Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





caminha

por afifenoticias, em 31.07.11
 
Em Agosto Caminha é animação.Em Agosto Caminha é animação

Caminha é um concelho muito procurado durante o período estival. Como já é habitual, o Município prepara um cartaz de animação rico e diversificado, que vá ao encontro de vários gostos. São muitos os concertos, festivais de folclore, festas e romarias, que vão animar as noites quentes de Agosto de quem cá mora e daqueles que elegem Caminha como destino de férias.

A Autarquia continua a apostar em bandas e músicos do concelho. Francisco Presa acompanhado de Nataly Tamargo; Big Band Lanhelas, Elsa Gomes, Paulo Baixinho, Tramadix, são exemplos da preferência do Município. O espectáculo Prata da Casa voltará também a animar uma das noites quentes de Agosto e promete apresentar as vozes promissoras do concelho.

As segundas-feiras voltam a ser preenchidas por Victorino d'Almeida e seus convidados. E, de 16 a 19 de Agosto, Caminha, Vila Praia de Âncora e Moledo apresentam mais uma edição do Festival Olá Caminha Blues Soul.  

O Festival Internacional de Folclore "O Mundo a Dançar" voltará a dar que falar no início do mês. E, Vila Praia de Âncora vai acolher a Festa da Europa com a promoção de vários espectáculos de 8 a 13 de Agosto.

Vilar de Mouros vai ser o centro das atenções no dia 21, com a realização do Energie Music Vilar de Mouros. Com 4 palcos a funcionar em simultâneo, este festival de música vai apresentar nomes como: Michael Mayer, Steve Bug, Pow Pow Movement, Henrik,  Schwarz, Dixon, Lopazz, entre muitos outros.

As várias festas e romarias que se realizam um pouco por todo o concelho também animarão os dias e as noites. Destacam-se as Festas Concelhias de Caminha em honra de Santa Rita de Cássia. Com um programa muito variado, as festas apostam na cultura tradicional, com destaque para as danças, os cantares, a música e os trajes.

A arte ocupa também um lugar de destaque em Agosto. Até dia 21 está patente a exposição Arte na Leira, na Casa do Marco, em Arga de Baixo. 

 
Município de Caminha assina protocolo para a promoção do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela.Município de Caminha assina protocolo para a promoção do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela

Caminha e outros nove Municípios assinaram um protocolo de parceria institucional para divulgação do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela. A autarquia pretende ainda a criação de um albergue para peregrinos em Caminha.

O Município de Caminha integrou o conjunto de Municípios que assinaram o Acordo de Cooperação Institucional para a investigação, promoção e dinamização do Caminho português da Costa para Santiago de Compostela. Para além de Caminha, também os Municípios de Esposende, Porto, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira e Valença aderiram à iniciativa.

A representar Caminha no Município de Esposende esteve Paulo Pinto Pereira, vereador com o pelouro do turismo.

Relativamente à criação de um albergue para os peregrinos, a Câmara Municipal de Caminha, a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo e a Santa Casa da Misericórdia de Caminha estão em conversações para a criação do albergue nas instalações da Santa Casa em Caminha.

O protocolo agora assinado visa formalizar o trabalho de parceria que já se vem desenvolvendo entre os municípios acima referidos com vista à Investigação Promoção e Dinamização do "Caminho Português da Costa" para Santiago de Compostela.

Assim, através deste protocolo pretendem-se alcançar vários objectivos, entre os quais se destaca o reconhecimento oficial do Caminho Português da Costa como itinerário de peregrinação; a dinamização do potencial Cultural e Turístico das peregrinações a Santiago de Compostela, fomentando assim o desenvolvimento económico, social e ambiental nos territórios atravessados por este traçado; o desenvolvimento de produtos identificados como estratégicos para esta região que permitam complementar a oferta existente, nomeadamente nas vertentes do Turismo de Natureza e Touring Cultural e Paisagístico.

