As Piscinas Municipais - Vila Praia de Âncora vão lançar duas novas modalidades de estúdio: o fitvibe e o pilates. Na próxima semana as aulas são grátis, para que os interessados possam experimentar sem compromisso.
O pilates é uma aula de grande intensidade ao nível da tonificação e definição muscular, que em ambiente calmo e de grande concentração visa a execução de movimentos que respeitam as curvas anatómicas da coluna vertebral e a coordenação respiratória. As aulas caracterizam-se sobretudo por movimentos suaves e eficazes, poucas repetições em cada movimento e respeito pelo ritmo e limites do corpo. Os praticantes de pilates adquirem resultados duradouros e uma postura correcta e natural.
O fitvibe é uma aula dinâmica com cerca de 50 minutos, com muita música e com exercícios de baixo impacto, aeróbios, localizados, exercícios que auxiliam e reforçam a postura. Os maiores benefícios são: a melhoria na coordenação motora, uma maior flexibilidade e mobilidade articular, melhoria da capacidade cardio-respiratória, desenvolvimento da força e da resistência muscular, maior autonomia e facilidade nos movimentos do dia-a-dia e uma sensação de bem-estar e diminuição do stress.
Para os interessados, as aulas vão ser grátis na próxima semana, nos dias 27 e 29 de Setembro. Os horários são: pilates às terças e quintas das 18h30 às 19h15, e fitvibe às terças e quintas das 19h15 às 20h.
De 16 a 22 de Setembro, em Caminha viveu-se a semana Europeia da Mobilidade. O Município voltou a aderir à iniciativa com a promoção de várias actividades, que tiveram uma forte adesão.
Exposição sobre Mobilidade Sustentável, Percurso de bicicleta, percurso pedestre, Mostra da Mobilidade Alternativa e Dia Europeu Sem Carros, foram as actividades que marcaram esta semana, em prol do desenvolvimento sustentável.
"Na minha vila sem carros", "A pedalar na minha vila", "Ferry-boat de bicicleta", preencheram o Dia Europeu Sem Carros, que foi o ponto alto da semana, o dia em que foi encerrado o trânsito nas principais artérias de Caminha. De realçar a actividade "A pedalar na minha vila", que contou com a participação das crianças e alunos do JI/EB1 de Caminha, da EB1 de Vilarelho e do Colégio de Santo António.
Flamiano Martins refere que "todas as actividades contaram com uma forte participação, o que leva a crer que as pessoas estão sensíveis à causa "Mobilidade Sustentável".
"Ainda que isto não signifique uma mudança de comportamento imediata, significa pelo menos que a população tem consciência da necessidade de mudar e ter atitudes responsáveis. Pelo que é um estímulo para continuarmos com este trabalho", acrescentou o vereador.
Recorda-se que a Câmara de Caminha está a contribuir, em larga escala, para o aumento da qualidade de vida e bem-estar da população do concelho, através da construção de equipamentos e iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.
Exemplos disso são a Ecovia do Atlântico, a cobertura das freguesias com rede de saneamento, a colocação de ecopontos de última geração e a implementação de programas de educação ambiental nas escolas e jardins-de-infância do concelho.
Este fim-de-semana, os Bares da Rua Direita já voltam a encerrar às 2h00, uma vez que a restrição do horário foi revogada. Esta decisão foi tomada ontem, dia 21, em reunião com os representantes dos Bares da Rua Direita.
O executivo revogou a restrição do horário por considerar que os responsáveis pelos bares reconheceram e admitiram existirem graves problemas de insegurança e de falta de fiscalização e de meios por parte das autoridades competentes e assumiram o compromisso de respeitarem as novas regras.
Por outro lado, a Câmara também tomou medidas concretas para evitar situações de abusos e desrespeito por parte dos responsáveis pelos bares. Recorda-se que foi aprovada, por unanimidade, na reunião de câmara de 16 de Setembro, uma alteração ao Regulamento que prevê que os bares da Rua Direita, em Caminha, que sejam alvo de três autos de infracção tenham de encerrar por três meses.
Para além destes factores, a Câmara tomou esta medida por estar sensível aos argumentos dos proprietários dos Bares que consideravam que a restrição do horário, por um lado, dificultava a sobrevivência económico-financeira dos bares e, por outro, colocava em risco a preservação da "noite" em Caminha.
A Câmara Municipal de Caminha vai promover as Jornadas Europeias do Património, que terão lugar de 23 a 25 de Setembro, com a realização de uma série de actividades. Todas as actividades são gratuitas.
Sob o tema "Património e Paisagem Urbana", esta actividade cultural da iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia visa sensibilizar a população para a importância da protecção e da valorização do Património.
À semelhança de outros anos, a Câmara voltou a aceitar o convite do IGESPAR, que é o coordenador nacional, para participar. De facto, durante os três dias em que se celebram as jornadas, a Autarquia agendou várias actividades, designadamente visitas à Torre do Relógio, visita guiada ao Centro Histórico de Caminha e peddypaper Torre do Relógio.
É de referir que a visita guiada ao Centro Histórico de Caminha requer inscrições prévias, pelo que os interessados deverão fazer a respectiva inscrição até ao dia 23 de Setembro, no Núcleo Museológico de Caminha, no Museu Municipal de Caminha, ou através do e-mail museu@cm-caminha.pt.
Este ano pretende-se sensibilizar os cidadãos para a necessidade de proteger e valorizar as características da paisagem nas cidades, vilas e aglomerados urbanos.
Para o executivo camarário, estas jornadas permitem o usufruto dos espaços patrimoniais do concelho, contribuindo para a aproximação dos caminhenses ao património de Caminha.
A Praia da Gelfa está mais bonita e oferece novas valências aos banhistas. As obras que nos últimos meses revolucionaram toda aquela zona já terminaram. Trata-se de uma obra co-financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pelo Município de Caminha.
Na próxima época balnear, o concelho de Caminha vai contar com mais uma praia totalmente requalificada, onde os veraneantes poderão usufruir da beleza do local potenciada pelas novas valências. Esta intervenção em Âncora traduz a forte aposta do Município na requalificação do litoral e na potenciação do turismo concelhio.
De facto, nos últimos meses, a Câmara Municipal procedeu à requalificação da Praia da Gelfa, cujo investimento é de 1.319.483,55 euros. Trata-se de uma obra co-financiada em 80% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), sendo a restante quantia suportada pelo Município.
A nova Praia de Gelfa conta com novas valências. Possui uma zona de estacionamento com uma capacidade de 120 lugares. Conta com uma rua principal completamente pavimentada e com as infra-estruturas hidráulicas necessárias ao usufruto em pleno dos veraneantes.
Disponibiliza um passadiço de madeira, que vai desde o parque de estacionamento até ao Forte do Cão, com cerca de 2 000 metros², e um outro com cerca de 1600 metros, que vai ligar ao Campo de Futebol.
Com esta requalificação, o Executivo pretende candidatar a Praia da Gelfa ao galardão Bandeira Azul da Europa já na próxima época balnear.
Esta intervenção resulta de uma candidatura apresentada e aprovada ao Eixo prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial, do Programa Operacional ON.2 - O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013 (QREN)), no âmbito da "Acções de Valorização do Litoral", e que se integram no objectivo específico "Valorização e Qualificação Ambiental". A obra é co-financiada em 80% pelo FEDER, sendo a restante quantia, suportada pela Autarquia.