Funicular de Santa Luzia integra rede transfronteiriça
O Funicular de Santa Luzia vai integrar a rede transfronteiriça de antigas estações ferroviárias – “Estações Vivas”. A candidatura conjunta da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do INORDE visa a recuperação e valorização das envolventes das antigas estações, criação e promoção de uma rede e uniformização da imagem conjunta, sendo comparticipada pelo FEDER.
Neste momento, a empreitada de recuperação e valorização da envolvente do funicular, assim como a reflorestação do espaço já arrancaram, num investimento a rondar os 40 mil euros. A integração no projecto inclui também a criação e promoção de uma rede de antigas estações ferroviárias galegas e do funicular, estando a ser concebido um roteiro e sinalética.
O Funicular de Santa Luzia, recorde-se, reabriu em Abril de 2007 aos 85 anos de idade, estava inactivo desde 2001, por requerer profunda remodelação das vias, carruagens e equipamentos electromecânicos. Depois de ter pertencido a várias entidades, a CP-Caminhos de Ferro Portugueses transferiu a propriedade para a Câmara Municipal de Viana com o objectivo de o reabilitar e pôr ao serviço dos vianenses e turistas.
O funicular, que vence um desnível de 160 metros em sete minutos, torna a viagem entre o sopé e o topo de Santa Luzia a mais longa de todos os funiculares do país, com os seus 650 metros, tendo mais do dobro da distância do que se lhe segue, o da Nazaré (com 310 metros). O funicular tem uma lotação de 24 passageiros (doze sentados e doze em pé) e podem ser transportadas pessoas em cadeiras de rodas, carros de bebés e duas bicicletas.
Francisco Sampaio recebe Prémio Personalidade do Ano 2011 da AMPV .
O embaixador da Cidade do Vinho 2011 vai ser agraciado, na próxima segunda-feira no Cartaxo, com o Prémio Personalidade do Ano 2011 pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho. A sessão, que integra as comemorações do aniversário desta entidade, vai contar com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
O prémio pretende homenagear uma personalidade que, pela relevância do seu trabalho, se destacou na área do Vinho. A AMPV tem em conta o trabalho desenvolvido por Francisco Sampaio nos últimos anos na divulgação e promoção do turismo, da gastronomia e dos vinhos portugueses, relevando igualmente o trabalho desenvolvido como Embaixador da Cidade do Vinho 2011 (Viana do Castelo).
Para homenagear Francisco Sampaio, o Presidente da Câmara Municipal desloca-se na próxima segunda-feira ao Cartaxo onde decorre a cerimónia e o seminário “O Poder Local, o Vinho e o Mundo Rural”, onde será orador.
Recorde-se que Viana do Castelo foi, em 2011, Cidade do Vinho, por decisão do Conselho Directivo da Associação de Municípios Portugueses do Vinho e tendo em conta “critérios de qualidade, nomeadamente pelo programa de actividades apresentado, pelas parcerias e pela envolvência na sociedade civil local ao projecto, que releva o vinho enquanto valor de desenvolvimento económico e de preservação da tradição e cultura portuguesas”.
Na altura, pela qualidade e dedicação, foi nomeado Francisco Sampaio embaixador da Cidade do Vinho, que agora vê mais uma vez reconhecido o seu trabalho.
Cidades do Eixo Atlântico e Campus do Mar vão desenvolver estratégia marítima para a região .
Os 34 municípios que compõem o Eixo Atlântico e o “Campus de Mar”, que junta mais de três mil investigadores das principais universidades galegas e do Norte de Portugal, vão criar um documento estratégico para o mar. Hoje, na Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi assinado o protocolo que permitirá avançar com acções conjuntas de forma a definir a estratégia marítima desta entidade transfronteiriça.
Assinado pelo Presidente do Eixo Atlântico e presidente de Viana do Castelo, José Maria Cunha Costa, e pelo reitor da Universidade de Vigo, Salustiano Mato de la Iglesia, o protocolo de colaboração estabelece as linhas de trabalho conjunto através do Campus do Mar para a definição e desenvolvimento da estratégia marítima.
Assim, o Campus do Mar irá proporcionar apoio técnico nos aspectos relacionados com a Estratégia Marítima pela Zona do Oceano Atlântico no âmbito da Euro-Região e as duas entidades concordaram com a organização conjunta de fóruns técnicos sobre as temáticas da Estratégia Marítima e de interesse para as cidades da Euro-Região Galiza - Norte de Portugal. Para tal, vão ser estabelecidas actividades de divulgação científica e tecnológica nas cidades do Eixo Atlântico, no âmbito dos programas de projecção social e promoção da cultura científica do Campus do Mar.
O protocolo hoje assinado tem por objectivo estabelecer e definir os âmbitos de colaboração entre o Eixo Atlântico e o Campus do Mar. Para tal, vai arrancar a realização de um documento estratégico sobre “Um mar de oportunidades para a euro-Região Galiza e Norte de Portugal”, a realização de uma Semana do Mar na primeira quinzena de Julho em Viana do Castelo e, em última instância, a apresentação de um documento de política sobre o Mar, a entregar em Bruxelas.
Este trabalho será desenvolvido pelas autarquias e pela Universidade de Vigo, que obteve a qualificação de Campus de Excelência Internacional de âmbito Regional com o "Campus do Mar" e, para alcançar o objectivo proposto até 2015, deseja fomentar a colaboração com outras entidades mediante acordos de longo prazo nos âmbitos da docência de pós-graduação, de investigação, de inovação tecnológica e de transferência de conhecimento, com o objectivo especifico de fortalecer um sector económico que tenha uma importância crucial para o seu âmbito geográfico de influência e de criar na Galiza um pólo científico-tecnológico do mar capaz de converter-se, em pouco tempo, numa referência a nível internacional.