Promover a colaboração intermunicipal materializada na concepção, gestão e implementação de um projecto de natureza Cultural, Ambiental e Turística, é outro dos objectivos.

 

Luiz Avellar é o primeiro convidado de Victorino d'Almeida no dia 1 de Agosto.Luiz Avellar é o primeiro convidado de Victorino d'Almeida no dia 1 de Agosto

Em Agosto, o Maestro Victorino d'Almeida é um dos destaques da programação de Verão em Caminha. Às segundas-feiras, o Maestro vai apresentar os seus ilustres convidados em Vila Praia de Âncora, Dem e Lanhelas, para mais uma tournée de Verão.

Este ano, a temporada começa já na próxima segunda-feira, dia 1 de Agosto, no Auditório do Centro Cultural e Social de Vila Praia de Âncora, às 22 horas.

Para abrir, o Maestro convidou o pianista Luiz Avellar. No dia 8, actuará com o Quarteto Lopes Graça, no Centro Cultural de Dem. A tournée termina na Casa da Torre, em Lanhelas, no dia 22 de Agosto. Aqui, o Maestro levará Nádia Sousa.

Este ano, os concertos do Maestro voltam a ter um cariz solidário e revertem para a mesma causa. Assim, cada espectáculo terá uma entrada de 5 € por pessoa, sendo que o valor angariado continuará a reverter para apoiar a aquisição de uma prótese para o mesmo jovem munícipe do concelho, que devido a um acidente de viação teve a necessidade de amputar um dos membros inferiores.

 

Caminhenses vão contar com um centro histórico renovado e com novos equipamentos culturais.Caminhenses vão contar com um centro histórico renovado e com novos equipamentos culturais

A requalificação do Cento Histórico de Caminha tem sido uma prioridade para o executivo camarário. Com esta aposta quer na reabilitação das principais ruas, quer na criação de equipamentos culturais, a Câmara pretende contribuir para a valorização e qualificação dos espaços públicos e do ambiente urbano.

Esta estratégia visa ainda potenciar o comércio e o turismo, reforçando que Caminha está nas rotas dos turistas que procuram o Alto Minho.

O investimento na recuperação do Centro Histórico de Caminha ultrapassa os 8 milhões de euros. Recorda-se que a Câmara requalificou a Torre do Relógio, o Chafariz do Terreiro, a Igreja da Misericórdia e a zona envolvente às Muralhas.

E, tem outros projectos em vias de serem executados, como a Casa-Museu Sidónio Pais, o Cine-Teatro Valadares, a Biblioteca Municipal e o programa de regeneração das ruas intitulado "Renovar Caminha".

Biblioteca Municipal de Caminha

Os caminhenses com a construção da nova Biblioteca Municipal terão à disposição um equipamento moderno, funcional, capaz de responder ao perfil dos novos utilizadores destes espaços. Esta obra vem colmatar uma lacuna existente e será um estímulo para a promoção do livro e da leitura.

Para além de ser uma obra importante para a diversificação e enriquecimento da oferta cultural no concelho, vai contribuir para a requalificação do centro histórico da vila de Caminha.

Na nova Biblioteca Municipal, as crianças terão à disposição uma sala multifuncional dedicada à leitura e as novas tecnologias e uma sala polivalente para actividades de grupo.

Esta divisão vai permitir realizar sessões de animação sem perturbar os restantes espaços de leitura. Já os adultos terão um espaço para a consulta de periódicos, e um outro multifacetado onde poderão consultar os documentos e utilizar o equipamento multimédia e informático.

Neste edifício poderão realizar-se conferências, apresentações de livros, entre outras actividades, pois terá um espaço polivalente, com lotação de 60 lugares sentados.

A nova Biblioteca de Caminha é um investimento de 1.842.972 euros, comparticipado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) em 80% do valor elegível (1.192.640 euros), sendo a restante quantia financiada pela Autarquia.

Cine -Teatro Valadares

A Câmara vai transformar o Cine-Teatro Valadares num equipamento moderno e polivalente, ao serviço da cultura e das artes. Com a requalificação do antigo Valadares, os caminhenses poderão voltar a assistir a peças de teatro e revista, sem terem que se dirigir aos grandes centros urbanos.

