REGOS FOREIROS,UM PROBLEMA PARA O ESCOAMENTO DAS AGUAS.
A falta de limpeza dos regos foreiros em Afife e em especial na área da veiga, faz com que a agua corra pelos caminhos, danificando estes e impossibilitando a passagem de pessoas, já que estes se transformam em autênticos rios. Ainda só vieram as primeiras chuvas e já ficaram intransitaveis vários caminhos,como a sul da ponte do Fial, caminho da Arda e a sul da estrada praia do Caracol.
Uma das situações que se verifica, é precisamente um dos regos foreiros que mais agua suporta, que é o que passa na berma norte da estrada de acesso à Arda a partir da estrada nacional13.
As marcas a vermelho indicam o trajeto do rego foreiro em A. Roque e que corre face à estrada da Arda
Este encontra-se coberto de vegetação e só o descobre quem o conhece, já que não é alvo de qualquer intervenção à anos. Aqui acontece que a agua corre pela estrada. A limpeza destes, não é da responsabilidade da Junta de Freguesia, mas sim da entidade ligada ao emparcelamento, que pelo que apuramos, terá feito um protocolo com a Câmara para a limpeza de regos e caminhos,só que não terá avido o necessário entendimento para executar tarefas e assim nada feito.
Agora que se aproxima o Inverno e a época das chuvas, vai ser difícil percorrer os caminhos da veiga,porque como é abitual e porque não foi feita a devida manutenção, vão voltar a transformarem-se em rios
29-10-11
ANO