'S/MC), LOPAZ & MIGUEL RENDEIRO, MARCELINHO DA LUA FEAT FERNANDA PORTO, RICHIE CAMPBELL, JOÃO DINIS E ALTERNATIVE SOUND SYSTEM.

No PALCO NOVAS TENDÊCIAS, dedicado a estilos mais alternativos, apresentam-se nomes como BENGA & MC YOUNGMAN, NETSKY, DJ HYPE & MC DADDY EARL, entre outros.

No palco Electrónica, o destaque vai para os dj's alemães Michael Mayer, Steve Bug, Dixon e Henrik Schwarz.

Finalmente no PALCO TRIBUTO A VILAR DE MOUROS a animação e a música ficarão a cargo de LET THERE BE ROCK, FERNANDO ALVIM, BORDEL, QUENTITOS, LES ENFANTS, MÚSICA DE SALTOS ALTOS, entre outras bandas revelação.

A 1ª Edição do ENERGIE MUSIC VILAR DE MOUROS, que se irá realizar com o apoio da Câmara Municipal de Caminha, promete revelar um conceito de festival totalmente inovador, transversal e alternativo.

Os 20 mil visitantes esperados vão poder sentir o espírito irreverente de uma grande festa ao ar livre fundir-se com o ambiente eclético e multicultural de um festival.

Serão 18 horas non-stop de concertos e muita animação num cenário paradisíaco, com o rio Coura e o verde da paisagem minhota como pano de fundo. O Festival estará organizado em 4 palcos: o PALCO ENERGIE, o PALCO ELECTRÓNICA, o PALCO TRIBUTO A VILAR DE MOUROS, que dará destaque ao rock e o PALCO NOVAS TENDÊNCIAS, para estilos mais alternativos. O recinto inclui ainda uma área VIP.

O ENERGIE MUSIC VILAR DE MOUROS, que tem como grande embaixador e patrocinador a marca de roupa italiana ENERGIE, espera receber 20 mil pessoas.

O apresentador Fernando Alvim será uma das figuras públicas que irá apadrinhar o festival. Sendo o seu principal sponsor uma marca de roupa, a organização do Festival irá desenvolver animações, passatempos e festas promocionais - ENERGIE OUTDOOR PARTY'S -, que vão reflectir este conceito de festival mais fashion, cool e vanguardista, aberto à moda e à cultura urbana.

 A organização do evento prevê um orçamento de 400 mil euros.

Os bilhetes terão o custo de 15€, se comprados antecipadamente, e de 20€ se adquiridos no próprio dia.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:00



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D

CONTADOR

estatisticas gratis


geo-visitas




Favoritos