CÂMARAS DE VIANA E CAMINHA, VÃO PROTOCOLAR VALORIZAÇÃO DA CIVIDADE.
As câmaras de Viana e caminha, vão acordar protocolo, afim de avançarem com a classificação, valorização e limpeza da estação arqueológica da Cividade Afife/Ancora, situada na área geográfica da freguesia de Afife. Assim e por aquilo que apuramos, estará para breve a assinatura de um protocolo de colaboração entre as duas autarquias, para depois avançarem no terreno açõesque visam primeiramente a limpeza, até porque urge uma intervenção para proteger aquele espaço, até porque ainda há pouco tempo circulou por entre a área arqueológica um trator, que arrastou madeiras de cortes ali efetuados e nunca se sabe se a situação não se poderá repetir a qualquer momento.
O Afife Digital, sabe que os acessos tambem estarão em estudo, até porque neste momento chegar à area escavada, e dificil e faz-se pelo meio das boiças.
Esta estação arqueológica é uma das mais importantes do noroeste peninsular e apenas tem a descoberto uma pequena área, datado do sevulo Vl a Vll a. C. com o seu apogeu a dar-se do sec. l e ll d.C.
O achado mais importante descoberto nas escavações ali efetuadas, é uma raridade e trata-se de uma porta decorada em granito e que se encontra no Museu Martins Sarmentoem Guimarães, a qual Francisco Sampaio na assinatura do protocolo no casino para ali instalar um núcleo museológico, referiu que as entidades deviam encetar diligências para que essa regresse, neste caso para o futuro núcleo museológico de Afife, que será um núcleo arqueológico.
As ultimas intervenções e que visaram escavações na Cividade, aconteceram em 1984 e foram dirigidas pelo arqueólogo Armando Coelho e nas quais participaram os elementos do NAIAA e nessa altura a descoberta de maior relevo, foram vários sepulcros cavados na pedra, no exterior de uma casa.
24-03-12
ANI