Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





caminha

por afifenoticias, em 30.06.12

 

Festa do Mar e da Sardinha.Festa do Mar e da Sardinha arranca sexta-feira

Sexta-feira, dia 29, começa mais uma edição da Festa do Mar e da Sardinha. De 29 de junho a 8 de julho, Vila Praia de Âncora é a capital da sardinha. As grandes novidades do certame são o prato low cost de sardinha da alvorada, com a garantia da mesma qualidade de sempre, que será servido à mesa de todos os restaurantes dentro do recinto, e a venda de peixes e mariscos no local.

A abertura está agendada para as 18 horas, com a atuação do Grupo de Bombos da Cooperativa de Ensino Ancorensis.

Para além da mostra gastronómica, com destaque para o prato low cost da sardinha da alvorada, da mostra de serviços ligados ao mar, da exposição "A Sardinha do 'Nosso' Portinho", de Carlos Castro e Carlos Vilas Boas, esta edição conta com animação diária a cargo de grupos do concelho.

Pelo palco da festa do mar vão passar vários grupos de animação da Cooperativa de Ensino Ancorensis, o Grupo de Danças de Salão da SIRA, o Grupo de Cantares Tradicionais de Âncora, Grupo de Danças e Cantares Regionais do Orfeão de Vila Praia de Âncora, desfile de moda, Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora, Grupo de Danças e Cantares Genuínos da Serra D'Arga, entre outros.

A decorrer pelo quinto ano consecutivo, a Festa do Mar e da Sardinha realça a importância que o património marítimo tem no concelho de Caminha. Com uma fasquia cada vez mais elevada, a organização espera que a Festa do Mar e da Sardinha se afirme como um evento de referência nacional e internacional e que chame ao concelho mais de 75 mil pessoas.

Ao longo dos dez dias, na tenda estarão vários restaurantes onde se poderão provar os mais variados pratos de sardinha e mariscos, e dezenas de expositores, onde poderão ser adquiridos os mais diversos artigos relacionados com o Mar.

Ainda no que diz respeito à restauração, a Festa do Mar e da Sardinha conta com três dezenas de restaurantes aderentes, onde poderão ser degustadas todas as iguarias de sardinhas e mariscos. A acompanhar a boa comida e os bons produtos, a organização promete animação constante, com destaque para as concertinas, cantares ao desafio e grupos de folclore do concelho.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Caminha em parceria com a Ancoreventos e conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

 

Hasteadas bandeiras nas praias do concelho.Hasteadas bandeiras nas praias do concelho
 Câmara Municipal de Caminha hasteou ontem, dia 28, as bandeiras Azul e Praia Acessível - Praia Para Todos" em três praias do concelho. Na praia de Vila Praia de Âncora foi hasteada a bandeira de Praia Acessível, na de Moledo a bandeira Azul, e na praia da Foz do Minho as bandeiras Azul e Praia Acessível.

Esta cerimónia foi ainda marcada por uma atividade de educação ambiental promovida pela SUMA e Câmara Municipal, junto das crianças presentes nas cerimónias. Participaram no içar das bandeiras, o vice-presidente da Câmara Municipal de Caminha, representantes das Juntas de Freguesia, da Capitania do Porto de Caminha, da Entidade do Turismo Porto e Norte de Portugal, dos concessionários e da SUMA, bem como os respetivos nadadores-salvadores.

Flamiano Martins explicou às crianças o significado da bandeira "Praia Acessível - Praia Para Todos", referindo que praias como a de Vila Praia de Âncora, por exemplo, têm rampas de acesso à areia, bem como o tiralô, o veículo que permite às pessoas com mobilidade reduzida irem a banhos.

Na praia de Moledo, o vice-presidente mostrou ainda às crianças a planta "camarinha" que se encontra nas dunas de Moledo e no Pinhal do Camarido. Por esta espécie ser caraterística do concelho mas estar em extinção, Flamiano Martins explicou que é preciso protegê-la.

Quando à atividade de educação ambiental, a campanha deste ano intitula-se "O lixo bate na areia, quem se lixa é o mexilhão?" e pretende explicar que quando a praia tem lixo, quem sai prejudicado somos nós. Por este motivo, a técnica da SUMA elucidou as crianças que é preciso respeitar, não deitando o lixo para o chão, colocando-o nos ecopontos; mas também responsabilizar, corrigindo quem virmos a deixar lixo na areia da praia.

Na praia da Gelfa, em Âncora, ainda não foi içada a Bandeira Azul porque ainda está a decorrer o processo de atribuição de concessionários, pelo que o galardão de qualidade será hasteado em breve.

