Entronização da Confraria do Vinho Verde em Viana do Castelo .
A Confraria do Vinho Verde vai promover amanhã (dia 25 de Junho), a partir das 15h30, a Cerimónia de Entronização dos novos confrades no Auditório do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A sessão integra ainda um desfile pela cidade, uma missa na catedral e um jantar.
Viana do Castelo, eleita Cidade do Vinho 2011, acolhe assim um dos mais importantes eventos da Confraria de que faz parte como Confrade Protector desde a assinatura de um protocolo que visa aumentar a visibilidade dos vinhos verdes de Viana do Castelo e reforçar o papel do Município, afirmando o seu interesse e reconhecimento do papel estratégico do vinho verde na economia local e no enoturismo.
A Confraria dos Vinhos Verdes tem como objectivo o estudo, a promoção e a glorificação do Vinho Verde e tem vindo a reforçar e a aumentar a sua actividade regional, defendendo a genuinidade, tipicidade e prestígio do Vinho Verde, promovendo e defendendo a qualidade e imagem dos produtos da região e contribuindo assim para a afirmação do seu prestígio como Património Regional Milenar e uma cultura a preservar.
Para a Confraria, o vinho verde de Viana do Castelo é exemplo de grande qualidade e reconhecimento, constituindo um “notável embaixador do concelho, resultado de uma actividade vitivinícola que importa desenvolver, conjugando esforços de organização e promoção”.
Da Lista de Confrades constam diversos produtores e 35 marcas de vinhos verdes diferentes. Os confrades mecenas, onde se inclui o Município de Viana do Castelo, são a Comissão de Vitivinicultura dos Vinhos Verdes e as Câmaras Municipais de Amarante, Baião, Melgaço, Monção, Penafiel e Ponte de Lima.
Programa:
15h30/16h00 – Cerimónia de Entronização dos novos Confrades no Auditório do IPVC
18h00 – Desfile - Auditório IPVC;
Largo de S. Domingos – fotografia de grupo;
Rua Manuel Espregueira;
Rua da Picota;
Praça da Erva;
Rua do Poço;
Sé.
18h45 – Missa na Sé Catedral presidida pelo Sr. Bispo.
20h30 – Jantar
Interrupção de trânsito na EN302, em Perre .
Os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo, no âmbito da empreitada de ampliação da rede de abastecimento de água e saneamento, informam que o trânsito no Lugar de Vieito (Perre) estará interrompido entre os dias 27 de Junho e 01 de Julho.
Este corte de uma semana junto às curvas do Chimorro (Perre) para a realização da travessia de águas residuais tem como alternativa a EN 302-1 entre Santa Marta de Portuzelo e Lugar da Madorra (Perre).
Assinada declaração de apoio à candidatura do Centro Cultural .
Os dez presidentes das Câmaras Municipais da CIM Alto Minho assinaram a declaração de apoio à candidatura que irá permitir o financiamento do Centro Cultural de Viana do Castelo | Coliseu. Na sessão, os autarcas salientaram a coesão dos municípios e a importância supra-municipal do equipamento cultural.
Na declaração, onde se pode ler que o centro irá “assumir o papel de vértice do sistema de equipamentos culturais do Alto Minho”, é assinalado que poderão ser agora programados eventos de maior dimensão. Este documento sublinha que compete aos vereadores da cultura e ao serviço técnico da CIM preparar uma proposta a submeter ao Conselho Executivo de um plano estratégico para os eventos culturais e criar condições para uma programação conjunta mobilizando todos os equipamentos existentes e aqueles que irão ser disponibilizados a curto prazo, no prazo de três meses.
Com a declaração é ainda prestado “apoio unânime à candidatura a financiamento do Centro Cultural de Viana do Castelo e às iniciativas em preparação que visam suprimir carências locais ou sub-regionais, e permitirão o reforço de funcionamento em rede dos equipamentos culturais do Alto Minho”.
