Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





viana

por afifenoticias, em 30.06.12

ABELO36771_bandeira_azul

Hasteadas Bandeiras Azuis nas praias de Viana do Castelo

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, hasteou, de forma simbólica, a Bandeira Azul da Praia Norte. Em Viana do Castelo, foram galardoadas com a distinção da Associação Bandeira Azul da Europa as praias de Afife, Arda (Mariana), Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva, que este ano ostentam igualmente a bandeira Qualidade de Ouro atribuída pela Quercus.

O Galardão Bandeira Azul é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias (marítimas e fluviais) e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental. As praias e marinas distinguidas ficam autorizadas a ostentar a bandeira oferecida pela FEE durante a época balnear. Pode, portanto, ser considerada um símbolo de garantia de qualidade de uma praia ou marina.

Uma tradição na Praia Norte é a Biblioteca de Praia, que assinala o seu 11.º ano como pólo de leitura com o slogan “o prazer de ler com vista para o mar”. Trata-se de um pequeno módulo de madeira, com a finalidade de levar ao encontro das crianças, dos jovens e da população em geral, o livro e outras publicações durante a época balnear.

Esta iniciativa pretende levar a biblioteca aos mais diversos públicos, dando relevo ao conceito de biblioteca aberta à comunidade e que esta pode subsistir “sem paredes, à luz do sol”, em que os seus utilizadores podem estar de fato de banho, a saborear um gelado a ler um jornal, uma revista, ou um bom livro.

 

Câmara Municipal avança com projecto de saúde oral .

 

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na última reunião de executivo, um Programa de Saúde Oral a realizar junto dos alunos dos jardins-de-infância e primeiro ciclo do ensino básico do concelho. O projecto inclui a entrega de um kit de higiene oral a cada um dos mais de 4300 alunos de Viana do Castelo.

 

Em parceira com a Unidade de Saúde Pública do Alto Minho, a autarquia pretende, assim, promover um Programa de Saúde Oral junto dos jardins-de-infância e escolas de primeiro ciclo do ensino básico do concelho de Viana do Castelo. Os objectivos são a implementação da escovagem nas escolas, uma vez por dia, o ensino da escovagem correcta dos dentes e a implementação da aplicação de flúor, uma vez por quinzena.

 

Este programa prevê a entrega a cada aluno de 1 kit de higiene oral aos 33 jardins-de-infância e aos 42 estabelecimentos do primeiro ciclo, num total de mais de 4300 alunos.

 

 Ao todo, serão investidos pela autarquia mais de dez mil euros para levar a cabo esta acção, sendo que a autarquia irá adquirir os kits e a Unidade de Saúde Pública do Alto Minho irá distribuir flúor e ficará encarregue da sensibilização e formação a professores, auxiliares de acção educativa e encarregados de educação por profissionais de saúde.

 

Conferência defende Pensamento Estratégico para a construção naval .

 

ABELO36869_navalA Câmara Municipal de Viana do Castelo e a CIM Alto Minho organizaram ontem uma conferência sobre “A indústria naval 2020: potencial económico e perspectivas”, onde o tema dos Estaleiros Navais foi um dos principais temas abordados. Das conclusões, ressalta a necessidade de existir um pensamento estratégico para a construção naval.

 

O mote foi dado pelo Almirante Nuno Vieira Matias, ex-Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, que defendeu este pensamento para a construção naval, sublinhando que é necessário “ser teimoso” para explorar o sector da construção naval enquanto existirem competências nacionais para o fazer.

 

Já José Ventura de Sousa, Secretário-geral da Associação das Indústrias Navais, Portugal deveria adoptar uma política nacional no sector, facilitando financiamentos a empresas de construção naval e criando igualmente incentivos no âmbito do QREN.

 

 Augusto Mateus, por seu lado, asseverou que “os ENVC são um problema nacional” mas que ainda vale a pena investir no sector, apesar da sua fragilidade enquanto projecto de engenharia e das dificuldades de financiamento, que podem ser resolvidas com capital de risco. Para o responsável, Portugal deveria posicionar-se na construção naval com uma lógica de mercado, de procura de parcerias internas e externas. “Era necessário que houvesse uma abordagem multidisciplinar e se constituísse, a nível nacional, uma task force para este sector da economia”, defendeu ainda.

 

No final da sessão, José Maria Costa, Presidente da Câmara de Viana do Castelo, renovou o empenho da autarquia em continuar a defender os ENVC, não só por se tratar de uma empresa importante para a cidade e para a região, mas por entender que a manutenção da construção naval em Portugal corresponde à afirmação de Portugal no mar.