Para além do teatro, este equipamento é versátil, capaz de receber os mais variados tipos de espectáculos.

Este novo espaço terá ainda um serviço de bar, com ligação directa ao exterior, que poderá ser utilizado mesmo quando não decorram espectáculos.

Este projecto orçado em 1.213.220 euros, é co-financiado em 80% do valor elegível pelo FEDER, e a restante quantia é garantida pelo Município.

Recorde-se que a Câmara adquiriu o edifício, que pertencia a um privado, por 300 mil euros.

Museu Sidónio Pais

A construção do Museu Sidónio Pais é uma realidade que está cada vez mais próxima dos caminhenses. O projecto vai nascer nas ruínas da casa que outrora pertenceu ao primeiro Presidente da República eleito em Portugal.

A Câmara já elaborou o projecto e assinou um protocolo com o Museu da Presidência para a concretização do Museu dedicado à vida de Sidónio Pais.

Assim, Caminha terá à disposição mais um espaço ao serviço da cultura e da história caminhense para oferecer a quem nos visita. À semelhança da Torre do Relógio, também este será um espaço dedicado à história dos Caminhenses.

O projecto é da autoria do arquitecto Nuno Brandão Costa e está orçado em cerca de um milhão de euros.

Renovar Caminha

A Câmara está a requalificar, a valorizar e a modernizar o Centro Urbano da vila de Caminha, com a execução do programa "Renovar Caminha". Este programa visa reabilitar a vila de Caminha, com vista a melhorar o espaço urbano da vila e a vida dos caminhenses. Estas obras são também importantes para o desenvolvimento turístico do concelho.

Este programa inclui inetrrvenções em várias ruas do Centro Histórico de Caminha. Até ao momento, a Câmara já executou cerca de 30% das obras e prevê-se que até 2013 o programa esteja concluído.

Assim, algumas das ruas já estão executadas. São os casos da Rua da Corredoura e da Avenida São João de Deus. Outras estão em obra. É o caso do Parque de Estacionamento Sidónio Pais.

A Avenida Padre Pinheiro está em concurso público e brevemente a Câmara vai executar o Largo Sidónio Pais, a Avenida Saraiva de Carvalho e o Largo da Estação. Seguirão os concursos para a Rua Ricardo Joaquim de Sousa, o Largo Calouste Gulbenkian e o Largo Dr. Luís Fetal Carneiro.

O investimento nas ruas da vila de Caminha é de 2.857.138 euros, co-financiado em 70% do valor elegível, pelo FEDER, o que corresponde a 1.999.997 euros, e a restante quantia, 857 mil euros, é suportada pela Autarquia.

 

'O Mundo a Dançar' no dia 4 de Agosto.'O Mundo a Dançar'  no dia 4 de Agosto

'O Mundo a Dançar' está de regresso a Caminha. A Praça Conselheiro Silva Torres vai acolher a 26º edição do certame, que contará com a participação de grupos do Chile, Colômbia, Coreia e Rússia. O espectáculo realiza-se no dia 4 de Agosto, às 22 horas.

De 1 a 8 de Agosto, várias vilas do Alto Minho receberão os espectáculos de 'O Mundo a Dançar'. As exibições realizam-se em Caminha, Melgaço, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença e Vila Nova de Cerveir. No total são dez os espectáculos realizados por grupos folclóricos da Bielorrússia, Bolívia, Buriacia, Chile, Colômbia, Coreia, Portugal, Rússia e Togo.

No Centro Histórico de Caminha vão dançar 4 grupos: o Ballet Folklórico de Temuco - Bafote, do Chile; a Agrupación Artística Danzar, da Colômbia; o Kotti and Choi Sun Dance, da Coreia e, ainda, o Folk Dance Ensemble Stanica, da Rússia. São espectáculos com muita música, cor e luz, que dão a conhecer os diferentes mitos, crenças, histórias populares, lendas, tradições, cantigas, danças, trajes e costumes que fazem parte da riqueza cultural e patrimonial dos países que os dançarinos representam.

