CELEBRAÇÕES RELIGIOSAS DE SANTO ANTÓNIO EM AFIFE.
Foram cumpridos todos os pontos das celebrações religiosas que normalmente fazem parte das festas de Santo António em Afife e o povo até participou de maneira muito aproximada aquela que acontece sempre que a festa tem a sua parte mais profana.
Assim o domingo teve a Missa solene na Igreja paroquial e a procissão eucarística ao Cruzeiro, na qual se inclui a Cruz da freguesia, varias bandeiras e o palio. Para esta procissão, há aqui a referenciar o trabalho dos moradores do Lugar do Cruzeiro, que sempre fazem questão em fazer um tapete de flores, para a procissão passar, assim como colocar colchas nas janelas das casas por onde passa a procissão.
Para finalizar todas estas celebrações, teve lugar a procissão solene, pelas 16h00,mas antes foi o receber da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Caminha, que deu entrada no Largo Tomas Pinto e desfilou até à igreja. Aqui só foi registada uma alteração, é que quando se realiza a festa, para receber e acompanhar a fanfarra ou banda de musica, vai sempre toda a comissão, mas como este ano não havia festa por falta de comissão, foram algumas jovens vestidas com os trajes de luxo da freguesia que fizeram a receção e o acompanhamento da fanfarra.
A procissão, com os seus oito andores e alguns figurados, seguiu para a capela do monte, e na qual se incorporou o presidente da Junta.
Pode-se dizer que esta não teve aquele acompanhamento que acontece quando se realizam as festas, mas aproximou-se bastante.
No final e porque apenas havia o bar a funcionar, as pessoas foram regressando, até porque o vento de norte, não convidava nada a permanecer no monte,é que agora sem arvores, o monte tornou-se bastante mais frio, quando sopra de norte. Não há duvidas que a parte profana, faz falta e não deve estar separada da parte religiosa, já que ambas atraem muito mais gente ás festas, mas é altura de as pessoas se unirem e conseguir constituir uma comissão a tempo e horas de para o ano, voltarem a ser realizadas as mais importantes festas da freguesia.
25-06-11
ANI