Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





viana

por afifenoticias, em 24.09.11

Dia Mundial do Turismo com visitas guiadas e entradas gratuitas .viana

 Câmara Municipal de Viana do Castelo, através dos seus serviços de Turismo, vai assinalar o Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro) com um programa que inclui visitas guiadas a diversos espaços da cidade, um passeio com as “bianinhas” do Viana Welcome Center, entradas gratuitas nos museus e descontos em diversos espaços e actividades.

As comemorações, cujo tema está relacionado coma temática da Interacção Cultural (Tourism–Linking Cultures) integram um conjunto de actividades dirigidas a todos os turistas e visitantes que estejam em Viana do Castelo neste dia. Pelas 10h00, está programada uma visita guiada ao edifício da Biblioteca Municipal (obra do Arquitecto Siza Vieira), seguindo-se, pelas 11H30, uma visita guiada ao Museu do Traje e, pelas 15h00, ao Museu de Arte e Arqueologia.

Pelas 16h30,a visita é à cidade nas conhecidas “bianinhas”, sendo que todas as visitas guiadas serão efectuadas com um limite máximo 20 pessoas e mínimo de cinco com inscrição no local, à hora marcada para as visitas, pela ordem de chegada.

Paralelamente, e durante todo o dia, as entradas nos museus e unidades museológicas municipais são gratuitas e há descontos de cinquenta por cento no Navio-Hospital Gil Eannes, nos passeios de barco no Rio Lima, no funicular a Santa Luzia, no aluguer das bicicletas bianinhas e nos quadriciclos turísticos.

O Dia Mundial do Turismo é celebrado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) desde 27 de Setembro de 1980, data estabelecida pela terceira Assembleia Geral da OMT em Setembro de 1979..

 

Mostra de Saberes Populares do Vale do Neiva.logo_teia

 Grupo de S. Paulo de Barroselas, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo fim-de-semana (24 e 25 de Setembro), na sede do grupo, uma Mostra de Saberes Populares do Vale do Neiva. Sob o lema “Os fios que teceram e unem o Grupo S. Paulo”, a mostra integra diversas actividades, com destaque para as espadelas animadas.

A abertura está marcada para as 15h00 de sábado, com uma visita guiada à exposição que permitirá visualizar actividades relacionadas com o ciclo do linho e da lã e que pretende evocar os aspectos mais significativos e característicos do Grupo S. Paulo de Cruz ao serviço da cultura.

 

Pelas 21h30, está prevista uma espadela animada ao som de música tradicional. Para domingo, pelas 10h30, decorre nova visita guiada.

 

Criado em 1966 em Barroselas, ou melhor, S. Pedro de Capareiros, o Seminário dos Missionários Passionistas destacava-se como espaço de dinamização espiritual. Para além da sua acção a nível religioso, gradualmente foi-se abrindo a novos horizontes, tendo surgido um grupo de jovens liderado pelo Padre João Bezerra, Missionário Passionista, que teve a iniciativa de formar um grupo de teatro, e que mais tarde deu origem a uma estrutura cultural única e especial: o Grupo S. Paulo, mais tarde Grupo S. Paulo da Cruz com Teatro, Desporto, Coral, Folclore, Juvenil, e Imprensa.

 

 

Câmara de Viana do Castelo vai criar Observatório Social .

 

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, na sequência de uma reunião com vários responsáveis e entidades sociais do concelho, decidiu criar um Observatório Social com o principal objectivo de acompanhar e intervir nas situações de emergência social que venham a ser identificadas. Esta decisão surge depois dos anúncios de despedimento em empresas e do aumento do número de insolvências no distrito de Viana do Castelo.

 

Ontem, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Vereadora da Acção Social reuniram com responsáveis pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional - Centro de Emprego de Viana do Castelo, Centro Distrital de Viana do Castelo do Instituto de Segurança Social, Cáritas Diocesana, Gabinete de Apoio à Família e Ozanan - Centro de Juventude (Centro Social e Paroquial Nosa Senhora de Fátima) na sequência das mais recentes notícias e de reuniões de José Maria Costa com a administração e trabalhadores da Milopos, e face à conjuntura económica nacional e consequentes reflexos em Viana do Castelo.

 

No encontro foi efectuada uma avaliação da situação do desemprego em Viana do Castelo e identificadas situações de carências de apoio às famílias, foi igualmente recolhida informação sobre o aumento do número de pedidos de apoios nos refeitórios sociais, comparticipações e apoios em géneros alimentares.