Sobre 'O Mundo a Dançar' Paulo Pinto Pereira, o vereador da cultura, realça "ser um dos melhores espectáculos que todos os anos proporcionamos aos Caminhenses e visitantes. Este festival é um das atracções do nosso cartaz cultural de Verão, já que todos os anos atrai ao Centro Histórico de caminha, centenas de forasteiros".

É uma iniciativa organizada pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.

 

Informação adicional

 

BALLET FOLKLÓRICO DE TEMUCO BAFOTE - CHILE

O Ballet Folklórico de Temuco foi fundado em 1992, realizando uma média de 50 actuações anuais, havendo anos em que ultrapassa as 100 actuações, conseguindo sempre ótimos comentários da crítica especializada.

Já percorreu praticamente todas as cidades do seu país e anualmente organiza uma Gala no Teatro Municipal de Temuco juntamente com grupos e artistas de grande prestígio nacional e internacional. Participa constantemente em vários programas da televisão nacional com difusão internacional.

A nível internacional, já participou cinco vezes na Argélia em conjunto com grupos de 18 países, tendo sido considerado um dos dois melhores grupos dos eventos. Participou em festivais em Espanha, Bélgica, Portugal, França, Itália e Peru.

AGRUPACIÓN ARTÍSTICA DANZAR-COLÔMBIA 

A Agrupación Artística DANZAR da cidade de Cali - Colômbia - foi fundada no ano 2000 com o objectivo de fomentar a investigação cultural junto dos mais jovens e, deste modo, promover a cultura folclórica do seu país a nível nacional e internacional.

Para o enriquecimento dos seus conhecimentos, desenvolvem trabalhos teóricos e práticos que permitem identificar as diferentes regiões do seu país e o seu enorme reportório folclórico, contando com a participação de pessoas experientes e com conhecimentos profundos nesta área. Um dos seus maiores objectivos é defender a sua identidade Colombiana.

Grupo com uma larga experiência, participou nos maiores festivais de folclore na Colômbia e em países como: França, Itália, Bélgica, Holanda, Espanha, Peru, Venezuela e Portugal.

 

KOTTI AND CHOI SUN DANCE - COREIA

Kotti foi criado para representar o folclore tradicional coreano no sentido de o modernizar. Todos os elementos do grupo são membros do Pyeongsan SonoreumGut Shaman Rite de Hwanghae e do Chum YoungNam. Os membros têm experiência folclórica de 10 a 30 anos.

Essa experiência do grupo ajuda a tornar seu programa rico e variado, abrangendo o folclore da região Oeste e Sudeste da Coreia. Os músicos são profissionais e os bailarinos são estudantes da universidade de Gongju Chungcheong - uma província coreana. Kotti já actuou em França, Turquia, Hungria, Sérvia, Portugal e Espanha.

 

FOLK DANCE ENSEMBLE STANICA - RÚSSIA

O grupo "Stanica" foi criado em 1990. O seu reportório assenta nas tradições das danças nacionais dos cossacos de Kuban, descendentes dos cossacos Zaporozhe que se mudaram de Kuban no tempo da Imperatriz Catarina. Kuban está localizada nas montanhas do Cáucaso. O grupo participou em vários festivais na sua região e cidades limítrofes. Considerando realidades históricas, a cultura dos cossacos de Kuban incorporou culturas ucranianas, russas e do norte do Cáucaso.

Agora, o conjunto uniforme da música e dança de Stanica faz dele um dos melhores grupos criativos da região de Kuban. O grupo é formado por mais de 250 pessoas dos 7 aos 26 anos. Representou a Rússia na República Checa, Ucrânia, Polónia, Eslováquia, Bulgária, Turquia, França, Espanha e Portugal.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:41



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D

CONTADOR

estatisticas gratis


geo-visitas




Favoritos