Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





ANDEBOL,INICIADOS

por afifenoticias, em 24.09.11

EQUIPA DA ADA, NA PRIMEIRA DIVISÃO NACIONAL.        

  

É caso inédito e pela primeira vez no nosso distrito, uma equipa de andebol consegue atingir um patamar de relevo nacional por direito próprio, de disputar o campeonato naciomalde iniciados, em que o campeonato se inicia este  domingo,em que o Afifense se desloca a Fermentões.

Desde há algumas dezenas de anos que a Associação Desportiva Afifense se dedica à formação em varias modalidades desportivas, mas com maior relevo, até porque  é a modalidade que mais atletas reúne, é precisamente o andebol. Este ano a equipa de iniciados, orientada tecnicamente por João Pedro,vai participar no campeonato nacional da primeira divisão, assim a equipa vai jogar ao mais alto nível,com as melhores equipas nacionais e certamente que vai dar um bom contriubuto e dignificar o clube e mesmo a região, pois é a primeira vez que uma equipa do nosso distrito sobe em voos tão altos. Aqui o mérito, deve-se aos jogadores,mas acima de tudo ao treinador, que é um profundo conhecedor da modalidade, é jogador do Afifense e de uma família de jogadores de grande nível, até porque o João Pedro é o capitão da equipa sénior, sempre foi uma pedra influente na equipa,assim como o foram o Duarte Oliveira, que depois de terminar a carreira de jogador, ainda foi treinador e o Ricardo Oliveira, que neste momento joga na primeira divisão, no S. Bernardo. Todos eles formados no Afifense e no caso do João Pedro, alem de ser jogador, também é treinador dos iniciados. O que o faz correr por esta causa, é o gosto pela modalidade, pois entra no pavilhão pelas seis da tarde e só sai pelas dez da noite.

Esta presença da equipa de iniciados no maior campeonato nacional, deve-se ao trabalho de formação que o clube vem fazendo ao longo dos anos, tendo ultimamente firmado um protocolo com s Cooperativa de Ensino Ancorensis, que assim consegue reunir um maior lote de atletas, que fazem os campeonatos federados e ainda participam no desporto escolar,com resultados bastante positivos.

Não é fácil gerir uma equipa e eleva-la ao mais alto nível, pois nem sequer é possível realizar jogos treino, com outras equipas de valor equilibrado, já que não há equipas na nossa região e para tal teriam que fazer deslocações ao Porto,ou Braga e Guimarães,o que se torna dispendioso e incomportável para o clube,  assim sendo o primeiro contacto com outras equipas,é mesmo no campeonato. O campeonato inicia-se este domingo e os jogos em casa, vão ser realizados ao sábado,ao meio dia.

 

Fomos assistir a um treino, em que a equipa realizou um jogo treino com os juvenis e no final ouvimos o treinador, João Pedro Oliveira.

 

AD-João Pedro, esta equipa de iniciados,é composta por atletas da casa , atletas formados  na ADA.

 

JP-Esta equipa é composta por  vinte atletas, uns com una anos de andebol e formados na ADA e temos outros a iniciarem-se na modalidade, mas já com dois anos de andebol, é uma equipa unida, eu sou o treinador e tenho dois dirigentes de apoio a este escalão .

 

AD-Foram integrados para esta época alguns jogadores que transitam de outros escalões inferiores.

 

JP-Sim esta equipa recebeu miúdos que já vem de outros escalões, serão uns seis ou sete,mas já tem alguma rodagem no andebol, temos aqui cinco atletas que o ano passado integraram a seleção regional de Braga, são agora iniciados de segundo ano.

 

AD- Esta equipa já o ano passado competiu em provas nacionais.

 

JP-Esta equipa, participou na época passada no campeonato nacional da segunda divisão, passamos na primeira fase e na segunda fase, tivemos o Gondomar que foi o campeão nacional da segunda divisão e o Académico do Porto, que eram equipas muito fortes, mas fizemos um bom campeonato.

 

AD- Neste momento os atletas já estão mentalizados que este ano as dificuldades vão ser maiores, porque vão encontrar equipas bem fortes.

 

JP-Sim vai ser mais difícil no nosso grupo, temos o Gondomar,  apesar de muitos atletas terem subido para juvenis, é uma equipa muito forte, temos o ABC que é uma referencia,o ISMAI, o Académico do Porto, é um campeonato de primeira divisão, vão ser jogos taco a taco,  são equipas formadas por atletas que andam sempre nas seleções regionais e conhecem-se todos,vai ser um campeonato engraçado, vai ser competitivo.

 

AD- São todos jogadores que já treinaste, portanto conhece-os bem.

 

JP-  Sim estes atletas já treinam  comigo à três anos, comecei com eles em infantis já fomos à final nacional de infantis,o ano passado estiveram comigo em iniciados  e este ano iniciamos outra vez, agora há uns que entraram este ano, outros entraram o ano passado., mas a base da equipa doze, treze atletas, estão comigo desde  há três anos.

