CONTINUA SEM CHOVER E A SECA AGRAVA-SE EM AFIFE.
A falta de chuva que se tem feito sentir é já preocupante na freguesia, tanto para o setor agrícola, como para o próprio abastecimento de agua à população de Gateira, já que os caudais nas nascentes, são reduzidos e ameaçam mesmo secar, caso até Junho, não se registar um nível de precipitação elevado.
No caso da agricultura, as plantações encontram-se atrasadas devido à terra se encontrar sem o grau de humidade necessário, ou seja como fizemos agricultores, a terra está seca e a chuva que tem caído, tem sido pouca, para humedecer a terra.
A situação nota-se especialmente nos caudais do rio de Afife, pois em condições normais a agua deveria correr em cima da levada da Fatria,mas é facto que este ano,a agua ainda não passou na levada, já que o canal de escoamento, tem sido mais que suficiente para o caudal deste curso de agua.
A situação e caso não venha a chover o necessário, vai ser gravosa, especialmente para a agua que abastece o lugar de Gateira, porque as nascentes onde são feitas as captações para os depósitos, não devem brotar o precioso liquido por muito mais tempo e assim sendo,lá vai ter a junta de freguesia, que comprar agua, neste caso aos serviços municipalizados, para abastecer a população de Gateira, situação esta, que a autarquia se viu obrigada a fazer o ano passado.
A seca, já se arrasta desde o ano passado, pois a falta de precipitação na devida altura, tem contribuído para a falta de agua nas nascentes do monte e nem sequer o rio de Cabanas no alto verão, faz correr agua.
Estas situações acontecem ciclicamente, pois já os antigos falavam de grandes secas,onde tinham que levar o gado a beber ao rio de Caminha e até se fizeram clamores por varias freguesia, incluindo a de Afife, para que viesse a chover, para restabelecer os níveis de humidade nos solos e nas nascentes.
Muito embora a madrugada desta quinta feira tenha sido de alguma precipitação, que até fez subir o nivel das aguas no rio, o que veio a ser uma boa nova para os trabalhos agricolas e até serviu para limpar o meito do rio.
28-04-12
ANI