 

 

CLAS de Viana do Castelo pede esclarecimento ao Ministro da Solidariedade e Segurança Social .

 

O Conselho Local de Acção Social (CLAS) de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, enviar um pedido de esclarecimento sobre a não existência de acordos com a Segurança Social para as novas cinco creches e lar a instalar no concelho. Aquela entidade diz estar preocupada com a situação, que poderá colocar em causa as respostas sociais no concelho, nomeadamente à primeira infância.

 

O ofício, a ser dirigido a Pedro Mota Soares, Ministro da Solidariedade e Segurança Social, demonstra a preocupação do CLAS de Viana do Castelo perante a possibilidade de não existirem acordos com a Segurança Social, o que, na prática, poderá inviabilizar a entrada em funcionamento das novas creches em Areosa, Carreço, Deão, Darque e Lanheses. Este problema coloca-se igualmente no futuro lar de Deão, que se encontra em construção.

 

Os acordos, que permitem apenas uma comparticipação da família e não o pagamento integral da prestação mensal nas instituições de solidariedade social, poderão inviabilizar a entrada em funcionamento em breve das cinco creches e do lar, uma vez que será demasiado dispendioso para as famílias o pagamento integral da prestação mensal.

 

Por isso, o CLAS pede ao Ministro que esclareça sobre esta situação e que sejam tomadas medidas para que as IPSS’s possam dar a adequada resposta social às famílias das freguesias onde estão a ser construídos os novos equipamentos, comparticipados pelos programas do ON 2 e do POPH.

 

 

Presidente da Câmara recebeu cicloturistas europeus .

 

ABELO36359_cicloturismoO Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, recebeu ontem no Salão Nobre um grupo de cicloturistas que participam no passeio €uro P’ N’ ou €uro Randonnée Cycloturistique para a Paz entre as Nações.

 

O grupo de 60 participantes de várias nacionalidades como Portugal, Espanha, França, Áustria, Suécia, Luxemburgo, Alemanha, Bélgica, esteve no salão nobre onde José Maria Costa enalteceu o seu trabalho pedagógico e desportivo, lembrando que a Europa não está apenas unida com a crise económica mas também com eventos do género. José Maria Costa aproveitou para falar do concelho, convidando os cicloturistas a conhecer Viana do Castelo.

 

Este passeio de cicloturismo, que começou a 26 de junho, no Porto, e termina a 1 de Julho, em Gijon, passou plea Póvoa de Varzim, rumando agora a Valença, Santiago de Compostela e Lugo.

 

A iniciativa é organizada pela União Europeia de Cicloturismo (UECT) há vários anos e em parceria com as federações nacionais de cada país, com os seguintes objectivos: transmitir uma mensagem de paz; promover o espírito de cidadão europeu e uma Europa dos Homens e do Povo; incentivar relações solidárias; organizar intercâmbios e ir ao encontro das colectividades locais, e

 

Secretário de Estado do Governo Federal brasileiro visitou Resulima e reuniu com empresários .

 

ABELO36236_brasileiros_resulimaO Secretário de Estado dos Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Governo Federal do Brasil esteve em Viana do Castelo para uma visita à Resulima e uma reunião de trabalho com empresários vianenses em processo de internacionalização e com ligações às energias renováveis, liderada pelo presidente da Câmara Municipal.

 

Pedro Wilson Guimarães começou por visitar a Resulima, a entidade gestora do Sistema Multimunicipal do Vale do Lima e Baixo Cávado, que tem por objectivo a valorização e tratamento dos Resíduos sólidos urbanos produzidos naquela região geográfica. A empresa integra um Sistema conta com um Aterro Sanitário, um Ecocentro e um Centro de Tratamento em Vila Fria, Viana do Castelo; uma Estação de Transferência com Ecocentro, em Oliveira, Arcos de Valdevez; e um conjunto de 725 Ecopontos espalhados pelos seis concelhos.

 

O Secretário de Estado participou depois numa reunião de trabalho com o presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, com representantes da AEP, da Lipor e ainda com empresários do sector das energias com sede em Viana do Castelo. Na reunião, foram abordadas questões como o aprofundamento de acordos bilaterais comas empresas, que estão em fase de internacionalização ou já com bases naquele país.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:00



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D

CONTADOR

estatisticas gratis


geo-visitas




Favoritos