Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





viana

por afifenoticias, em 31.07.11

 Presidente da Câmara Municipal em Lisboa para debater futuro dos ENVC .        

 Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, esteve em Lisboa para uma reunião com o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino. No final, o autarca elogiou a postura do governante e referiu ter insistido na necessidade de viabilização dos ENVC, enquanto empresa fundamental para o tecido empresarial de Viana do Castelo.

O autarca, que havia pedido a reunião depois das notícias vindas a público sobre o plano de reestruturação da empresa que implica a dispensa de 380 dos seus 720 trabalhadores, voltou a insistir na necessidade de ser encontrada uma solução para os ENVC já que em causa está uma preocupação económica e social.

José Maria Costa apresentou algumas alternativas para as quais obteve a melhor das atenções, nomadamente a criação de um plano de apoio à construção naval para um sector que considera ser “estratégico para um país que tem a maior zona económica exclusiva da União Europeia”.

Confiante na viabilização da empresa, o autarca rematou: “É imperioso viabilizar os ENVC, empresa que tem uma importância económica e social na cidade e na região, uma empresa que foi e continua a ser uma grande escola de formação profissional e que a Câmara Municipal acredita poder continuar a desempenhar um papel relevante e estratégico para a economia nacional”.

 

Câmara aprovou projecto e concurso da EB 1,2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires .

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de aprovar o projecto e lançar concurso público para a empreitada de construção da futura Escola Frei Bartolomeu dos Mártires, que integrará três ciclos num investimento global de cerca de dez milhões de euros, financiados pela autarquia, pelo Ministério da Educação e por fundos comunitários.

A nova escola, que irá nascer onde está agora a actual escola EB 2 e 3 Frei Bartolomeu dos Mártires, substitui a Escola EB1 do Carmo e terá capacidade para oitocentos alunos, divididos por 38 turmas (10 do primeiro ciclo e 28 do segundo ciclo). A empreitada terá um prazo de execução de 18 meses, prevendo-se a abertura da nova escola para o ano lectivo de 2013/2014.

O investimento total da escola com três ciclos é de dez milhões de euros, cabendo à Câmara Municipal de Viana do Castelo a comparticipação da componente da EB1 em cerca de 15 por cento do valor total estimado (1.6 milhões de euros) e o restante a fundos comunitários através da Bolsa de Mérito da CIM Alto Minho. Já para o ensino do segundo e terceiro ciclos, a comparticipação nacional será da responsabilidade da tutela.

Este projecto foi aprovado ontem em reunião de executivo e junta-se a vários investimentos efectuados pela tutela em Viana do Castelo nas escolas secundárias de Monserrate e Santa Maria Maior.

Câmara Municipal e Associação Florestal do Lima assinam protocolo .

 

Inaugurado Centro Cívico de Serreleis .serreleis

Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, inaugurou, no passado fim-de-semana, o novo centro cívico da freguesia de Serreleis. A cerimónia, que contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia, do executivo e da Presidente da Assembleia de Freguesia, ficou marcada pela forte adesão da população e pelos elogios de José Maria Costa ao trabalho efectuado pelas juntas de freguesia do concelho.

A visita a Serreleis começou com uma recepção no salão nobre da Junta de Freguesia, onde o Presidente da Câmara, na sua intervenção, teve oportunidade de dar conta dos projectos e das iniciativas municipais, com especial referência para as obras efectuadas em colaboração com as juntas de freguesia.

 

Para o edil, estas são as que melhores resultados conseguem, atendendo à boa gestão financeira dos investimentos efectuados mas também por se tratarem das que melhor qualidade de vida trazem para às populações. Neste âmbito, José Maria Costa inaugurou os novos arranjos exteriores da envolvente à sede da junta de freguesia – centro cívico – e a qualificação do parque de estacionamento de apoio ao centro e à igreja paroquial.

 

Estas obras, recorde-se, surgem do conjunto de investimentos e melhoramentos nas freguesias do concelho de Viana do Castelo, que o Presidente da Câmara Municipal e restante executivo tem vindo a programar e visitar nos dois últimos anos.

 

 

Câmara Municipal inaugura três novas exposições nos Museus de Viana do Castelo .cortejo

 Câmara Municipal vai inaugurar, nos dias 29 e 30 de Julho, três novas exposições nos dois museus de Viana do Castelo. No Museu de Arte e Arqueologia, poderá ser visitada a exposição temporária do Património da Santa Casa da Misericórdia e, no Museu do Traje, é inaugurada a exposição temporária “ComTradição” e a nova Sala do Ouro – Colecção Fundação Eduardo Freitas.

Assim, na sexta-feira às 17.30, no Museu de Arte e Arqueologia, é inaugurada a exposição temporária com o Património da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, que apresenta parte do património artístico daquela instituição, com destaque para a pintura de André de Padilha, de 1535, “Senhora da Misericórdia”, que terá pertencido ao retábulo da Igreja original e é uma das mais importantes representações do tema em Portugal. Serão também expostas duas pinturas de Bento de Padilha, sobrinho e seguidor de André, chamando a atenção para uma importante escola de pintura que existiu em Viana do Castelo no século XVI.

