LIXO DA PRAIA, DÁ PARA EXPOSIÇÃO NA AREIA.
Alguma imaginação e o lixo espalhado pelas areias da praia da Arda, serviu para expor na areia um pouco de tudo aquilo que vem dar as nossas praias. Acontece que alguém com muita imaginação, lá foi recolhendo os muitos plásticos, essencialmente, espalhados pelo areal e não são assim tão poucos e de uma forma artística, criou as imagens que ainda estão patenteadas na praia da Arda, que se nos afigura um burro, um homem, a mesa, a fogueira e as bandeiras em tom de romaria.
Para tal muito contribuíram os frascos de plástico, garrafas do vinho, garrafas da lixivia, cordas, garrafas de refrigerantes, luvas, bóias, sinalizadores de apetrechos da faina, bandeiras das redes, covos e muitos outros utilizados pelos pescadores na sua arte.
É de realçar que nesta altura do ano e uma vez que ainda não se procedeu à limpeza das praias, são inúmeros os plásticos e outros tipos de lixo que enchem o areal das varias praias da Freguesia, provenientes das cheias dos rios e ate arrastados pela força dos ventos de outros locais mais distantes.
Certamente que as entidades competentes na altura da abertura oficial desta época balnear, que já se aproxima, tudo estará devidamente limpo, até porque ao presente a sujidade nas praias, não tem feito muita diferente, porque o tempo não tem estado nada convidativo para ir à praia. Mas a partir de agora, já se exige uma primeira acção de limpeza em todo o areal, que numa primeira fase até tem sido manual.
Em tempos, as praias de Afife eram infestadas por garrafas plásticas, vindas da Galiza, devido à força dos ventos de norte, que as arrastava das lixeira. Esta situação foi resolvida e a partir daí, foi notória a diminuição dos plásticos provenientes dessas bandas. Há no entanto um crescimento de recipientes de plásticos que por vezes enchem as nossas praias, provenientes das plataformas de criação de mexilhão, que quando o mar se torna alteroso e causa danos nessas estruturas, os baldes de criação desprendem-se e com os ventos de norte, vem ter ás praias de Afife em enormes quantidades.
Na proxima edição, vamos mostrar como encontramos as nossas praias no primeiro dia de Junho de 2008
.
31 de MAIO de 2008