MÊS DE JUNHO,FRACO EM VERANEANTES.
Abriu a época balnear em Afife a 1 de Junho e o balanço feito em relação aos primeiros 19 dias, é de reduzida afluência de veraneantes e esta redução, fez-se sentir especialmente nas praias principais da freguesia. Em termos de afluências, foram registados picos no fim de semana prolongado de 10, 11 e 12, em que se cifrou em cerca de 200 pessoas em todas as praias, no dia 12, em que a praia da Ínsua, até foi aquela que maior numero de veraneantes teve. Esta praia tem sido aquela que de ano para ano, mais afluência tem registado, especialmente em dias de vento, já que é abrigada de norte, tal como acontece com as praias mais a norte, especialmente a Carrasqueira, Mós e Seixos, estas agora com melhor acesso por estrada, dado o trabalho efetuado pelos trabalhadores da Junta, que fizeram significativo corte na vegetação infestante que cobria o caminho a norte do da Folgosa e que assim facilita o acesso de viaturas ao parque dos salmões, que é o acesso mais rápido para estas praias.
No entanto aqui, só falta um corte na vegetação que cobre o passadiço de acesso ás praias. Com todos os apoios de praia a funcionar, de certa maneira não se justifica que a época tenha sido aberta no primeiro dia de Junho, dado não haver movimento nas praias e a abertura a 15 de Junho, como acontecia anteriormente, até será a mais ajustada, pois coincide com o inicio das ferias escolares e a partir daqui, é que as praias começam a ter mais afluência de veraneantes. Para os concessionários das praias, o negocio tem sido o pior,é que comentam que o mês de Junho e mesmo até meados de Julho,o negocio não dá para a despesa, porque há dias de vento, que retiram logo as pessoas de ir à praia e depois é a crise que dizem se fazer sentir e a fraca afluência.
Quanto aos balnearios nas praias da Arda e Caracol, tomar um banho, custa 50 centimos, situação esta que já motivou protestos por parte dos praticantes de surf e outros desportos de agua, que se praticam na praia da Arda especialmente e no local ouvimos até alguns dizer que passariam a frequentar a praia de Ancora, já que aí não se paga nada para tomar banho.
26-06-11
ANI