 

AD- Esta equipa com vinte atletas, alguns vão ter que ficar de fora para os jogos.

 

JP-O plantel é de vinte, para os jogos ficam sempre seis de fora, nas convocatórias costumo levar 14, por vezes 15, isto porque pode haver alguma lesão de ultima hora. O campeonato é grande e vão ter oportunidade de jogar.

 

AD- Existe aqui um trabalho importante e que está a dar frutos,  visto estar-mos numa aldeia,onde é difícil juntar  miudos para a pratica desportiva, ao contrario daquilo que acontece nas cidades, onde a população é maior e existe a possibilidade de escolha.

 

JP-O trabalho é importantíssimo, os miúdos também assumem, estão a fazer quatro treinos por semana, são todos alunos com boas notas,este ano vamos começar com quatro treinos, vamos experimentar,  os pais também são muito presentes, ajudam muito, os miúdos trabalham. Agora aqui,é diferente das grandes cidades no Xico Andebol  entram 40 miúdos pelo pavilhão dentro todos os dias, existe mais margem de manobra para selecionar os melhores outros vão para p atletismo, ou para o futebol, nos aqui temos que aproveitar todos e tentar que eles permaneçam aqui.

 

AD-O protocolo que existe com a Ancorensis também é importante,pois sempre arrasta mais miudos.

 

JP-Sim esse protocolo é importantíssimo,  com a Ancorensis, os atletas são alunos da Ancorensis, nesta equipa de iniciados a base, a maioria dos atletas são de Viana, andavam na escola da Abelheira e noutras  escolas,estão agora a estudar na Ancorensis, tem outras condições, o carro vai busca-los de manhã ao fim do dia e depois do treino,vai leva-los, é bom porque é uma grande ajuda para treinos e para jogos, vamos a ver se continuamos mesmo com a crise, mas vamos ver se vai dar para continuar .

 

AD- Para ti é um trabalho mais complicado tens que treinar a equipa e depois ainda tens que treinar com os seniores.

 

JP-Quem gosta aguenta, quem corre por gosto não cansa, como se costuma dizer, já estava habituado,este ano inflizmente não posso dar o meu contributo à equipa  tive uma lesão espero que dentro de um mês, ou mês e meio já possa dar o meu contributo.Eu gosto e entro aqui às seis menos um quarto e saio daqui ás dez e pronto é isto que eu gosto de fazer, gosto de ver os miúdos a jogar e pronto .

 

AD- Como é que eles estão a ver o inicio do campeonato, já só pensam no jogo ou não.

 

JP-Já se nota assim um bocadinho  fizemos aqui um jogo treino com os juvenis e já se queriam mostrar ,mas nota-se já muita concentração da parte dele, agora vamos ver se corre bem e se a arbitragem este ano estão melhor, pois o ano passado fomos um pouco prejudicados, mas pronto, vamos ver.

 

AD-Os jogos em casa para que horas ficaram marcados.

 

JP-Vamos fazer os jogos em casa ao meio dia, porque para mim quando começar a jogar nos seniores, dá maior espaço de manobra e também é uma hora boa, porque os miúdos dormem até mais tarde, já criamos este habito na época passada, tem corrido bem, se calhar em termos de assistência se fosse em outra hora do dia teríamos mais publico, mas os pais estão sempre presentes, mas tem que ser assim.

 

AD-Os pais são assíduos aos jogos.

 

JP-Sim apoiam muito mesmo pais em que os filhos não são convocados e estão cá a apoiar  e mesmo acompanham a equipa gora o que é importantíssimo.

 

AD.Esta equipa perdeu alguns atletas para escalão superior.

 

JP-Sim perdeu  quatro ou cinco que subiram para os juvenis  e subiram cinco  de infantis, que são os iniciados de primeira ano  que vieram  e já se integraram bem, adaptaram-se bem ao ritmo de treino.

 

AD- Já são todos atletas habituados à competição,,por tal não vão estranhar jogar nesta divisão.

 

JP- Já estão habituados a este tipo de competição, já estão habituados a este ritmo e já se concentram muito e sabem  já os pontos fortes e fracos e já dão muito boa conta de si, agora vamos ver como correm as coisas.

 

AD- Neste campeonato vão aparecer equipas muito fortes.

 

JP-Vão, temos um ABC, que tem muitos miudos e podem fazer a seleção, é uma equipa muito forte e é sempre uma referencia, já que é sempre o campeão nacional de iniciados,o Xico Andebol a mesma coisa e depois temos as equipas do Porto, que também são muito fortes,o Académico que tem boa formação o Gondomar e o Ismai e mesmo o Fermentões e depois tem uma vantagem que fazem jogos treinos entre eles e nos não temos possibilidades disso e nos não fizemos nenhum jogo treino antes da competição. Agora estamos com um problema, é que ninguém quer vir a Afife treinar connosco, pois trasnporte  portagens e distancia são uma dificuldade para qualquer clube.

 

24-09-11

ANI

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:00



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D

CONTADOR

estatisticas gratis


geo-visitas




Favoritos