Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





viana

por afifenoticias, em 06.08.11

 .

Navio Hospital Gil Eannes vai acolher porta de entrada do Centro de Mar .Navio_Hospital_Gil_Eanes

O Navio Hospital Gil Eannes vai acolher um Centro de Interpretação e Centro de Documentação no âmbito do projecto do Centro de Mar. A intenção é transformar o navio ancorado em Viana do Castelo e transformado em museu numa porta de entrada do centro de forma a valorizar o turismo náutico de excelência em Viana do Castelo.

O futuro Centro de Mar, um projecto aprovado no âmbito do Programa Operacional dos Factores de Competitividade – COMPETE do QREN e que integra o Cluster do Mar da região norte com investimentos a rondar os 25 milhões de euros, terá como missão contribuir para o desenvolvimento económico e social da região. O objectivo principal é constituir como uma verdadeira região atlântica de qualidade, e possibilitar a criação de uma marca distintiva ligada à costa atlântica.

Esta estrutura do Centro de Mar vai, por isso, apostar na náutica de recreio e dos desportos náuticos através da articulação em rede de um conjunto de actividades que englobam a construção e reparação de embarcações de recreio, a expansão e qualificação de instalações náuticas, o turismo náutico e a valorização de elementos patrimoniais e ambientais.

No Gil Eannes irá agora nascer o Centro de Interpretação e Centro de Documentação Marítimo do Centro de Mar, comportando-se como uma verdadeira porta de entrada para o projecto. O navio vai assim ser o espaço de acolhimento de todos os que vierem visitar Viana do Castelo no âmbito das actividades, desportos e turismo náuticos e marítimos.

Disponível estará o valioso espólio cartográfico e documental do Gil Eannes que assim poderá ser apreciado, bem como dos aspectos da cultura costeira, nomeadamente da Ribeira de Viana do Castelo, que passará a ter um “touring cultural” associado ao Turismo Náutico e ao Turismo Urbano.

O futuro Centro terá ainda em conta o mercado galego de turismo, que tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos nas visitas ao Navio, estando a ser ultimadas parcerias no âmbito de programas transfronteiriços para integrar a Rede de Museus e Centros de Ciência da Galiza.

Com esta ligação do navio com o futuro Centro de Mar, a Câmara Municipal pretende valorizar a marina de recreio e os desportos náuticos (remo, vela, canoagem, surf e kitesurf) e o turismo náutico enquanto segmento com crescente procura a nível europeu.

 

Reaberta Rua dos Poveiros, na Ribeira, depois de intervenção de fundo .AB35948

O Presidente da Câmara de Viana do Castelo visitou a obra de remodelação e requalificação da Rua dos Poveiros, que assim abre a tempo da Romaria d’Agonia e receberá os típicos tapetes floridos da Procissão ao Mar. A rua, recentemente intervencionada pela câmara, implicou um investimento de cerca de trezentos mil euros, tendo o autarca anunciado novos investimentos para aquela área da cidade.

A intervenção incluiu a remodelação de toda a rede de infra-estruturas de abastecimento de água, águas residuais, águas pluviais, rede de gás, iluminação pública e comunicações, pelo que está agora dotada de todas as condições, tal como já havia acontecido na Rua Góis Pinto, também na Ribeira da Cidade.

 

Esta visita do Presidente da Câmara Municipal integrou uma reunião com a Junta de Freguesia de Monserrate, onde José Maria Costa informou os representantes da Junta e da Assembleia de Freguesia do conjunto de projectos que estão em fase de concurso público para aquela área da freguesia, nomeadamente a requalificação da Rua Monsenhor Daniel Machado e do adro da capela da Senhora d’Agonia.

 

No total, a Câmara Municipal vai investir cerca de 750 mil euros para valorizar aqueles espaços públicos. Assim, e tal como aconteceu com a Rua dos Poveiros, vão ser qualificadas estas vias, num investimento de mais de 500 mil euros que inclui instalação de infra-estruturas de água, saneamento e gás.

 

Já na área envolvente da igreja de Nossa Senhora d’Agonia vão ser investidos mais de 240 mil euros para a requalificação do espaço público exterior da capela de S. Roque e Senhora d’Agonia, substituição de pavimentação, reorganização dos circuitos de circulação envolvente, espaços verdes, replantação de árvores e colocação de mobiliário urbano (bancos, papeleiras e iluminação pública).

 

A estas intervenções juntam-se os investimentos previstos no âmbito do Polis Litoral Norte, tendo José Maria Costa informado os presentes que foi aprovada a candidatura que enquadra o arranjo da envolvente do Castelo de Santiago da Barra, cuja intervenção vai valorizar e requalificar o tanque ali existente, assim como a envolvente dos armazéns de aprestos e empresas comerciais ali instalados, bem como a valorização da componente ambiental e paisagística do património do forte.

 

 

Romaria d’Agonia: Alterações de Trânsito .

 

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, no período da Romaria d’Agonia, vai proceder a alterações da Postura de Trânsito e do Regulamento de Estacionamento de Veículos, algumas das quais já a partir de hoje. Também devido à passagem da 73.a Volta a Portugal em Bicicleta no próximo domingo, estão previstas alterações no Campo do Castelo no que toca a estacionamento e circulação.