Recorde-se que o Centro Cultural de Viana do Castelo | Coliseu foi desenhado pelo Arquitecto Eduardo Souto Moura, recentemente galardoado com o Prémio Pritzker, e está inserido numa área nova da cidade que compreende ainda os edifícios administrativos e Praça da Liberdade da autoria do Arquitecto Fernando Távora, e a Biblioteca Municipal desenhada por Álvaro Siza Vieira.
Este espaço, vocacionado para eventos culturais e desportivos municipais e supra-municipais, tem uma área de implantação de 3.792 metros quadrados com 70,1 metros de cumprimento, 54,1 metros de largura e 9,12 metros de altura. Situado junto ao rio Lima, estará preparado para acolher eventos de grande dimensão como festivais de música, concertos, cinema, congressos, exposições e feiras.
A capacidade do equipamento é de cerca de duas mil pessoas, podendo o número aumentar para 2700 nos casos de concertos musicais em que se assiste em pé. Para congressos e espectáculos, terá um palco com 15 por 5 metros, com capacidade de extensão até 15 por 15 metros, de acordo com as necessidades específicas de cada evento.
Do projecto, ressalta ainda os acessos principais nos topos norte e sul, um interior amplo e permeável com acesso de visão sobre o Rio Lima, nomeadamente no piso de entrada, revestido a vidro.
A empreitada do Centro Cultural |Coliseu foi adjudicada a 21 de Dezembro de 2007, tendo sofrido diversos revezes, nomeadamente com problemas financeiros de uma das empresas construtoras e a suspensão temporária efectivada em Fevereiro deste ano. Depois de envidados todos os esforços, a Câmara Municipal e a CIM Alto Minho candidatam a fundos comunitários esta estrutura, cuja declaração de apoio se assinou hoje.
Gabinete de Apoio ao Micro-Empresário permitiu criar duas novas empresas .
O Gabinete de Apoio ao Micro-Empresário (MVC Micro Empresário), criado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Associação Nacional do Direito ao Crédito, já permitiu criar duas novas pequenas empresas em Viana do Castelo. Em causa está uma empresa de assessoria de imprensa e outra de design gráfico e ilustração que contaram com o apoio técnico e financeiro do MVC–Micro Empresário.
Até ao momento, foi criada uma empresa que orienta a sua actividade para a assessoria de imprensa, disponibilizando um alargado e diversificado leque de serviços, nomeadamente a gestão on-line, da rede social e comercial, marketing e prospecção de mercado, conteúdos editoriais, promoção e desenvolvimento de conteúdos de vídeo e fotografia e comunicação e promoção de instituições de ensino ou eventos.
Outra das empresas criadas pretende atingir um variado leque de produtos (T-shirts, Stickers, pins, entre outros), baseado nos seus trabalhos como ilustrador e designer gráfico. As ilustrações, na sua totalidade, abordam ou satirizam algum tipo de contexto social, político ou económico actual, mas também se alarga a conceitos ou situações mais locais, ou seja, do distrito de Viana do Castelo.
Criado em Maio de 2010, o gabinete atendeu cerca de meia centena de pessoas, organizou informação e promoveu workshops, dois em Juntas de Freguesia e, por questões de introdução de novos públicos-alvo, no estabelecimento prisional de Viana do Castelo.
Com esta nova valência, a Câmara Municipal, através do Sector de Gestão de Espaços de Actividades Económicas, pretende promover a inserção de pessoas na comunidade, nomeadamente através do sucesso de projectos de micro-crédito, sendo que esta é mais uma das diversas iniciativas que pretendem apoiar o empreendedorismo em Viana do Castelo.
O acordo de parceria tem em conta o impacto da situação financeira na economia real dos vianenses mas também a certeza de que a criação de emprego no sector privado é fundamental para a revitalização da economia. Em causa está o estímulo ao empreendedorismo através do acesso ao financiamento que apoia sobretudo desempregados, trabalhadores em regime precário, pessoas sem ocupação com uma boa ideia de negócio e que necessitem de um pequeno financiamento que não ultrapasse os dez mil euros.