A Câmara Municipal de Caminha vai aumentar a transferência de verbas para as juntas de freguesias do concelho. Apesar da conjectura nacional que lesa gravemente os orçamentos das autarquias, a Autarquia vai atribuir 402 mil euros para as 20 juntas de freguesia do concelho, o que representa mais 117 mil euros do que no ano anterior.
Consciente da relevância do exercício das funções das Juntas de Freguesias junto das suas populações, o Município de Caminha vai fazer um grande esforço financeiro, em período de forte constrangimento orçamental, para dotá-las de meios cujos benefícios resultarão sempre em favor das respectivas populações.
O Município de Caminha vai celebrar um protocolo de apoio e delegação de competências com cada uma das Juntas de Freguesia que compõem o concelho. Assim, vai canalizar 142 mil euros para as transferências correntes e 260 mil euros para as transferências de capital das freguesias.
Estes protocolos traduzem a aposta num trabalho de parceria que o Município continua a estabelecer com as juntas de freguesia do concelho, por entender que estas, estando mais próximas dos problemas das populações, poderão dar respostas mais rápidas e eficientes.
Fim-De-Semana Gastronómico de 16 a 18 de Março.
'Polvo do Nosso Mar' e um programa repleto de actividades de animação cultural e ambiental são as propostas do Município de Caminha para o certame 'Fim-de-Semana Gastronómico', que vai decorrer de 16 a 18 de Março.
A edição de 2012 do certame 'Fim-de-Semana Gastronómico' foi dado a conhecer no dia 22, em conferência de imprensa, no Museu Municipal da Póvoa de Varzim.
"É com agrado que o Município de Caminha se associa a esta iniciativa da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que visa divulgar um produto estratégico tão importante para o desenvolvimento turístico em Portugal, e o Concelho de Caminha não é excepção, como é a gastronomia", salienta Paulo Pereira, vereador do Turismo.
De 16 a 18 de Março de 2012, os turistas que visitarem Caminha podem contar com o 'Polvo do Nosso Mar' à mesa de todos os restaurante aderentes e com um programa de animação diversificado. Percurso pedestre, Mostra de produtos gastronómicos locais com degustação nos Postos de Turismo, Mercado da Torre, Cortejo do Mar e exposição de fotografia, são as actividades programadas para animar todos aqueles que procurarem o concelho.
A partir de 1 de Dezembro, as arcadas dos Paços do Concelho e as Piscinas Municipais - Vila Praia de Âncora vão exibir Presépios Artesanais realizados pelos utentes de alguns Centros de Dia, de Convívio e Lares do Concelho.
Os utentes da Casa de Repouso da Irmandade da Confraria dos Mareantes, do Centro Social e Paroquial Nossa senhora da Encarnação de Vilarelho, do Centro de Convívio de Vilar de Mouros, do Centro de Bem-Estar Social de Seixas estão a elaborar o presépio para ser colocado em Caminha, durante a quadra Natalícia.
E os idosos do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, do Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Riba de Âncora, da Santa Casa da Misericórdia - Lar de Santa Rita e os do Centro Social e Paroquial de Moledo o presépio para expor nas Piscinas Municipais - Vila Praia de Âncora, no mesmo período.
Os dois presépios estão a ser produzidos com várias técnicas e diferentes materiais.
Trata-se de uma iniciativa nova e que foi proposta pelas respectivas instituições. "É uma ideia muito interessante e de salutar, que apoiámos desde o primeiro instante. Estas iniciativas reflectem o papel importante que as instituições desenvolvem junto dos seus idosos", salientou Paulo Pinto Pereira, vereador da Acção Social.
No próximo sábado, dia 26 de Novembro, a Praça da República, em Vila Praia de Âncora, serve de palco a mais um Feirão de Tradições - "Os Sabores do Campo". A partir das 9h, o visitante vai poder encontrar os mais variados legumes, hortaliças e frutas da época.
Para além dos tradicionais produtos agrícolas genuínos das terras do concelho, neste Feirão o visitante pode adquirir as castanhas, as nozes, os dióspiros, as maçãs, as abóboras e as hortaliças, que marcam a agricultura nesta altura do ano.
O município de Caminha criou o Feirão de Tradições - Os Sabores do Campo com os objectivos de revitalizar e preservar a agricultura local e de subsistência, dando a conhecer às pessoas os produtos de excelente qualidade que predominam no concelho; bem como de contribuírem para o desenvolvimento da economia local.
No dia 26 de Novembro, os Cogumelos estarão em destaque em Dem. O Município de Caminha vai promover mais uma oficina sobre cogumelos silvestres "O Mundo dos Cogumelos", que terá lugar nas instalações da Junta de Freguesia de Dem, a partir das 14h30.
À semelhança da oficina que decorreu no passado dia 13, em Arga de Baixo, também desta vez o orientador será Carlos Venade.
Pretende-se dar a conhecer aos participantes, através de uma saída de campo, a variedade e o potencial dos cogumelos silvestres, bem como as diferentes formas de os conservar e utilizar. A oficina será complementada com a degustação de uma ementa temática.
Nesta quadra natalícia, a Academia de Música Fernandes Fão (AMFF) está a promover uma série de concertos em vários municípios. Em Caminha, os espectáculos decorrem a 26 de Novembro e a 10 de Dezembro e contam com o apoio do Município de Caminha.
No próximo sábado, dia 26, a AMFF vai actuar na Capela de Nossa Senhora da Bonança, em Vila Praia de Âncora, às 21 horas. E, no dia 10 de Dezembro, o espectáculo decorrerá na Igreja Matriz de Caminha, também às 21 horas.
Para além de Caminha, a AMFF vai actuar nos Municípios de Ponte de Lima, Viana do Castelo, Valença e Vila Nova de Cerveira.
Nos concertos vão actuar Eugenia Moura, Sílvia Pinto, José Oliveira Lopes, José d'Eça, o Coro Infantil da Academia de Música de Ponte de Lima, o Coro Infantil e Coro da AMFF e a Orquestra de Câmara, de Cordas e de Sopros da AMFF.
Estas actuações integram intercâmbios com o Coro Laulujoyutsenez da Finlândia e com o Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira.