NAIA E ESCOLA DE AFIFE, CELEBRARAM PARCERIA.
A associação NAIAA ( Nucleo Amador de Investigação Arqueológica de Afife ) celebrou uma parceria com a escola primária de Afife, integrado na plano escolar para o ano 2011 / 2012.
O NAIAA através do departamento de arqueologia, vai divulgar aos alunos daquela escola, todo o património arqueológico existente na nossa região, falar sobre os sitios arqueológicos ( Mamoa da Eiireira; Cividade Afife/Âncora; Castro de Santo António; Castro do Cuturo; Lugar da Pedreira; Agrichousa; Baganheiras; e outras )
Esta atividade tem um ciclo de várias conferências a lecionar pelo responsável de arqueologia do NAIAA, arqueólogo Diogo Amaro que vai ter inicio já no dia 25 deste mês, a saber;
Dia 25 de Novembro:
"A evolução do homem e a interacção com o meio"
Dia 9 de Março de 2012:
"A reciclagem de matérias na antiguidade"
Dia 25 de Maio de 2012:
"O papel da arqueologia na protecção do ambiente"
No final de cada tema os alunos vão ter que fazer vários trabalhos de investigação, sempre com o apoio da associação NAIAA sobre o tema.
De salientar que associação NAIAA está aguardar "luz verde" por parte da Câmara Municipal de Viana do Castelo para arrancar com o futuro museu de arqueologia de Afife, nas instalações do Casino Afifense. Com este equipamento, esta associação vai ter melhores condições para mostrar à população todo o espólio referente às peças de arqueologia propriedade do NAIAA e que foram investigadas no passado.
Após este desejo concluído, o NAIAA pretende reforçar o seu quadro de colaboradores neste departamento, para avançar com o projecto da manutenção, limpeza e investigação nas areas anteriormente referenciadas, interagindo com os alunos das escolas. Pretendemos reunir o maior numero de pessoas, com actividades semanais em trabalho de campo.
NIAAA