 

Assim, e para a partida da Volta a Portugal em Bicicleta no próximo domingo, o trânsito será condicionado no próprio dia e, entre as 07h00 e as 14h00, estará mesmo cortado na Avenida do Campo do Castelo e na Alameda João Alves Cerqueira. Este evento irá impor também restrições de estacionamento entre as 18h00 do dia 06 de Agosto (sábado) e as 16h00 do dia seguinte (domingo).

 

Já para a Romaria d’Agonia e na sequência da realização dos tradicionais festejos, procissão solene, procissão ao mar, cortejo da mordomia, cortejo etnográfico e instalação de equipamentos de recreio no Campo d’Agonia, serão levadas a cabo várias alterações já a partir de hoje.

 

Para tal, na Avenida do Campo do Castelo, a partir de hoje e até 24 de Agosto, a faixa do lado nascente terá dois sentidos e a faixa do lado poente será proibida ao trânsito. Na Alameda João Alves Cerqueira, e pelo mesmo período de tempo, a faixa do lado norte terá dois sentidos e a faixa sul implicará a proibição de trânsito.

 

Como grande novidade está a proibição de trânsito na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra das 16h00 do dia 19 de Agosto às 07h00 do dia 22 de Agosto.

 

Durante os dias das festividades, estão previsto ainda cortes pontuais e nos espaços e vias onde passam alguns dos festejos, estando também condicionado o estacionamento, nomeadamente na Ribeira, onde fica proibido para a preparação dos tapetes floridos e Procissão ao Mar.

 

Na edição de 2011, destaque também para a criação de vias reservadas exclusivamente à circulação de forças de segurança e socorro das 13h00 às 20h100 nos dias 19 e 21 nas ruas General Luís do Rego, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra à Praça General Barbosa, Largo de S. Domingos, Rua de Altamira, Largo Amadeu Costa, Largo Vasco da Gama e Rua dos Manjovos.

 

A Ponte Eiffel terá também trânsito proibido a partir das 23h00 a viaturas e das 23h30 a peões no dia 21, dia da Serenata no Rio com fogo-de-artifício lançado da ponte.

 

No que toca a transportes públicos, durante os dias da romaria, as transportadoras devem evitar a circulação no centro histórico, fazendo chegadas e partidas no Interface de Transportes e os mini-autocarros eléctricos suspenderão o serviço a partir de 19 de Agosto.

 

 500 mil euros em eficiência energética das piscinas municipais .   AB35828

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de ver garantido, através da assinatura do contrato, o financiamento das candidaturas para a implementação de sistemas energéticos sustentáveis nas piscinas municipais do Atlântico, Barroselas e Frederico Pinho, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (ON2). Este investimento, que integra ainda a renovação do sistema de tratamento de ar na piscina Frederico Pinheiro, permitirá poupanças energéticas substanciais nestes espaços públicos.

Nas Piscinas Municipais Frederico Pinheiro, Atlântico e de Barroselas, a autarquia está empenhada em implementar sistemas energéticos que contribuirão para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, responsável pelo aquecimento global, nomeadamente as emissões de dióxido de carbono, mas também a redução da factura mediante os recursos a energias renováveis.

 

O Município de Viana do Castelo espera, assim, poupanças financeiras directamente perceptíveis pelo município; poupanças de energia; diminuição das emissões poluentes; e servir como exemplo para outros consumidores urbanos, públicos e privados.

 

A redução do consumo nas piscinas municipais poderá ser efectuada com a melhoria das suas características construtivas, reduzindo assim as necessidades energéticas no que diz respeito ao aquecimento e arrefecimento do ambiente; com a implementação de medidas de utilização de equipamentos energeticamente mais eficientes e de medidas de gestão da procura no sentido de reduzir os consumos na utilização.

 

Este projecto de Implementação de Sistemas Energéticos Sustentáveis nas Piscinas Municipais de Viana do Castelo visa abranger toda a comunidade educativa, à população em geral e a outras instituições, que intervenham no desenvolvimento e promoção da actividade desportiva.

 

Museu do Traje expõe criações de estilistas inspirados no traje de Viana do Castelo.  AB35847

O Museu do Traje de Viana do Castelo tem patente ao público, na sua sala de exposições temporárias, a mostra “Com Tradições – Criações Contemporâneas inspiradas no traje à vianesa”. Trata-se de uma mostra com criações de estilistas nacionais inspiradas nos trajes de Viana do Castelo, integrando nomes como Ana Salazar, Eugénia Cunha, Helena Cardoso e João Rolo.

A mostra pretende demonstrar que, com os motivos, as cores e os padrões do traje de Viana do Castelo podem ser desenhadas novas criações e, para tal, estão expostas propostas de quatro estilistas nacionais de renome. Paralelamente, podem ainda ser vistas criações contemporâneas de 14 casas e designers.

 

Esta exposição temporária junta-se à exposição permanente e à nova Sala do Ouro, com peças doadas pelo ourives vianense Manuel Freitas e agora visitáveis no cofre do Museu, instalado num edifício que albergou o antigo Banco de Portugal de Viana do Castelo.

 

Recorde-se que o Museu do Traje de Viana do Castelo foi criado em 1997 e nele e, em 2004, foi certificado pela Rede Portuguesa de Museus. Depois de obras profundas de requalificação, reabriu a 21 de Agosto de 2008 apresentando uma nova galeria, sob o nome do etnógrafo Amadeu Costa, uma nova exposição permanente, duplicando a área destinada a exposições temporárias, com condições de controlo ambiental, criando ainda acessibilidades a pessoas com deficiência.

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:31



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D



Favoritos