 

Na sequência desta reunião foi, por isso, decidido instalar um Observatório Social, do qual farão parte entidades públicas e privadas e de solidariedade social que, vão agora efectuar monitorizações periódicas da situação social e de emprego, bem como articular medidas e respostas e situações de emergência social que venham a ser identificadas.

 

Esta estrutura vai estar em estreita articulação com a Rede Social concelhia e com o apoio social que é prestado no âmbito da rede social escolar de Viana do Castelo.

 

 

Exposição Fotográfica vai relevar diariamente conteúdos pela cidade .

 

 

FrenteA Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Methamorphys promovem, a partir de amanhã, uma original exposição com oito fotografias seleccionadas no concurso “Metamorfose”. A primeira “revelação” é feita amanhã, pelas 17h30, na Citânia de Santa Luzia, marcando assim a inauguração da exposição de fotografia, que diariamente vai apresentar, em locais públicos, uma nova fotografia.

 

Estas oito imagens que, diariamente, serão colocadas em oito locais públicos de Viana do Castelo, à razão de uma por dia, são as finalistas de um concurso levado a cabo pela autarquia e pela associação vianense com o objectivo de “sensibilizar a população para a importância da metamorfose e alertar a população para o meio ambiente e a permanente metamorfose que diariamente vive, muitas vezes positiva outras nem tanto, mobilizando, desenvolvendo e valorizando competências”, tendo sido aberta a profissionais e amadores da fotografia.

 

Ao todo, participaram 42 autores de todo o país, dos quais foram seleccionadas oito finalistas que agora serão apresentadas nesta exposição outdoor, estando agendada para o dia 30 de Setembro a abertura da exposição indoor com 16 fotografias nos Antigos Paços do Concelho, numa cerimónia que irá também servir para anunciar os vencedores.

 

Os prémios para os três primeiros classificados são 500 euros em material fotográfico par ao primeiro prémio, um final de semana no Hotel Axis para o segundo classificado e duas edições de livros para o terceiro classificado. No dia 01 de Outubro, e sob o mesmo tema “Metamorfoses”, decorre um colóquio que abordará a metamorfose da cidade e a metamorfose da sociedade.

 

 Presidente da Câmara alerta Governo para injustiça do TDT em Viana do Castelo .

 

O Presidente da Câmara Municipal alertou o Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares e o Presidente da ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações para a “situação injusta, desigual e, por isso, inaceitável para os cidadãos” no acesso ao sistema TDT. José Maria Costa lembra que algumas freguesias do concelho não têm captação do sinal, o que contraria a concessão efectuada à PT Comunicações, pelo que pede que sejam tomadas medidas.

 

 

 

O edil, em ofício, solicita “medidas adequadas para ultrapassar esta situação discriminatória de forma a garantir que o Alto Minho possa beneficiar com igualdade de direitos as condições de acesso à TDT”, considerando a situação “uma situação injusta, discriminatória, desigual e por isso inaceitável para os cidadãos alto minhota”.

 

 

 

É que, a partir de 2012, o acesso aos canais RTP, RTP2, SIC e TVI será efectuado apenas através do sistema TDT, acabando em definitivo a difusão de sinal analógico para acesso a estes quatro canais de forma livre e gratuita. Para tal, ficou estabelecido que os consumidores que não estivessem abrangidas pelos serviços de cabo ou satélite, continuariam a aceder livre e gratuitamente aos quatro canais, tendo apenas de, se os seus equipamentos não possuíssem descodificador compatível com a tecnologia TDT utilizada em Portugal, adquirir um descodificador, suportando apenas o custo desta aquisição.

Mas, e embora a região do Alto Minho se encontre dotada de 5 emissores de TDT, algumas freguesias registam zonas sombras, nas quais não é possível captar o sinal terrestre. Em teoria, estas populações seriam obrigadas a adquirir tecnologia complementar ou a aderir aos serviços privados de TV por cabo ou satélite, contrariando o que está previsto na concessão efectuada à PT Comunicações que era garantir a 100% a cobertura do território nacional.

Por isso, o autarca pede justiça para os vianenses afectados pela situação e alerta para a desigualdade criada.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:00



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D

CONTADOR

estatisticas gratis


geo-visitas




Favoritos