Já no Museu do Traje, e no mesmo dia pelas 18h30, é inaugurada a exposição temporária ComTradição - Criações contemporâneas inspiradas no Traje à vianesa. Esta exposição apresenta trabalhos de um significativo conjunto de novos artistas vianenses que se inspiram no Traje à Vianesa para as suas produções, mostrando como o traje ainda tem um lugar no nosso quotidiano, e, simultaneamente são apresentadas peças de estilistas consagrados.

No dia 30 (sábado), pelas 19h00, no Museu do Traje, é inaugurada a Sala do Ouro – Colecção Fundação Eduardo Freitas. Esta mostra, parcialmente visitável no Cofre do Museu, surge na sequência da criação da Fundação Eduardo Freitas, sendo que a inauguração é precedida da cerimónia de assinatura do protocolo de criação da Fundação, nos Antigos Paços do Concelho, pelas 18h00, e com a apresentação do livro Ourar e Trajar de Manuel Freitas e Amadeu Costa.

 

Câmara Municipal promoveu torneio inter-freguesias de futsal.

 Câmara Municipal realizou, em Viana do Castelo, um Torneio Inter-Freguesias. Trata-se da quarta edição da iniciativa, na qual participaram 13 freguesias e que juntou centenas de jovens futebolistas, tendo a equipa de Mujães vencido o torneio.

Com o objectivo de continuar a dinamizar os polidesportivos distribuídos pelas freguesias de Viana do Castelo e também proporcionar aos jovens do concelho a prática de desporto de forma organizada, ocupando os seus tempos livres, o município realizou a IV edição do Torneio de Futsal Inter-freguesias.

Neste IV Torneio Inter-freguesias de Futsal participaram 13 freguesias (Castelo de Neiva, Chafé, Darque, Deão, Deocriste, Freixieiro de Soutelo, Lanheses, Neiva, Meadela, Mujães, Perre, Outeiro e Vila Fria), tendo o balanço sido bastante positivo, prevendo-se aumentar, numa próxima edição, o número de freguesias envolvidas permitindo a participação de um maior número de jovens.

A autarquia promoveu também, para 300 crianças e jovens dos 6 aos 14 anos, actividades diversas de ocupação de tempos livres com um programa que pretendeu proporcionar aos participantes uma experiência educativa e enriquecedora da sua personalidade e valores.

Durante quatro semanas, o projecto “Férias de Verão” incluiu actividades desportivas como natação, ginástica, esgrima, remo, canoagem e patinagem entre outros e visitas à Biblioteca Municipal, CMIA, Museus Municipais, Horto mantendo-se também semanalmente uma “Visita de Estudo”.

 

Câmara Municipal e Associação Florestal do Lima assinam protocolo .afl

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Florestal do Lima, entidade que gere a Zona de Intervenção Florestal do Monte de Roques, assinaram um protocolo de colaboração para, no âmbito de uma candidatura à Acção 2.3.1.1 do PRODER, levar a cabo acções de beneficiação de pontos de água e execução de Mosaicos de Parcelas de Gestão de Combustíveis – Rede Secundária na ZIF Monte de Roques.

Assim, no âmbito desta candidatura, a AFL assegurará uma intervenção numa área de trezentos hectares, área que compreende a ZIF de Monte de Roques, que abrange partes do território das freguesias de Sta Leocádia de Geraz do Lima, Sta Maria de Geraz do Lima, Deão, Deocriste, Subportela, Vila Fria, Vila de Punhe, Mujães, Barroselas, Carvoeiro e Portela Suzã, com a implementação das medidas para beneficiação dos pontos de água e para o mosaico de gestão faixas de combustível e para a rede secundária das faixas de gestão de combustível durante um período de execução de cinco anos.

 

 O valor global do investimento é de 387.803,33 euros, tendo uma comparticipação de noventa por cento, sendo que a Câmara Municipal irá assegurar a componente não financiada da candidatura. Em contrapartida, a AFL compromete-se a entregar ao Município o plano de calendarização das acções e das actividades e a executar todas as acções previstas na candidatura conforme todas as regras e normas previstas no PRODER e nos regulamentos gerais de apoio comunitário, bem como apresentar anualmente as evidências e relatórios que permitam aferir do estado da execução.

 

            Este protocolo, refira-se, nasce da aprovação do Plano Especifico de Intervenção Florestal – PEI pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta e onde estão previstas acções de beneficiação de pontos de água e execução de Mosaicos de Parcelas de Gestão de Combustíveis como um instrumento fundamental de prevenção dos incêndios florestais

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:42



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D

CONTADOR

estatisticas gratis


geo-visitas




Favoritos