 

 

CISA promove percurso pedestre no domingoCISA promove percurso pedestre no domingo

 

No domingo, dia 1 de julho, o Centro de Interpretação da Serra d'Arga (CISA) vai promover um percurso pedestre "Até à Senhora do Minho", associando-se à romaria que, nesse dia, as populações da Serra d'Arga realizam ao Santuário da Senhora do Minho.

Os participantes vão partir das instalações do CISA, em Arga de Baixo, e depois seguirão por alguns dos lugares mais tradicionais das freguesias de Arga de Baixo e de Arga de Cima, passando pelos moinhos do Covão e subindo a serra até à Porta do Lobo e ao Alto da Fonte da Urze, local onde se situa uma das nascentes do Rio Âncora. O percurso continua pelo antigo caminho dos romeiros até ao alto da montanha, a mais de 700 metros de altitude, onde será possível apreciar a imensidão da Chã Grande, com as suas charnecas e turfeiras, e admirar uma das mais esplendorosas paisagens de todo o Minho.

Para além do contacto com a natureza, esta atividade permite aos participantes contactar com a cultura local, com as gentes e seus costumes, adquirindo conhecimentos sobre o valioso património natural e cultural da Serra d'Arga, e sensibilizando-os para a importância da sua preservação e proteção.

O percurso, com cerca de 19 km de extensão, começa às 8h30, e prevê-se que tenha uma duração de 6 horas e um grau de dificuldade moderado.

Os participantes deverão levar roupa e calçado adequado, água e almoço volante. Os interessados devem inscrever-se através dos tel. 258 721 708 ou 914476461, ou pelo endereço eletrónico cisa@cm-caminha.pt. A participação é gratuita.

 

Feira do Livro de Vila Praia de Âncora para visitar até domingo.Feira do Livro de Vila Praia de Âncora para visitar até domingo

A tertúlia com o escritor José Eduardo Agualusa marcou a abertura da 14ª edição Feira do Livro de Vila Praia de Âncora, que decorreu no passado sábado, dia 23. Até domingo, pode manusear e adquirir a mais variada literatura e assistir a tertúlias, com autores do concelho, bem como a espetáculos musicais, corais e teatrais.

A abertura oficial desta 14ª edição contou com a presença do presidente da direção da Ancorensis Cooperativa de Ensino, Joaquim Félix Ramos, do vice-presidente da Câmara Municipal de Caminha, Flamiano Martins, do presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Manuel Marques, e do escritor José Eduardo Agualusa.

Para Flamiano Martins, a Feira do Livro é um evento importante porque promove a educação, a cultura, a língua portuguesa e o prazer da leitura. O vice-presidente da câmara sublinhou o papel de todas as entidades que de alguma forma promovem ou apoiam o certame.

O autarca salientou ainda que "este tipo de eventos é fundamental para dinamizar o concelho" e acrescentou que "Caminha é uma terra de oportunidades. Juntos podemos promovê-la e dar a conhecer as nossas potencialidades. A cultura é apenas mais um instrumento. Saibamos usá-lo".

Até domingo, são muitos os momentos que esta edição da Feira do livro tem para oferecer. Destacam-se as tertúlias com Paulo Torres Bento; Fina D'Armada, Aurora Rêgo, Jorge Pais de Sousa; o festival de tunas; o desfile de moda; a noite de teatro; a noite de folclore e etnografia; entre muitos outros momentos.

O certame está a decorrer no Centro Cultural de Vila Praia de Âncora e algumas atividades têm lugar também na Praça da República.

O evento é uma organização da Ancorensis Cooperativa de Ensino, da Câmara Municipal de Caminha, da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora e da ACIVAC - Associação Comercial e Industrial dos Vales do Âncora e Coura, com o apoio do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora. Participam no evento: Antunes Livreiros e Alfarrabista Rafael Capela.

 

Idosos celebram santos populares.Idosos celebram santos populares

As marchas contaram com mais de 170 participantes: utentes e funcionários dos centros de dia, de convívio e dos lares do concelho de Caminha. Foram os festejos dos santos populares, que se realizaram ontem, dia 21, no Jardim de São Gregório, em Lanhelas. O arraial foi organizado pela Câmara Municipal.

"Esta é mais uma das atividades do Município para ajudar a população mais envelhecida do concelho a viver de forma mais digna e animada", elucidou Paulo Pereira que também marcou presença. "Durante o ano organizamos atividades que os façam utilizar o seu potencial físico e intelectual, e que rompam sentimentos como a monotonia e o desinteresse, como é exemplo o cinema, a confeção de doces e petiscos com base nas receitas tradicionais, os jogos, os bailes, a construção dos presépios, entre outras atividades", mencionou o vereador com o pelouro da Ação Social.

Para além de um almoço-convívio, os idosos participaram num desfile ao som das marchas populares.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:00



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D

CONTADOR

estatisticas gratis


geo-visitas




Favoritos